Localizada no arborizado bairro da Vila Madalena, nas proximidades da praça Vicentina de Carvalho, a casa de ambientes bem segmentados e escuros recebeu uma reforma de forma coerente, pois teve como objetivo modernizar a casa de acordo com as necessidades do casal, ao mesmo tempo em que preservou a história da residência, conservando elementos que possuíam relevância e adaptando aqueles que poderiam ser atualizados.
Concebida para abrigar um jovem casal com dois filhos, a casa de 260m² é marcada pelo térreo generoso e bem integrado com abertura aos fundos para a churrasqueira com jardim simples e autentico. No pavimento superior as áreas íntimas e escritório são conectados com o térreo através de uma nova escada metálica leve e quase transparente com pisadas em madeira cumarú.
A casa situada em terreno típico de zonas residências entre muros vizinhos definiu a área social do térreo entre jardins não interrompendo o fluxo de iluminação e favorecendo a ventilação natural. A escolha pela materialidade da escada também teve papel decisivo para conferir um espaço mais amplo: branca, leve e de guarda-corpo em chapa perfurada confere transparência não se portando como uma barreira visual entre os espaços de sala de estar e sala de jantar permitindo o diálogo entre os jardins.
No pavimento superior a planta recebeu poucas alterações. As claraboias que já existiam se complementaram ao acréscimo de mais janelas nos banheiros que além de propiciar mais entrada de luz que reduz a necessidade de iluminação artificial durante o dia promovendo uma economia de energia. A cobertura também ganhou uso com a criação do solário que também lava todo os dois pavimentos com luz.
Fotos Filipe Redondo
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários