Menu
Projetos e Obras
Busca

O porcelanato marmorizado recria de forma fiel inúmeros tipos de mármores. Como essa reprodução do mármore Calacatta, na versão Calacatta Puro Chain, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Coleção

Porcelanato marmorizado: sofisticação e praticidade para os ambientes

05/12/2016

Entenda o que é o porcelanato marmorizado, quais são as vantagens dele, como usá-lo na decoração e quais são as opções da Portobello! [Atualizado em 16/12/2021]

O porcelanato marmorizado é um revestimento que sempre esteve em alta. Bonito e elegante, ele pode ser usado em pisos e paredes de praticamente toda a casa — até mesmo em fachadas.

O mais interessante é que o porcelanato consegue reproduzir de maneira fidedigna o mármore. Assim, você poderá ter na decoração pedras nobres e raras, de forma sustentável e prática. 

Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é porcelanato marmorizado?

É um porcelanato como os demais, mas capaz de recriar de forma fiel os diferentes tipos de mármore disponíveis na natureza.

Assim, existem versões para serem usadas em inúmeras superfícies da casa, desde o piso até as paredes. Também há opções que podem ser aplicadas em fachadas e mobiliário.

A dica é sempre conferir a indicação de uso do produto, escolhendo aquele que melhor se adeque às exigências técnicas do projeto em questão.

As peças grandes e retificadas são as mais usadas, porque o assentamento consegue ser bem próximo, com uma junta menor, o que traz a impressão de continuidade e o apelo visual do mármore.

Outra opção interessante é a das lastras, superfícies de porcelanato que criam uma sensação de amplitude e ajudam a enfatizar a beleza dos mármores.

As lastras criam superfícies contínuas e valorizam ainda mais o material, como nesse banheiro com Bianco Covelano no formato 120×270 cm (Projeto: Portobello S.A.)

Quais são as vantagens desse produto?

O mármore tradicional ainda é usado na decoração. 

Porém, ele tem alguns inconvenientes, como a necessidade de tratamento para não manchar ou riscar (e, dependendo de onde for instalado, mesmo assim corre-se esse risco), o valor elevado e a falta de sustentabilidade.

Já o porcelanato que interpreta o mármore não conta com nada disso. Confira em detalhes alguns dos benefícios que esse revestimento oferece.

Sustentabilidade

O primeiro ponto de destaque, sem dúvida, é a sustentabilidade. Afinal, para a produção do porcelanato, a extração da matéria-prima é feita de jazidas superficiais de argila — que podem ser recuperadas posteriormente, o que gera um impacto ambiental muito menor.

Já as jazidas de mármore não contam com essa possibilidade, porque precisam ser exploradas de uma maneira mais profunda, o que dificulta a recuperação posterior. Além disso, grande parte do que é extraído não chega a ser utilizada.

Durante a fabricação do porcelanato, muitas empresas, como a Portobello, ainda utilizam tecnologia capaz de reduzir os impactos ambientais, com maior aproveitamento da matéria-prima, redução do uso de água ao longo da produção etc.

Resistência

O porcelanato marmorizado é um produto mais resistente que o mármore, com menores chances de riscar ou manchar.

O mármore é um material poroso, ou seja, capaz de absorver líquidos. Por isso, quando usado em bancadas, pisos e outros locais, pode manchar com facilidade. Ainda tende a riscar por causa do atrito próprio das atividades diárias.

O porcelanato, por sua vez, conta com menor absorção e maior dureza. Portanto, tem menos chances de manchar ou riscar. Mas é claro que isso também dependerá do tipo de revestimento que você for usar e do ambiente em questão.

As versões polidas, por exemplo, que são brilhosas e bem elegantes, são mais escorregadias. Então, elas não devem ser usadas em locais com trânsito intenso de pessoas e nem em áreas externas.

Uma das vantagens do porcelanato marmorizado é a sua resistência. No ambiente, Palissandro, da linha Unique (Projeto: Portobello S.A.)

Facilidade de limpeza

A praticidade no dia a dia é um dos pontos de destaque do porcelanato marmorizado. 

Basta apenas usar um pano umedecido com água e detergente neutro que o seu revestimento se manterá bonito por muito tempo.

Não é preciso utilizar ceras ou produtos especiais. Nem fazer limpezas especializadas de tempos em tempos. 

Tudo isso traz mais tranquilidade para a sua rotina.

Inúmeras possibilidades de aplicação

O porcelanato é um revestimento extremamente versátil. 

Há opções para pisos, paredes, fachadas e até para o teto. Você poderá usá-lo em áreas secas, úmidas e molhadas, como quartos, salas, cozinhas e banheiros.

Também é possível encontrar uma infinidade de tamanhos e estampas, o que garante liberdade para criar, personalizar e inovar.

O porcelanato marmorizado pode ser usado em diferentes aplicações, até no tampo de mesas, como essa ideia com Rivoli, da linha Timeless (Projeto: Portobello S.A.)

Por exemplo, se você quiser, poderá usar o porcelanato de formas diferenciadas, como em bancadas, nichos e até móveis.

Reprodução de mármores nobres

O custo de usar um mármore nobre é bastante alto, o que inviabiliza algumas iniciativas. Mas já é possível encontrar porcelanatos que recriam essas matérias-primas raras, de modo a garantir sofisticação e requinte para seus projetos, deixando-os diferenciados.

Isso sem contar a enorme variedade de porcelanatos marmorizados. Há versões de diferentes cores e estilos, com veios claros e escuros, em inúmeras tonalidades. Não é difícil achar um que dê o efeito desejado ao ambiente.

A arquitetura de luxo hoje é uma arquitetura realizada de forma sustentável, por isso, a procura por porcelanatos que reproduzem o design dos materiais naturais está cada vez mais alta.

O porcelanato é capaz de interpretar mármores nobres, tornando-os mais acessíveis, como o porcelanato Onyx Unique (Projeto: Portobello S.A.)

Ótimo custo-benefício

Um porcelanato que reproduz mármore é muito mais acessível financeiramente do que a pedra natural. E oferece uma série de vantagens, o que deixa esse custo inicial ainda menor.

Além de economizar na compra das peças, você também pagará menos para a instalação e a manutenção, por exemplo.

Isso porque o assentamento do porcelanato não é complicado e é fácil encontrar profissionais capacitados — mesmo no caso de grandes formatos e lastras.

Facilidade para reformas futuras

As placas de porcelanato são assentadas individualmente, enquanto o mármore é instalado em peças grandes e contínuas. 

Isso significa que, caso daqui uns anos você precise remover alguma parte, com o porcelanato a troca será mais fácil do que com o mármore.

Estética agradável e muito semelhante ao mármore

Se a sua preocupação é com a estética, saiba que os porcelanatos marmorizados recriam os diferentes mármores de forma muito fidedigna. 

Em alguns casos, é praticamente impossível notar a diferença. Assim, você terá o efeito sofisticado que deseja, mas com todos os benefícios que citamos até aqui.

Como usar porcelanato marmorizado na decoração?

Viu por que o porcelanato marmorizado é um grande aliado para seu novo projeto? Veja as inúmeras possibilidades de composições com esse revestimento.

Banheiros

Os porcelanatos marmorizados podem ser usados tanto em pisos e paredes quanto em bancadas e nichos nos banheiros, deixando-os muito mais luxuosos.

Os tons claros são excelentes para ambientes pequenos, pois ajudam a trazer sensação de amplitude e melhoram a iluminação. Eles também combinam com decorações cleans e modernas.

O porcelanato marmorizado pode ser usado em diferentes pontos do seu banheiro, como essa versão com Classic Marquinia nas paredes e na bancada (Projeto: Portobello S.A.)

Contudo, se você tem um banheiro grande ou deseja ainda mais aconchego e elegância, os marmorizados escuros são as melhores escolhas.

É possível aplicar o porcelanato em todo o ambiente ou apenas em alguns detalhes, mesclando com outros revestimentos. 

O mesmo vale para os lavabos.

Cozinhas

A cozinha é um espaço versátil, no qual você poderá usar o porcelanato marmorizado de inúmeras maneiras.

A parede atrás da pia é um dos locais clássicos, mas é possível usá-lo em todas as paredes, na bancada, na ilha e no piso, caso deseje. 

Até o tampo da mesa pode ser feito com esse material.

As cozinhas podem ficar ainda mais charmosas com o porcelanato marmorizado em bancadas e paredes, como essa com Bianco di Lucca (Projeto: Maurício Arruda)

O mármore também é fácil de combinar com outros materiais, o que permite criar cozinhas cheias de personalidade.

Salas

Até mesmo as salas tendem a ficar diferenciadas com o porcelanato marmorizado — que pode ir além da tradicional aplicação em piso.

Os painéis de mármore trazem ainda mais sofisticação para as salas, como essa ideia com Oro Bianco Chain A, da linha Timeless (Projeto: Portobello S.A.)

É possível substituir o tradicional painel de TV por uma parede com esse revestimento ou até pensar em uma sala com lareira. 

O efeito marmorizado também pode destacar ou substituir detalhes arquitetônicos, como pilastras e lambris, respectivamente.

Uma dica interessante é combinar o porcelanato com móveis e objetos modernos, com linhas retas, ou mesclar com outros materiais, como aço e vidro.

Quartos

Os quartos também podem ficar interessantes com o porcelanato marmorizado. A parede da cabeceira é uma das mais usadas para criar um belo painel de mármore, que adiciona charme e diferencial a essa área.

Os porcelanatos em tons mais amarronzados e escuros ajudam a trazer aconchego para os quartos, como essa ideia com Or de Cacau
Os porcelanatos em tons mais amarronzados e escuros ajudam a trazer aconchego para os quartos, como essa ideia com Or de Cacau (Projeto: Brand|Boeing Arquitetura)

Mas você pode destacar qualquer parede que desejar e usar o porcelanato no piso do quarto. Outra opção é utilizar o próprio revestimento para compor a cabeceira.

Quem deseja garantir aconchego pode investir em tons mais escuros. Já aqueles que amam um visual clean devem apostar nas tonalidades mais claras. 

Experimente combinar marmorizado e madeira para ter um toque extra de conforto.

Fachadas e áreas externas

Os porcelanatos marmorizados ainda podem brilhar fora da sua casa. As fachadas revestidas com lastras são ideias incríveis para adicionar luxo logo na entrada da residência.

As fachadas podem ganhar ainda mais destaque com o porcelanato marmorizado, como essa ideia com Nero Venato (Projeto: Portobello S.A.)

Nos ambientes externos, esse revestimento também fica incrível. Por exemplo, adicionando charme a varandas, áreas gourmet, ao redor da piscina e em muitos outros detalhes.

Quais são os principais lançamentos da Portobello?

A Portobello conta com uma grande variedade de porcelanatos marmorizados, ideais para todos os estilos e projetos. Conheça-os.

Linha Unique

É composta por porcelanatos marmorizados cheios de personalidade, para transformar e impressionar em qualquer projeto.

Algumas opções incríveis dessa linha são:

Além desses, fazem parte da linha Unique: Black Supreme, Classic Marquinia, Noce Savanna e Nude Savanna.

O Or de Cacau é um dos lançamentos da linha Unique, realçando a beleza do mármore espanhol (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Timeless

A beleza atemporal dos mármores italianos em inúmeras possibilidades para sua casa. Alguns destaques são:

  • Bianco di Lucca: reproduz o tradicional mármore de mesmo nome, originário da região da Toscana e muito celebrado na história em obras de Michelangelo e Canova. Está disponível em cinco versões;
  • Calacatta Puro Chain: com uma aparência exótica, esse é um mármore branco com veios cinzas. A pedra está disponível em quatro versões.

Além desses, a linha Timeless ainda conta com outras possibilidades, como Bianco Carrara, Bianco Covelano, Bianco di Elba, Golden Calacata, Mare D’Autunno, Michelangelo, Onyx Unique, Oro Bianco Chain, Rivoli e St. Martin.

Marea

As subidas e descidas do nível da água caracterizam os movimentos das marés e surpreendem ao revelar diferentes cenários em um mesmo local.

Foi justamente a fluidez desse movimento que inspirou o desenvolvimento de Marea. Um material cimentício em formato 50×120 cm que desafia a tecnologia e garante tridimensionalidade. 

Nas versões Travertino Grigio e Bianco di Lucca, é uma reprodução diferenciada dos tradicionais mármores italianos, traduzindo a força da natureza em relevo para paredes internas e externas.

Gostou de conhecer o porcelanato marmorizado? Deseja levar toda essa beleza e praticidade para sua casa? Saiba mais sobre os produtos da Portobello em nosso site!

Foto de destaque: O porcelanato marmorizado recria de forma fiel inúmeros tipos de mármores. Como essa reprodução do mármore Calacatta, na versão Calacatta Puro Chain, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eder Ventureli says:

    Boa tarde! Pode-se usar esse tipo de porcelanato marmorizado nas quatro paredes do banheiro, como no exemplo acima, ou o ambiente fica muito carregado? Melhor usar apenas numa parede? Obrigado. Parabéns pelo Blog.

    • Archtrends Portobello says:

      Olá, Eder!

      Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

      Confira a unidade mais próxima neste link.

      À disposição.

      – Equipe Archtrends Portobello