O projeto de reforma no apartamento CS nos possibilita duas ações, fruto daquilo que acreditamos como importantes para a atividade profissional.
Primeiro, intervir em um edifício de apartamentos localizado no centro da cidade de Ribeirão Preto, no entorno da Praça Luís Camões, onde importantes projetos do imaginário moderno do município podem ser vistos das janelas (a Sede da Sociedade Recreativa, o Edifício Itália Barillari, etc). Ou seja, uma oportunidade de dialogar com o passado e produção talentosa de grandes profissionais.
Segundo, intervir em um apartamento de maneira a concentrar usos, integrar espaços, por meio do desenho de um equipamento, capaz de articular toda a área de lazer, estar e alimentação em uma unidade funcional.
O resultado foi o de um projeto que buscou pouca demolição, mas que teve nessas ações objetivos assertivos: fechar a circulação que existia entre escritório e lavanderia, de tal sorte a criar, ao mesmo tempo, um armário voltado para a lavanderia e uma bancada de estudo e trabalho voltada para o home office; e abrir a cozinha para a sala de jantar, tanto pela demolição de uma esquina de alvenarias, quanto pela construção visual de uma grande bancada contínua, que contempla todas as funções da lavanderia e cozinha.
Além da reforma, o projeto de interiores buscou leveza e conforto através de uma atmosfera cromática de influência escandinava: o mesmo piso para a casa inteira em tonalidade cinza, marcenaria em tons claros, alvenarias revestidas com azulejos brancos, bancadas de granito preto, iluminação intercalando trilhos, pendente e luminárias de embutir. O trecho de alvenaria que restou entre cozinha e sala de jantar serviu para concentrar toda a demanda elétrica, bem como apoiar nicho para café, geladeira e torre de forno na cozinha, e uma cristaleira projetada para ser também espaço de buffet, na sala de jantar.
Algumas outras estratégias foram adotadas no projeto: troca dos revestimentos, metais e louças das áreas molhadas, desenho de nichos para ocultar unidades de ar condicionado na varanda, desenho de trecho de sapateira espelhada na suíte principal, além do desenho de toda marcenaria do apartamento, inclusive móveis como mesas de cabeceiras e rack para a sala de Tv, e especificação de mobiliário confortável para atender o estilo de vida dos clientes.
Ao adentrar no apartamento, a sensação é a de habitar um espaço aconchegante e minimalista. Mínimo, não pela falta de elementos, mas pela postura singela que constrói sentido dentro da proposta. Menos é mais.
Fotos: Carolina Mossin
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários