Um breve olhar na história nos mostra que desde os primórdios estivemos envoltos em natureza. Talvez por isso a integração entre interior e exterior é quase sempre um dos objetivos que se busca em projetos de arquitetura. Afinal, somos seres naturais e como tal é próprio do homem desejar diálogo permanente com o ambiente que nos cerca. Por isso, o projeto das áreas externas da Casa Almeida nos é tão cara, pois nos permite reestabelecer essa ligação dos moradores com a Natureza. Significa apropriar-se desse jardim que estava secreto e distante e volta a oferecer-se como uma extensão da própria casa.
Nos deparamos com um projeto residencial em estrutura de toras de madeira, rústica, implantada a 45° no lote que sugeria um desafio para composição de pisos. Árvores frondosas configuram as áreas verdes e preservá-las também era fator importante. O terreno em declive acentuado exigiu que escadas fossem desenhadas para acessar o pavimento de lazer. O conjunto casa-jardim já estava previamente definido, apenas pedindo sua organização para realçar um desenho existente, mas já descaracterizado.
Desenhar caminhos, conectar e valorizar espaços, construir ambientes externos funcionais foram as premissas do projeto da Casa Almeida, para que seus moradores usufruam do sonho de morar numa casa. Por isso, ora os pisos recuam ora avançam, configurando os acessos ao lote e à casa, assim como os ambientes de área de serviço descoberta, varandas e pátios. O muro frontal, mais do que um delimitador entre o público e o privado, também acomoda recuo para locação da lixeira e identificação da casa e caixa de correspondência.
O declive é vencido por escadas que se alternam com jardins escalonados que fazem a contenção da terra e comporão ambientes no pavimento de lazer. A piscina, além da área de banho, também terá local para espreguiçadeiras e spa e permitirá passagem para a área verde do lote, onde estarão o orquidário, redário, laguinho e outros ambientes. A piscina recebe o suporte de uma prainha de areia e pequeno deck com ducha.
A escolha de materiais deve dialogar com a casa existente, com a madeira definindo sua linguagem. Definimos a pedra portuguesa amarela para piso da calçada e garagem, desenhada em malha de granito escovado 200 x 200 cm, seguindo o módulo estrutural da casa de 400 x 400 cm. Além da harmonia cromática, a pedra portuguesa, como piso drenante, ajudará no escoamento das águas pluviais. As escadas precisam de pisos com bastante aderência para oferecer segurança na circulação de pedestres. Escolhemos o porcelanato Montana Seppia com acabamento próprio para áreas externas e coloração dentro da paleta do projeto para os pisos das escadas, cujos espelhos serão em granito escovado, criando uma diferenciação de cor em cada degrau e alertando os usuários sobre o desnível. A piscina terá um ar mediterrâneo com revestimento em porcelanato Salt Lake Summer que apresenta a reprodução de pedra em tons de areia com pigmentos claros e escuros.
APROPRIAÇÃO DO ÂNGULO 45° – Assumir a locação da casa em ângulo de 45° foi estratégia fundamental para compatibilizar a paginação dos pisos da casa e nos permitiu alternar recuos e avanços onde eram necessários conforme a função dos ambientes.
ESCADAS JARDIM – A natureza está presente em todo o projeto, incluindo os declives do lote. Por isso, foram propostas escadas jardim que contribuem tanto para a organização do paisagismo, quanto para a redução da velocidade das águas pluviais no terreno.
FECHAMENTO DO LOTE – O novo desenho do muro frontal que caracteriza o fechamento do lote e o desenho de piso da calçada, valorizam a entrada social e definem o acesso de serviço, cujo recuo permite a locação de lixeira dentro dos limites do lote.
ACESSO ÀREA VERDE – A locação de piscina com spa numa área já ocupada foi um desafio, pois era necessário permitir o acesso à área verde do lote. A proposta foi realizar essa circulação integrada à piscina, com passarela sobre a água.
AMBIENTES FUNCIONAIS – A composição dos espaços externos precisa responder às funções da casa. Por isso, na área de serviço descoberta, além de permitir o acesso dos moradores com compras vindas direto da garagem, também recebe depósito de gás e armário para acomodar as bicicletas da casa.
PAINEL – Durante séculos os murais estiveram presentes nos interiores das igrejas, representando fatos históricos e aproximando arte e pessoas. Talvez tenha sido essa herança a influenciar artistas como Burle Marx a pintar ou esculpir muros, levando a arte como composição da paisagem. Na Casa Almeida, inspirados a ambientar o pátio, criamos um painel em alto relevo, com o uso de porcelanatos em três tonalidades. As peças foram agrupadas em módulos com seis combinações diferentes, de modo a serem montados em placas, aleatoriamente, como fazia o mestre Athos Bulcão.
Algumas peças e objetos, definidos como mobiliários urbanos, estabelecem um diálogo entre a cidade e seu usuário e têm o intuito de facilitar as atividades da vida cotidiana. Dessa forma, e alinhados com a essência do TODO de enxergar a totalidade do projeto como uma unidade e de maneira sistêmica, desenhamos para a Casa Almeida a lixeira e a caixa de correspondências.
No desenho de cada objeto, como em todas as proposições de arquitetura e design, busca-se uma solução que enfatize a utilidade e que esteja integrada à qualidade estética. Como nos inspirou Dieter Rams, designer industrial alemão, o produto ou objeto precisam ser de fácil compreensão, como se falasse por si mesmo, sem precisar de um manual de instruções, além, é claro, de serem feitos para durar e que ofereçam o melhor desempenho com o mínimo do design. Esse minimalismo sempre nos encanta.
No desenho de lixeiras, alguns aspectos sempre se colocam como desafios, tais como a presença de animais que possam acessar os descartes, a acidez do chorume e a facilidade de limpeza. A proposta foi o desenho de uma peça com cesto em chapa metálica galvanizada, mais resistente à oxidação, e perfurada de modo a permitir a higienização.
A caixa de correspondência foi incorporada ao muro frontal e agrega também a função de identificação do número da casa e instalação de interfone. Foi desenhada em chapa metálica dobrada e acabamento em pintura eletrostática líquida que colabora para resistência à corrosão. A correspondência será acessada pela frente, através de portinhola e a manutenção por porta na parte interna do lote.
Para criar a conexão entre o acesso ao lote e a porta social da Casa Almeida, enfatizamos a circulação coberta através do pergolado de madeira existente que foi recuperado e recebeu cobertura de vidro para proteção contra as chuvas. O sistema de apoio e sustentação também foi modificado. Anteriormente parafusado na viga da casa e apoiado diretamente sobre o muro, a sustentação passou a ter tirantes em chapa de aço galvanizado que fazem a ligação com o corpo da casa de forma mais leve e delicada, soltando a cobertura do volume da casa. Na outra extremidade, foram criados pilares compostos em madeira que contribuem para caracterizar o portal de entrada, além de reforçar a linguagem da residência.
Outro ponto importante foi a proposição de ripado de madeira abaixo da cobertura de vidro que oferece proteção solar. As coberturas de vidro exigem limpeza frequente, pois, expostas às chuvas e poeira mostram ostensivamente a sujeira depositada na superfície. O ripado contribui para diminuir a frequência da manutenção, além de tornar a passagem sombreada e aconchegante.
Entretenimento e lazer dos moradores, o living gourmet tornou-se um espaço que abriga diversas atividades em família ou com convidados. Na Casa Almeida, esse ambiente está diretamente ligado à piscina, que oferecerá um cenário prazeroso, com a presença de água e vegetação abundante. Com a intenção de trazer o verde para dentro de casa, bem como manter os espaços generosos, a bancada de apoio aos serviços foi localizada mais ao fundo, permitindo circulação livre para quem acessa pela escada interna.
Os revestimentos escolhidos foram pensados para construir um ambiente acolhedor e em harmonia com a natureza. Alinhados com o piso cimentício existente, armários em laca verde e cerâmica neutra em formato longilíneo e superfície mate fazem o acabamento da bancada gourmet.
Para valorizar o ritual de reunião em família ao redor da mesa e mantermos a afetividade desse momento, foi definida a mesa redonda com suporte em madeira e tampo em mármore Verde Guatemala polido, uma rocha exótica que encanta por sua cor e veios bem marcados.
O estar recebe também a função de cinema e foi contemplado com muitos armários que criam um fundo neutro e valorizam estrutura e forro em madeira.
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários