Menu
Projetos e Obras
Busca
casa com mezanino

Conteúdo Matérias

Como projetar e construir uma casa com mezanino?

26/10/2018

Descubra todo o potencial desse elemento para otimizar espaços residenciais e valorizar os imóveis

Comumente encontrados em lofts, ambientes corporativos e de comércio, os mezaninos também vêm ganhando espaço em diversas residências. A solução é proposta por arquitetos como forma de agregar um diferencial à propriedade do cliente.

Os benefícios são estéticos e funcionais. Por essa razão, valorizam o imóvel e, ao mesmo tempo, proporcionam um local de moradia bonito e confortável. Quer saber mais sobre as vantagens de construir uma casa com mezanino?

Fique conosco para descobrir. Vamos mostrar, também, os principais cuidados que você deve ter com o projeto executivo e decorativo. Não perca!

O que é um mezanino?

casa com mezanino

Casa com mezanino: do italiano “mezzanino”, que remete a “mezzo”, ou seja “meio”

Os profissionais da área da arquitetura já estão familiarizados com o conceito de mezanino: um nível/ambiente intermediário entre o térreo e o andar superior da construção, caso tenha. A origem da palavra explica bem o significado, pois vem do italiano “mezzanino”, que remete a “mezzo”, ou seja “meio”.

O acesso a esse espaço adicional costuma ser feito por uma escada exclusiva a ele ou comum aos demais andares da edificação. Nas residências, o ambiente fica muito bem em salas com pé-direito alto, como você pode ver em alguns exemplos cadastrados:

casa de mazanino

casa com mezanino

 

casa com mezanino

casa com mezanino

Quais são as vantagens da casa com mezanino?

O mezanino é um elemento arquitetônico capaz de criar belos efeitos visuais e de agregar novas funções ao espaço construído. Por isso, sempre que tiver a oportunidade, é interessante que você aproveite o potencial desse ambiente em seus projetos.

Nos próximos tópicos, listamos vantagens que também são bons motivos para investir cada vez mais nos mezaninos.

Otimização do espaço

casa com mezanino

Casa com Mezanino com excelente aproveitamento de espaço

Ocupar o espaço vertical é a primeira estratégia adotada por quem quer tirar total proveito da área útil de uma residência. É por isso que elevar um pavimento e mantê-lo entre dois andares funciona muito bem.

A solução é ainda mais interessante para casas pequenas e chama a atenção de quem gostaria de ter um cômodo adicional no próprio lar. Em um mezanino, é possível abrigar um escritório, um ateliê, uma sala de cinema e até mesmo um quarto. Essa escolha vai depender das necessidades dos moradores.

Grande apelo estético

O mezanino, por si só, já é um elemento bastante moderno e arrojado. Se for trabalhado de acordo com o estilo da residência, consegue valorizar ainda mais os ambientes internos. Quem observa tem a impressão de que se trata de um imóvel com senso estético apurado.

O olhar do arquiteto é muito importante no momento de incorporar a estrutura ao ambiente. Linguagem, design, materiais e outros aspectos precisam estar em equilíbrio para a obtenção de um bom resultado.

Maior integração

Uma casa com mezanino tende a apresentar espaços mais integrados e harmônicos. Isso porque o pavimento intermediário muitas vezes atua com um elo que conecta cômodos localizados em diferentes níveis.

O efeito de integração é potencializado quando o mezanino surge em pontos centrais, que dão acesso a vários ambientes. Isso também acontece se ele trouxer pisos e revestimentos com a mesma tonalidade trabalhada nas áreas próximas.

Como projetar um mezanino?

casa com mezanino

Exemplo de casa com mezanino – respeite sempre a estrutura da casa

Um mezanino pode ser construído juntamente com a casa ou incorporado a edificações prontas. No segundo caso, é preciso que o pé-direito do imóvel seja, no mínimo, duplo. Caso contrário, há risco de os espaços (sobre e sob a plataforma) ficarem muito baixos, o que causaria desconforto aos usuários.

É importante respeitar a medida padrão do pé-direito para residências, mas com uma altura extra de 2,10m você já consegue criar um mezanino agradável — que permita a passagem das pessoas e tenha abertura mínima para instalar uma porta convencional.

Construção

Há uma infinidade de materiais para compor uma casa com mezanino. A plataforma pode ser metálica, de concreto ou de madeira. A escolha do modelo deve considerar a estética desejada no ambiente e também o uso futuro, a fim de prever as cargas e evitar que o peso excedente comprometa a estrutura.

Em residências prontas, a inserção de um mezanino também envolve questões estruturais. É preciso avaliar o layout do ambiente, as condições de apoio, as fundações e o posicionamento das aberturas, de modo a compatibilizar o que é novo ao local existente.

Após análises, o arquiteto descobrirá se a construção comporta o mezanino e de que maneira essa plataforma será afixada: no piso ou diretamente nas paredes. Fatores de segurança também precisam ser pensados, a exemplo da proteção do pavimento superior — em geral composta por aço inox tubular e vidro temperado.

Decoração

A composição do mezanino deve ser feita de modo a torná-lo compatível com o restante dos espaços. É preciso considerar, ainda, que se trata de um local inserido dentro de outro maior. Ter atenção a esses aspectos é fundamental para escolher os acessórios, selecionar os materiais e harmonizar as cores no projeto.

Se o mezanino vai abrigar uma sala de jogos, por exemplo, pode ficar integrado ao ambiente inferior. Por outro lado, se o objetivo é utilizá-lo como dormitório ou home office, vale adicionar recursos que permitam obter privacidade em determinados momentos. Bons exemplos são as cortinas e painéis móveis.

Materiais transparentes são interessantes para compor o guarda-corpo porque deixam a luz natural entrar e passar por diferentes níveis. A solução é valiosa principalmente em mezaninos que não têm acesso a janelas ou aberturas no teto (como claraboias).

Quanto aos revestimentos, procure aplicar o mesmo tipo de produto em todos os espaços. Peças claras são boas pedidas em pisos e paredes por manterem um visual atemporal e fácil de combinar com qualquer estilo decorativo. Nesse caso, funciona unir móveis coloridos, tecidos com diferentes texturas e acessórios decorativos.

Para finalizar, não se esqueça da superfície que mais chama a atenção nesse tipo de projeto: o forro. Afinal, quem chega a um cômodo com pé-direito alto e que abriga um mezanino logo leva o olhar para cima. Por isso, invista em belas luminárias pendentes ou em sancas trabalhadas para criar um teto decorado e diferenciado.

Ficou com vontade de incluir uma casa com mezanino em seu portfólio? Aproveite as oportunidades para trabalhar com esse elemento incrível, seja em uma construção pronta, seja em um projeto concebido do zero e nos mínimos detalhes.

Ainda não acompanha nossos perfis nas redes sociais? Acesse agora mesmo o FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestInstagram!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *