“Black is Beautiful” movimento cultural derivado a partir da frase pela qual Jhon Rock ficou conhecido em seu discurso em 1958 para dezenas de negros e negras. Rock além de ativista abolicionista, foi professor, médico, dentista e advogado. Ele acreditava na importância da população negra reconhecer seus traços africanos e se verem tão bonitos fisicamente e intelectualmente capaz, quanto a população branca. Encorajou homens e mulheres a terem autoestima perante sua pele e seus cabelos.
Sílvio Almeida, autor do livro “Racismo Estrutural” disserta que no Brasil, ainda tem-se o grande desafio do preconceito velado e estrutural que segrega, descaracteriza e oprime as populações pretas ao redor do mundo. E este, portanto, foi o nosso ponto de partida quando o nosso cliente solicitou que ele, enquanto preto, se sentia oprimido, de alguma forma, todos os dias, mesmo sendo um advogado de sucesso e professor, faltava em seu lar estruturas que reafirmassem a sua identidade, a força de sua história e lembrá-lo de ter autoestima. O único pedido dele em seu briefing foi: “Gosto da cor preta. Preto é bonito”.
Assim, para o projeto do banheiro, foi utilizada a mescla de revestimentos entre o cinza, Foggy Gray da Portobello, e o branco, Área White da Portobello, a cor preta assume um papel de destaque no ambiente indo de contraponto as crenças, comumente difundida nas culturas ocidentais, que atribuem a ele a ideia de “peso”, neste ambiente é ressignificada para empoderar a sua leveza e suntuosidade com a utilização de uma paginação que flerta com os sentidos e a emoção. O tijolinho Liverpool Black, se destaca logo na visão de quem entra no banheiro, sua paginação em espinha de peixe foi inspirada nas texturas visuais das estampas étnicas que dentro de sua variações de formas, algumas se assemelham ao pretendido neste projeto. Pensando em sustentabilidade a bancada e nicho foram planejados em parcelanato esculpido em Área White ao invés das comuns bancadas de pedra. Para finalizar, na área do box margeamos a parede e o piso com o revestimento Nero Venato da Portobello que, com seus veios, remete ao mármore trazendo sofisticação e nobreza.
#NaRevestircomArchtrends
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários