A Residência RH é uma moradia térrea que se destaca pela sua organização simplificada e racional dos espaços. Inspirada nas elegantes casas coloniais brasileiras, como a casa bandeirista, adotamos a concepção em que as salas sociais ocupam o centro da construção, em um amplo e único ambiente situado sob o ponto mais alto da cobertura. Nas laterais, encontram-se os demais cômodos compartimentados, como os dormitórios. Nesse sentido, desenvolvemos um projeto com dois blocos laterais interligados por uma cobertura leve, com pé-direito mais elevado, que abriga as áreas sociais e de convívio.
Os dois blocos laterais são construídos em uma estrutura de concreto tradicional, com fechamentos densos em alvenaria e aberturas limitadas. Esses blocos abrigam os espaços mais compartimentados e segmentados da habitação.
No lado esquerdo, assentado ao nível do terreno, encontra-se o bloco da garagem, cozinha e serviços de apoio à residência. No lado oposto, está o bloco dos dormitórios e áreas íntimas. Como a residência estende-se em um único pavimento e o terreno apresenta um suave declive, esse volume gradualmente se desvincula do solo. Consequentemente, os dormitórios voltados para o leste abrem-se para um pequeno balcão elevado, proporcionando uma sensação de privacidade aos espaços.
Por fim, o último bloco, o mais importante, é o elemento de definição da personalidade da casa. A cobertura desta área em estrutura metálica e forro de madeira destaca-se da simplicidade das outras áreas. Esse espaço empresta singularidade à casa, com um pé-direito mais elevado e painéis de vidro generosos. Tais painéis, dispostos tanto na fachada frontal quanto posterior, criam um ambiente espaçoso, englobando a sala de estar e jantar em um único ambiente. Ademais, esse ambiente é separado por uma galeria de acesso e circulação. A presença de uma estante de aço sutilmente delimita a divisão entre o acesso, a circulação e as salas.
Fotos: Marcelo Kahn
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários