Menu
Projetos e Obras
Busca
Área externa de uma casa grande com piscina e espreguiçadeira na piscina

Espaço de lazer externo, com piscina e espreguiçadeira (Projeto: Deisy Rigotto)

Conteúdo Matérias

Dicas para transformar a área de piscina de sua casa

10/06/2022

Você tem piscina em casa? É tudo de bom, não é mesmo?! Aqui temos 10 dicas para você caprichar na decoração da área da piscina e ter uma área de lazer dos sonhos

A área da piscina, assim como toda a área de lazer, deve estar conectada com a estética do restante do projeto para que o espaço de descanso seja ainda mais harmônico e aconchegante. No entanto, muitas pessoas sentem dificuldade em montar este espaço com itens de decoração e móveis que deem destaque para a beleza sem perder a funcionalidade necessária em qualquer casa bem planejada.

Para auxiliar em situações parecidas, nós temos uma porção de ideias úteis para que você consiga transformar a área externa com piscina que já possui em um ambiente ainda melhor de se aproveitar.

Aqui você encontra alguns pontos de atenção para o desenvolvimento do projeto, elementos podem ser usados para compor o visual da piscina de maneira mais interessante, bem como tendências a se considerar para fazer com que o entorno de sua piscina mais aproveitável para os moradores e muito mais. Confira cada item que separamos para te inspirar!

10 dicas para a decoração da área de piscina

Área de piscina, área gourmet, sala de estar… Esses são apenas alguns dos ambientes da casa que precisamos pensar quando se inicia o projeto da área social de uma casa e muitas vezes fica difícil conseguir unir todos eles de forma harmônica com todas as adaptações que precisam para se tornarem funcional.

É claro que grande parte do trabalho para idealizar todos esses espaços fica com o arquiteto, como deve ser. Mas, como estamos falando sobre um ambiente familiar, é importante também você estar envolvido nas decisões sobre o local onde passará bons momentos com quem ama.

Já temos um conteúdo sobre piscina em casa, mas nesse focaremos em dicas para saber o que priorizar quando estiver escolhendo o que quer ou não em seu espaço de descanso e diversão; Inspire-se com nossas dicas e projetos, e transforme sua área de piscina!

1. Atente-se ao revestimento correto para a área da piscina

Escolher o revestimento correto é o primeiro passo para deixar uma área com piscina funcional, com durabilidade e ainda pensar na sofisticação. Como este é um espaço com maior umidade e muitas vezes não possui nenhuma cobertura, é preciso escolher um material resistente e com o acabamento ideal.

O porcelanato é o melhor revestimento para essa área, pois ele é fabricado com o intuito de atender as necessidades dos moradores que utilizarão o espaço com a piscina e pode ser utilizado tanto na parte interna como na borda ou no deque. Além disso, esse material cerâmico precisa de uma baixa manutenção e pode representar  as estéticas de uma infinidade de outros elementos como a madeira, granito, mármore, entre outros.

Assim, independente de como for o visual de seu projeto, certamente encontrará um revestimento que se adeque ao estilo desejado e poderá montar uma residência mais harmônica e elegante!

Fique de olho na tendência da Pedra Hijau

As Pedras Hijau são uma das principais tendências arquitetônicas para piscinas. Ela é uma rocha vulcânica com tom esverdeado e possui uma beleza única. Incrementar sua área de lazer com piscina com esta opção deixará o espaço mais moderno e com um toque de cor.

E para seguir essa trend sem precisar investir em pedras naturais, existem os porcelanatos que representam a Pedra Hijau e sua textura, ofertando um resultado tão bonito quanto a rocha – e precisando de uma manutenção bem menor.

Essas são as linhas da Portobello com esse viés:

área externa com piscina retangular rasa, coqueiros na beirada e espreguiçadeiras de madeira com estofado
Piscina em formato arquitetônico moderno (Projeto: Portobello S.A)

Piscinas coloridas

Outra tendência que está presente em diversos projetos de área externa e pode modificar completamente o visual do espaço são as piscinas coloridas. Normalmente, vemos o revestimento desse elemento em tons claros ou em azul, mas inovar e apostar em cores como preto, amarelo, vermelho ou roxo pode trazer um ar alegre e descontraído que super combina com esse local.

Portanto, se está montando um projeto moderno e quer manter esse aspecto também na área com piscina, já sabe como fazer isso!

piscina retangular em tonalidade escura preto, espreguiçadeiras de madeira com almofadas brancas, deck de madeira ao redor da piscina
Piscina com revestimentos em nuances de preto (Projeto: Portobello S.A.)

2. Invista em paisagismo

Em uma área de lazer com piscina não é apenas esse elemento que interessa, é importante pensar nos objetos, plantas e decorações que estarão próximo para que estes ajudem a transmitir o aconchego e tranquilidade que se espera do espaço.

Plantas, árvores e flores são sempre uma garantia de relaxamento e sensação de bem-estar. Há espécies de baixa manutenção e resistentes ao calor intenso como a lúsia e a iuca, por exemplo, pois são bastante resistentes ao sol.

área de lazer projetada com iluminação embutida, piscina retangular vazia, sofá com tranças de madeira e espreguiçadeiras cinza. Muro todo de folhas
Área de piscina moderna, com iluminação embutida e porcelanato (Projeto: Fabiano Goes)

Aposte também em uma composição com espécies de diferentes tons, vasos com diversas alturas e volume distintos. Assim, mesmo que esteja em um ambiente com pouco espaço e elementos, o uso das camadas gera uma sensação de maior dinamismo.

Leia também nosso conteúdo sobre estilos de piscina que você pode escolher para compor com a paisagem que criou em sua área externa.

3. Alie conforto e beleza ao ambiente

É claro que em uma área de lazer com piscina o objetivo é relaxar. No entanto, não é apenas enquanto está na água que os usuários podem fazer isto. É importante incorporar locais para que as pessoas possam se acomodar confortavelmente e aproveitar um dia de sol conversando ou festejando.

Nesse caso, os sofás, espreguiçadeiras e pufes são as melhores escolhas para compor esse espaço. Complemente tudo com o uso de almofadas com estampas coloridas, que proporcionam delicadezas e conferem elegância ao ambiente. Certifique-se de os tecidos tenham indicação para área externa, pois também precisam ser resistentes à chuva e ao sol.

Aposte em produtos naturais, como espreguiçadeiras de madeira ou de vime, por exemplo. Elas recebem a impermeabilização adequada para ficarem expostas a ação do tempo e são extremamente duráveis. Você também pode incluir no espaço uma rede, para a hora de aproveitar aquele descanso merecido ao final do dia.

área de piscina retangular estreita, mobiliada com mesas, cadeiras, sofás e armários de madeira
Área de piscina confortável com sofás e espreguiçadeiras estofadas (Projeto: Frederico Bicalho)

4. Que tal uma piscina com deque?

O deque é uma área que fica ao redor da piscina, normalmente possui cadeiras e espreguiçadeiras para que quem está apenas tomando um sol possa conversar tranquilamente com quem está nadando. Apesar de não ser um elemento obrigatório para a construção desse espaço, ele aumenta a elegância e deixa a composição do local ainda mais interessante.

A instalação do deque de madeira pode incrementar a decoração e valorizar o espaço. Ele pode ser aplicado no entorno da piscina ou apenas num cantinho próximo da área verde, por exemplo. Esse tipo de instalação confere um estilo rústico e muito especial ao ambiente.

Uma piscina de canto com deque é uma excelente opção se você possui uma área de lazer pequena e deseja aproveitar da melhor forma cada metro disponível no lado externo da casa. Ele te proporcionará aconchego e tranquilidade sem ocupar tanto espaço.

No entanto, a madeira é um material que precisa ser muito bem tratado para manter sua beleza e resistência em um local úmido como a beira de uma piscina. Um porcelanato amadeirado é uma opção para ainda criar este canto mais aconchegante sem precisar lidar com a manutenção constante de um deque tradicional.

área com piscina quadrada, coqueiros e grama verde, deck de madeira de frente para a piscina com sombreiro e cadeiras
Área externa com piscina, coqueiros e deque de madeira (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores)

5. Aposte em um pergolado na área da piscina

O uso do pergolado é bastante comum nas áreas de lazer com piscinas. Ele pode ser coberto com tecidos em forma de cortinas ou ter uma estrutura mais sofisticada. Para abrigar uma bela mesa, a estrutura deve receber a cobertura de vidro ou policarbonato. Como a estrutura é espaçada, facilita a entrada da luz solar, mas também garante áreas de sombra.

Uma piscina com pergolado oferece uma vantagem para seus usuários que querem relaxar na água, mas que preferem se proteger o sol direto em seus rostos. Instalando essa estrutura em seu projeto você estará oferecendo muito mais conforto para os moradores.

área externa com piscina pequena quadrada, piso branco porcelanato em volta e pergolado de frente para a piscina
Área de piscina aconchegante com pergolado moderno (Projeto: Paula Martins)

Um dica é acrescentar um sofá com muitas almofadas abaixo do pergolado na área da piscina, unindo as dicas anteriores sobre como aumentar a beleza desse espaço.

6. Um chuveiro é fundamental na área da piscina!

Além da piscina, a instalação do chuveiro nesse espaço é quase indispensável. Geralmente é usado para lavar o corpo antes daquele mergulho na piscina. No entanto, se a decoração for convidativa e o equipamento for de qualidade, basta uma boa chuveirada numa noite de calor, para fechar o dia com chave de ouro.

Então se está buscando maneiras de incrementar o espaço externo de sua casa que possui piscina, acrescentar um local próprio para o banho e investir em um excelente chuveiro é a melhor escolha.

área externa com piscina grande retangular de borda infinita, chuveiro ao fundo, espreguiçadeira e cadeira nas laterais
Piscina de borda infinita, com acesso direto a casa e ducha externa (Projeto: Ayty Arquitetura)

Não se esqueça do revestimento desse espaço

É claro que o porcelanato para piscina pode ser utilizado também no piso do espaço do chuveiro externo. No entanto, dependendo de qual tipo de peça que escolher, pode ser que o visual fique pesado se repetir o mesmo padrão em todas as áreas. Para evitar perder o tom leve, aconchegante e descontraído que o espaço externo da casa deve ter, combine diferentes estampas e texturas de revestimento para deixar a ambientação mais moderna e bela.

7. Providencie um mobiliário inteligente para a área de piscina

O primeiro passo para pensar no mobiliário para área externa com piscina é escolher o material certo, os melhores são ferro, plástico, fibra sintética e madeira. Eles precisam ser devidamente preparados para suportar as mudanças climáticas que serão expostos e também possuírem uma boa durabilidade.

Depois disso, é indispensável você pensar no design de cada peça para que ela possa aproveitar ao máximo o espaço disponível e combine com o restante do local. Uma mobília inteligente é a que prioriza a praticidade e funcionalidade para o dia a dia, então opte por móveis como poltronas, guarda-sóis, espreguiçadeiras e mesas retráteis que serão úteis na hora de aproveitar um dia ensolarado.

Piscina em L, deck de piso laminado, espreguiçadeiras minimalistas de madeira, casa com porta de vidro de acesso a cozinha gourmet
Área de piscina com sobreiro e acesso a área gourmet interna (Projeto: Portobello Shop Ribeirão Preto)

8. Fique atento à iluminação – que também pode ser decoração!

A iluminação traz um toque especial para qualquer ambiente da casa, você não acha? Nas áreas com piscinas não é diferente. Acrescentar pontos de luz além dos principais é a melhor escolha para deixar o visual dessa parte mais interessante e aconchegante.

Sendo assim, invista em luminárias para o espaço coberto, adicione holofotes em meio à área verde da paisagem e acrescente uma boa iluminação subaquática dentro da própria piscina. Esses itens farão toda a diferença quando desejar aproveitar sua área de lazer a noite ou ainda se estiver dando uma festa.

Outra dica é escolher lâmpadas amareladas invés das brancas, elas transmitem uma sensação de mais tranquilidade e aconchego. Com certeza vão ser um ótimo complemento para sua decoração de área de piscina!

piscina grande de frente para casa de vidro, poltronas de frente para a piscina e iluminação embutida e suspensa nas paredes de frente para a piscina
Área externa com piscina e móveis modernos e iluminação indireta (Projeto: Bruno Brandini)

9. Garanta a segurança no ambiente de lazer

Uma área externa com piscina é muito divertida, mas não dá para negar que podem acontecer diversos acidentes nesse espaço, certo? Por isso, é importante fazer a escolha de pisos, móveis e outros elementos pensando na segurança de você e sua família.

Nossa dica é não escolher um piso completamente liso para a piscina e o deque, evitando que alguém escorregue e se machuque. Os revestimentos devem possuir alguma textura e serem, de preferência, antiderrapantes. Assim, você terá a liberdade de brincar e aproveitar o lado de fora de casas sem medo.

Logo, é recomendado investir nos porcelanatos com acabamento externo (EXT).

É importante também fazer a manutenção correta de todos os pontos de energia e iluminação para que nenhum fio fique exposto. Caso sua área de lazer tenha uma churrasqueira, busque deixar sofás, almofadas e outros itens com estofado ou tecido longe dela. Assim, não terá risco de nenhum incidente.

10. Abuse da criatividade

Nossa última dica é: seja criativo. Este é o projeto da sua casa, então acrescente elementos que façam sentido para você e os outros moradores, utilize a decoração para área de piscina para expressar a personalidade que deseja para essa obra. Você pode utilizar objetos de suas cores favoritas, misturar estampas e até montar um cantinho para um outro hobbie, caso seja o que quer.

Apesar de existirem as tendências da arquitetura, nada é uma regra pré-estabelecida. Converse com o profissional responsável pelo projeto, explique o deseja fazer e depois é só aproveitar sua área de lazer do jeito que sempre sonhou.

Mantenha sempre em mente as dicas sobre segurança, iluminação, materiais, pois essas são essenciais para o bem estar e funcionalidade desse local. Em questões estéticas, basta dar asas a imaginação e escolher o que considerar melhor para o ambiente.

Essas são as principais dicas para montar uma área de piscina mais funcional, bonita e aconchegante. Acompanhe os conteúdos disponíveis no Archtrends Portobello para ter acesso a muitas outras indicações sobre maneiras de otimizar seus projetos e obras!

No site da Portobello você ainda encontra os melhores revestimento para a área de piscina, além de inúmeros outros produtos para te inspirar. Até mais!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *