Localizado em um terreno alto e com vista para a Lagoa dos Ingleses, a casa foi pensada de modo que conseguisse proporcionar um panorama da lagoa sem perder a privacidade.
Para melhor aproveitamento do formato triangular do lote e de sua topografia, foi proposto dois blocos: social e privado, formando um ‘’L’’. O bloco social, apoiado no terreno, é todo térreo, permitindo acesso pelo fundo também. O bloco privado segue o mesmo nível do social, mas devido ao declive natural do lote, permitiu posicionar as vagas de veículos e cômodos de serviço no andar inferior, também com acesso direto ao terreno.
Voltado para a rua está o espaço gourmet, que por costume já é parte menos privada da casa, com isso conseguiu se criar um bloqueio visual para a cozinha e o estar. O gourmet e a cozinha são opostos e divididos por um elemento que abriga lavabo e despensa e cresce em volume para receber a caixa d'água.
O social todo integrado é separado da área íntima por um volume ripado que abriga a lareira para o estar e a rouparia voltada para o corredor. Nesta circulação também está um shaft que possibilita o despejo de roupas para a área de serviço.
O bloco íntimo possui três suítes iguais e ao fundo, na área mais privativa, a suíte master com closet e sala de banho. Todas as aberturas desses cômodos são voltados para o fundo do lote que faz divisa com uma área de preservação natural.
A janela alta, que percorre toda a parte social, tem como objetivo, além de iluminação natural de todas as áreas, a privacidade, tendo em vista que já existe uma edificação com janelas voltadas para este lado da casa.
Os brises correm em dois trilhos, podendo juntar todos em um ambiente ou distribuí-los de acordo com a incidência do sol. Se juntar todas as peças, toda a área social ganha uma grande varanda, que conecta com o deck e a piscina em raia.
Fotografias: Luiza Ananias
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários