APARTAMENTO YBIRÁ
O apartamento Ybirá, situado no bairro da Vila Madalena em São Paulo, apresenta uma condição especial, pois trata-se de uma unidade do tipo garden, que contém um jardim externo privativo. Dos 105m², 60m² são de área interna e 55m² de área externa. Diante disso, surge o desafio de como aumentar o espaço útil interno redistribuindo os ambientes e mantendo uma boa relação com o jardim e a paisagem.
Para isso, propusemos um fechamento em estrutura metálica e vidro na parte frontal e nos fundos do apartamento, o que possibilitou o deslocamento da cozinha e sala de jantar, criando ambientes em zonas agradáveis com vistas para o parque à frente do edifício e o jardim interno da unidade. Também foi possível ampliar a área de estar e criar um hall de entrada - marcado por um painel curvo ripado em madeira cumaru, que por detrás, contém o novo banheiro da suíte, deslocado da posição original para aumentar o quarto principal.
A relação com a vegetação foi explorada na definição dos espaços tanto no quesito da paisagem existente quanto internamente nos limites do apartamento. Acompanhando a floreira na parte frontal do edifício foi pensado um novo canteiro de plantas na parte externa que se estende através de uma floreira conformada por um grande banco em madeira cumaru. A leveza do mobiliário e de alguns elementos como a bancada da cozinha foi pensada para permitir o desfrute visual da natureza.
Uma vez resolvido o layout do apartamento os acabamentos foram pensados de forma a trazer uma base neutra e coesa para todos os ambientes, uma vez que a cliente se trata de uma jovem designer, e seria interessante dar o devido destaque às peças de design do mobiliário e da decoração da mesma. ,Dessa forma, na parte interna todas as paredes são brancas ou cinzas, já o revestimento do piso é o mesmo em todos ambientes, ressaltando a madeira cumaru presente nos painéis de marcenaria.
A cozinha é composta por uma marcenaria na cor cinza. Com isso, ressaltamos a materialidade da bancada em quartzito nacional exótico.O banheiro da suíte e o lavabo, foram projetado com a mesma cromática, ambos com revestimento à base de cimento em todas as paredes, e com suas bancadas em granilite feitos especialmente para o projeto e metais com acabamento bronze.
A geometria curva e as formas orgânicas, tradicionais da arquitetura e design brasileiro, possuem protagonismo por todo o projeto: estão no painel curvo do hall, nos mobiliários do mancebo e da mesa de granito, no espelho do lavabo e no tapete orgânico da sala.
Diante disso, a síntese do projeto é a harmonia desses três elementos: forma, textura e natureza.
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários