Projeto conceitual (não apresentado) desenvolvido para o concurso “Portobello para casa toda”, realizado pela Portobello e Casoca. #ConcursoArchtrendsCasoca
Tirando proveito da topografia acidentada, a casa flutua sobre a mata aos fundos do local. Não parecendo ter mais que um pavimento a partir da rua, o volume de concreto horizontal é contraposto por elementos verticais rotacionados que geram ritmo, fornecendo privacidade sem barrar a paisagem e permitindo ventilação natural cruzada. Esse brise fixo foi projetado para utilizar lastras inteiras Oh!Take City.
A entrada se dá por um pórtico de mesmo material que convida a descobrir um generoso espaço aberto com todos os ambientes integrados. Um vazio central com pergolado de concreto marca a transição entre núcleo social e íntimo da residência. A passagem do tempo é marcada pela entrada de luz em intensidades e em desenhos de luz e sombra diferentes no piso.
Os quartos também se abrem para a mata e são protegidos uniformemente por painéis móveis de madeira que compõem um zig zag quando fechados, referenciando à forma gerada pelos brises fixos da fachada frontal. O piso inferior é composto por um núcleo de concreto que suporta o volume superior, e inclui garagem e área de serviço. O resultado é uma casa calma a ser desfrutada por um olhar atento.
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários