SUÍTE TERRA
A Suíte Terra possui ao todo 35m² e é composta pelas áreas de dormitório, closet e banheiro. É uma das suítes destinadas a acolher hóspedes na Casa Vista Kariris. A casa, por sua vez, está localizada na cidade de Barbalha, na região do Cariri, interior do Ceará, em terreno privilegiado próximo à Floresta Nacional do Araripe e com uma exuberante vista da Chapada que carrega o mesmo nome.
Além de atender às elevadas exigências estéticas, a suíte deveria ser prática e aconchegante. A intenção era proporcionar aos hóspedes uma desconexão da agitação e demais referências estressantes da vida urbana para usufruto de momentos intensos em meio à natureza, sem abrir mão de conforto e requinte.
Em meio a um exterior espetacular, o que está dentro também deveria importar.
Foi esse pensamento que moveu o projeto na direção de promover e enaltecer a relação entre homem e natureza, através de uma integração física e visual com sua paisagem, mas também através de estímulos psicoemocionais transmitidos pelos itens escolhidos para os ambientes.
A Suíte Terra pede pé no chão.
Por isso a seleção do produto Salt Lake Summer da Portobello foi mais do que assertiva. Inicialmente pensado para o piso, esse material acabou permeando todas as áreas da suíte e instalando-se também nas paredes, como revestimento vertical do closet e do banheiro. Sua textura desperta sensações almejadas e suas tonalidades terrosas e quentes fazem um paralelo perfeito com o clima e a cultura do Nordeste.
Salt Lake Summer pode ser considerado o verdadeiro protagonista do projeto, pois é a partir dessa escolha que todas as demais acontecem: a tonalidade da madeira dos móveis, a cor preta presente em diversos elementos, além da rusticidade do reboco baiano nas paredes não revestidas...
Para a Suíte Terra, bem como para toda Casa Vista Kariris, a preocupação com a Sustentabilidade foi algo determinante, por isso, buscamos atitudes nos quatros setores desse conceito: Social, Econômico, Ambiental e Cultural.
A casa deve ser executada com tijolos ecológicos, produzidos na cidade do Crato, a menos de 20km do local de intervenção, estimando-se, assim, reduções bastante significativas de cimento, ferro e madeira na obra, em comparação com técnicas construtivas convencionais.
Os fornecedores dos demais insumos envolvidos na construção e a mão de obra também devem ser todos da região, buscando valorizar, contribuir e fortalecer a economia local.
A inserção do projeto em zona com um dos maiores níveis de radiação solar do Brasil, durante o ano todo, permite utilizar o sol como fonte abundante de geração de energia limpa e como sistema de aquecimento de águas de banheiros e piscinas.
Ainda falando sobre o território do projeto, o clima Tropical Quente da região pede ações na área do conforto térmico. Para isso, cuidamos que todos os ambientes da casa tivessem ventilação cruzada.
Para Suíte Terra prevemos uma esquadria grande, voltada para o Nascente e para principal vista da Chapada do Araripe, que funciona como acesso principal, conectando diretamente ao exterior. Essa esquadria possui venezianas que permitem a passagem de ventilação natural, mesmo quando ela estiver fechada.
Todas as suítes da casa estão debaixo de telhados verdes que favorecem o bioma local, fazem captação das águas das chuvas para uso na limpeza da casa, nas descargas dos banheiros e na jardinagem e ainda contribuem para o conforto térmico desses espaços.
Por fim, a Suíte Terra está repleta de design e arte popular brasileira, especialmente de produções nordestinas.
É uma verdadeira celebração do poder da autenticidade.
#OQUEESTÁDENTROIMPORTA
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários