O projeto assinado pela arquiteta Renata Munhoz da Rocha, do Estúdio KAZ, para o concurso Archtrends da Portobello, explora as dualidades do que está dentro e o que está fora de nós. Nele é evidenciada a interconexão desses dois mundos, que apesar de parecerem opostos se complementam e se potencializam.
A narrativa conduzida pelas imagens faz com que o observador entre cada vez mais no projeto, revelando seus detalhes, para então sair no pátio interno, onde a ambiguidade de estar dentro e fora ao mesmo tempo se revelam. A utilização do revestimento Kit Antuerpia em todo o piso demonstra a continuidade de dentro para fora. O revestimento externo das paredes é o Matéria_Prima Verde que faz um link com o revestimento interno Alpissimi verde, um trazendo a essência e a volta às origens da argila, e o outro a tecnologia da reprodução do mármore verde do Vale d’Aosta. O revestimento Alpissimi também foi utilizado na parte interna da cozinha para ser visto em relação ao revestimento Lombarda Viva Avorio, posicionado um em cima do outro. Os dois são reproduções de pedras encontradas na natureza, porém uma clara e a outra escura, uma com veios e a outra seixos, uma inserida no projeto na opção polida e o outro na natural.
A preocupação com a iluminação natural e ventilação do espaço são outro aspecto relevante no projeto. O pátio interno faz com que a luz entre no ambiente e se gaste menos recursos energéticos no dia-a-dia, além de gerar ventilação cruzada conectando as janelas opostas e o pátio interno. Isso tudo evidencia também a influência do externo no interno.
O projeto inteiro foi pensado minuciosamente para criar um ambiente confortável e cheio de dualidades que se complementam e se potencializam, assim como o que está dentro e o que está fora de nós.
#Oqueestádentroimporta
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários