Local: Xangri-lá / RS
Área Construída: 428,86m²
Ano de Projeto: 2021
Status: construção concluída / dezembro 2022
Projeto Arquitetônico: Referência Arquitetura - Arq. Vanessa De Negri
Projetos Complementares: Alma Engenharia
Interiores: Arq. Eduardo Tassi
Fotografias: Marcelo Donadussi
Descrição do Projeto
Localizada em Xangri-lá, litoral do Rio Grande do Sul, a Casa Alba foi concebida para ser uma casa de praia confortável e prática, com ambientes sociais integrados para manter a família sempre reunida nos momentos de lazer.
O terreno plano favoreceu a implantação da casa e o total aproveitamento dos espaços.
No térreo, a área social foi distribuída de forma linear, deixando a sala de estar um pouco mais intimista, e a área gourmet totalmente integrada com o pátio da piscina, unindo áreas internas e externas para uma grande área de convívio e o pátio se torna uma extensão da casa quando as portas de vidro se abrem. Além disso o térreo abriga áreas de serviço e duas suítes para que os mais velhos possam desfrutar da casa com o mesmo conforto dos mais novos que usam as suítes do 2º pavimento, sem a necessidade de subir escadas.
A casa foi projetada de modo a permitir que diversos usos fossem feitos ao mesmo tempo em ambientes diferentes, mas que ainda assim possibilitasse que a família e amigos permanecessem reunidos. Alguém prepara o almoço, enquanto as crianças estão na piscina e os idosos estão assistindo televisão, e ainda assim estão praticamente no mesmo espaço; uma verdadeira casa de praia.
Apostamos em cores claras, no uso de materiais naturais que trazem o aconchego necessário, como a pedra miracema em sua forma bruta e os ripados amadeirados ecológicos, na valorização da vegetação e nos amplos beirais com floreiras que evidenciam a relação amigável da casa com o pátio e a iluminação natural.
Pensada para fazer um bom aproveitamento da incidência solar, possui aberturas dispostas de forma estratégica para captar a iluminação solar durante o ano inteiro, e o calor no inverno. Já no verão o sol é barrado através dos beirais.
A casa faz uso de tecnologias como placas solares, sistema de piso aquecido, boiler para água quente, tomada para carro elétrico, e condicionadores de ar. Tudo conectado ao sistema de automação, que controla também as janelas, cortinas, iluminação e som.
A casa recebeu o nome de ALBA com origem no latim “albus” que significa “a primeira luz do dia” por ter a sua frente voltada para o mar, ao leste, presenciando o nascer do sol - aquele momento especial em que o sol começa a subir e tudo vai ganhando vida.
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários