#PROJETOSQUECONTAMHISTÓRIAS
A proposta para o concurso Projetos que Contam Histórias (2024) é um centro de apoio e ajuda para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade ou problemas mentais. Uma proposta que se encaixa na realidade da cidade.
Marília é uma cidade do interior de São Paulo, conhecida como a capital do alimento devido à grande concentração de indústrias. Uma cidade com mais de 240 mil habitantes e com uma taxa muito alta de mortalidade por suicídio.
Segundo a Mortalidade por Suicídio no DRS IX de Marília, no ano de 2009 a taxa era de 8,35% e uma década depois em 2019, o índice aumentou para 13,02%. Em 2021 a coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde contabilizou 23 óbitos por suicídio, ou seja, o quadro repetiu a mesma realidade de 2019. Atualmente, em 2024 a cidade já registrou muitos óbitos por suicídios.
Sobre o partido arquitetônico, na fachada temos formas orgânicas com a finalidade de proporcionar um espaço acolhedor, fora da padronização (simetria). O uso de plantas como a lavanda tem por objetivo ajudar no equilíbrio entre o corpo, mente e espirito. Enquanto, as Rosas de Saron possuem um cheiro doce e é conhecida também como uma expressão bíblica "Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales" que se refere a Jesus Cristo. A Rosa de Saron é considerada um símbolo de amor, paixão e beleza. Um jardim pensando com muito carinho e inspirado em William Shakespeare que diz “Nossos corpos são nossos jardins; nossas vontades são nossos jardineiros.”, isto é, sempre deixar o jardim prevalecer e florescer. Para fechar com chave de ouro a parte externa, na fachada temos o piso SIDEWALK OUT SAND da Portobello que além de ter o seu design inspirador possui sua composição sem queima de cimento com pequenos agregados naturais contribuindo para a sustentabilidade.
O interior é marcado por formas orgânicas desde os vãos de aberturas, até o fechamento do teto. Conta com plantas como Espada de São Jorge, Lírio da Paz e Comigo Ninguém Pode. Todas essas plantas têm por finalidade ajudar na espiritualidade, impedindo energias ruins. Como diz Lie Yokou “Nossas emoções são o resultado de nossas crenças. ”
O piso escolhido para área interna é o Creta ASH da Portobello 60x120cm, pois são inspirados nos reflexos dos mares e montanhas que combina com o partido do interior, onde temos a cor greige que é mistura de cinza e bege que deixa o espaço mais acolhedor e calmo.
Para a sala de atendimento foi utilizado o pi concavo verde e pi plano côncavo da Portobello, pois o verde lembra a cor das árvores e da natureza. O teto em formato orgânico tem por finalidade deixar o espaço mais confortável.
Para finalizar como diz Todd Kashdan “Quando estamos abertos a novas possibilidades, nós as encontramos. Seja aberto e cético em relação a tudo.” – Proposta CENTRO APOIAR
#Archtrends #ÉPortobello #concursodearquitetura #Projetosquecontamhistórias #PRW24 #exporevestir #exporevestir2024 #projetosquecontamhistórias
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários