A Casa Corten foi projetada como a síntese máxima da personalidade do "ser pragmático contemporâneo": traz um olhar positivo sobre o cotidiano e seus pequenos momentos de ócio. Vê no instante banal uma experiência estética. Volta-se para o seu íntimo na reflexão e tem no hoje, no aqui e no agora o centro do seu Universo. Está em busca da sua essência, mas percebe que também precisa ser ator no desenvolvimento da sociedade como um todo. Encontra, através de práticas sustentáveis, a sua maneira de demonstrar que acredita que #Oqueestádentroimporta.
A casa tem na simplicidade a sua maior sofisticação. O objetivo não é ostentar: o luxo está voltado exclusivamente ao bem-estar pessoal, sem nenhuma intenção exibicionista.
A volumetria surge de um gesto simples: um prisma retangular sofre subtrações, tal como um grande bloco maciço esculpido por um artista com a intenção de revelar seu interior gradualmente conforme se faz necessário.
Soluções sustentáveis foram adotadas por todo o projeto, a começar pelo sistema estrutural utilizado: o light steel frame, que possibilita uma construção mais rápida, feita a seco através de placas pré-moldadas, reduzindo drasticamente a produção de resíduos de descarte e a emissão de carbono. A casa possui também sistema de captação de águas da chuva, diminuindo o consumo de água potável para irrigação do paisagismo e acionamento de descargas. Além disso, toda a eletricidade é produzida por placas fotovoltaicas que captam a energia solar.
#OQUEESTÁDENTROIMPORTA
Comentários
Este projeto ainda não tem comentários