20.12.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Incorpore o estilo rústico e crie uma varanda gourmet convidativa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.12.2017
minutos de leitura

A varanda gourmet é um ótimo lugar para reunir pessoas e receber visitas. Decorada com um estilo rústico, ela se torna ainda mais acolhedora. O espaço é ideal para cozinhar e passar um tempo de lazer com a família e os amigos em um ambiente que pode ser quase o quintal do apartamento.

Hoje vamos falar um pouco sobre como aderir ao estilo rústico e transformar esse local de socialização em um ponto de encontro. Continue lendo!

Crie um ambiente propício à socialização

Receber os amigos na cozinha é muito comum e bem gostoso, porque é mais fácil e divertido preparar algum petisco ou mesmo um jantar inteiro com a companhia e a ajuda de outras pessoas. Esse aconchego é ainda maior em uma varanda gourmet, na qual o morador pode desfrutar da companhia da família e dos amigos enquanto curte a vista.

Mas, para que essa ideia dê certo, é preciso planejar a decoração da varanda pensando em estratégias a fim de integrar as visitas. Mesas com vários lugares ou bancos grandes são uma boa saída para incentivar a socialização, principalmente se isso possibilitar que as pessoas fiquem de frente umas para as outras. Assim elas não precisam fazer muito esforço durante a conversa.

Disponibilizar jogos ou ter uma televisão podem ser formas de tornar o lugar propício à socialização. Também são ótimas maneiras de entreter as crianças.

Depois de pensar no que é mais adequado para as necessidades do morador, é hora de partir para as características físicas do lugar, como revestimentos, iluminação e móveis.

Misture revestimentos clean com os que reproduzem madeira

Como a proposta de criar um clima acolhedor, é interessante investigar quais materiais podem ser usados com essa finalidade, como os revestimentos que reproduzem a madeira crua ou tijolinhos vermelhos.

Dê preferência aos porcelanatos que apresentam a estética de um acabamento rústico e aos que têm resistência ao escorregamento. Dessa forma, mesmo sendo um ambiente externo exposto à chuva e sol forte, ele não vai se deteriorar com facilidade. Tijolos aparentes ou concreto também podem ser usados para trazer um ar bucólico. Além disso, todas essas alternativas são fáceis de limpar, o que é ótimo para uma área gourmet.

Mesmo sendo um estilo que não tem nada de minimalista, não exagere. Se optar por um revestimento pesado como os tijolos, limite-se a usar em apenas uma das paredes. O restante deve ser um acabamento clean, deixando o lugar adequado ao dia a dia na cidade.

Elabore uma iluminação aconchegante

Uma iluminação difusa e com cores amareladas são muito agradáveis, gerando um ambiente intimista e próprio para receber amigos e familiares. Já que a ideia é seguir o estilo rústico, aposte em velas, lamparinas nas paredes, pequenos lustres ou lâmpadas pendentes. A varanda vai ficar um charme!

De dia, a iluminação fica por conta da luz natural, mas é interessante pensar em formas de quebrar um pouco a força do sol se a varanda estiver diretamente exposta. Se for preciso, invista em persianas de poliéster (que são fáceis de limpar) ou insulfilme nas janelas de vidro.

Procure móveis bucólicos e modernos

Da mesma forma que o revestimento não deve ser exagerado para não criar um visual pesado, misture móveis bucólicos e modernos. Assim fica mais fácil adequar o espaço à casa sem ficar parecendo que ele é um cenário de filme de época.

Aqui, vale a pena reutilizar móveis antigos e já um pouquinho desgastados, ainda mais se eles têm um apelo emocional para a família. Eles podem ser reformados sem perder o ar antigo e rústico. O ideal é que o toque de estilo esteja em detalhes, e não necessariamente em todos os móveis.

Para colaborar com a vertente rústica, invista em mesas e cadeiras de madeira, de preferência envernizadas para aguentar o sol e a chuva. Móveis feitos de bambu ou vime também são ótimas opções, bastante resistentes. Evite couro ou peles e mantas — apesar de deixarem o ambiente superconfortável, não duram nada se expostos ao tempo.

Se a varanda for pequena, aposte em móveis planejados. É difícil encontrar mesas prontas do exato tamanho que você precisa. Por isso, vale a pena encomendar uma feita sob medida para o cômodo, a fim de aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma.

Os móveis planejados também podem vir com gabinetes, prateleiras e compartimentos tipo baú para guardar utensílios de cozinha, louças, pufes pequenos, jogos ou brinquedos para crianças. É interessante que eles sejam versáteis: mesas dobráveis e pufes podem ser usados em outros momentos, adaptando-se para quando há visitas ou quando o morador precisar de um apoio para os pés.

Em uma varanda ampla, é possível ainda contar com alguns eletrodomésticos como frigobar, adega, forninho ou cooktop, que deixam o local ainda mais apropriado para cozinhar.

Busque objetos de decoração rústicos

Se optar por móveis modernos, o toque rústico deve ficar por conta das peças de decoração. Invista em itens de madeira, cerâmica ou materiais naturais. Plantas são ótimas aqui. Com a luz do sol e com a rega correta, elas podem crescer muito bem.

Invista em um jardim vertical na paredes que tiver a melhor incidência de sol. Veja as espécies que se adequam a esse ambiente e acomode cada uma em um vaso diferente. Essas plantas podem ser decorativas ou ervas para usar nas receitas. Isso fica por conta do tipo de clima da cidade ou do cuidado e tempo que o morador consegue dedicar ao jardim.

Algumas varandas têm espaço para uma churrasqueira acoplada na parede. É interessante se ela for feita de tijolinhos aparentes, porque eles combinam muito com o estilo rústico e são bastante resistentes ao tempo.

No tópico anterior, falamos que os móveis podem ter gavetas e compartimentos para guardar os utensílios de cozinha. Porém, se tiver peças bem bonitas ou que combinem com a decoração, é possível mantê-las à mostra. Elas podem ficar penduradas em ganchos na parede, coladas em uma placa de ímã ou expostas em um display para facas, por exemplo.

Caso a varanda gourmet seja pequena ou não tenha espaço para construir uma churrasqueira, invista em um grill elétrico e uma coifa ou exaustor para sugar toda a fumaça e não deixar a casa toda com cheiro de churrasco e nem incomodar os vizinhos.

Já está planejando a sua varanda gourmet? Siga a Portobello para acompanhar outras dicas! Estamos no FacebookLinkedInTwitter e Instagram.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Incorpore o estilo rústico e crie uma varand...

Incorpore o estilo rústico e crie uma varanda gourmet convidativa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies