O escritor alemão Johann Goethe (1749-1832) disse que “não chegamos a conhecer as pessoas quando elas vêm a nossa casa; devemos ir a casa delas para ver como são”. Esse é o desafio de todo arquiteto ao projetar uma casa: Construir os sonhos, os desejos e a personalidade de quem vai habitá-la.
Quando fui chamada para reformar esta casa no Condomínio Araucárias, em Jundiaí, recebi de seus proprietários a missão de reformular por completo o que já existia e imprimir na residência as características da família. Eles desejavam uma casa com estilo contemporâneo mas que fosse também elegante, prática e acolhedora. O casal e o filho adolescente adoram receber amigos e promover festas.
Antenados e cheios de referências, o casal que adora viajar, desejava ainda incorporar à arquitetura e ao dia-a-dia, detalhes do estilo de vida de vários lugares por onde já passaram.
A ampla sala que recebe os visitantes, amigos e familiares, é o coração da casa. Ela se abre para um imenso pátio com uma bela piscina revestida com pastilhas em diversos tons de azul. A sauna, de vidro, está dentro da piscina. E tudo se completa com um generoso espaço gourmet que transforma a casa em um convite para ficar por mais tempo.
Na parte superior, o espaço íntimo da família, fica a suíte do casal, a suíte do filho e a suíte de hóspedes. Todos voltados para uma varanda que se debruça sobre o espaço de lazer e uma vista privilegiada. Nesse piso está também uma confortável sala de cinema. Ver filmes é o hobby favorito da família.
As dimensões da casa e o way of life de seus moradores me permitiu usar revestimentos ousados, criando um mix de texturas visuais e sensoriais com o objetivo de surpreender e seduzir a cada olhar. Ao mesmo tempo, tudo é de fácil manutenção e cumpre perfeitamente a premissa de função e estética. Lembrando o mestre Le Corbusier, “Casa é uma máquina de morar”, ou seja, tudo tem que funcionar.
Quem entra nessa casa, facilmente identifica seus moradores. Luciano e Claudia são pessoas muito práticas, modernos e estão sempre de braços abertos para os amigos. Assim como a casa deles.
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários