23.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Elegância é um dos pontos fortes do porcelanato carrara (Projeto: M² Arquitetura)

Porcelanato carrara traz beleza do mármore com muitos outros benefícios

calendar-blank-line
23.09.2023
Confira as vantagens do porcelanato carrara, inspire-se com as possibilidades de uso e conheça produtos que reproduzem este mármore clássico
minutos de leitura

Quando se trata de escolher os materiais perfeitos para o seu projeto, a variedade é enorme. Entre tantas opções, o porcelanato carrara surge como uma alternativa para quem busca a beleza do mármore, mas com melhor custo-benefício.

Sem falar em outras vantagens próprias dos revestimentos cerâmicos, como facilidade de limpeza, resistência e durabilidade. Tudo isso com uma reprodução fiel à matéria-prima natural, que é um verdadeiro clássico na arquitetura e na decoração.

Se você está à procura do revestimento ideal, continue a leitura deste artigo para descobrir por que o porcelanato carrara pode ser a sua melhor escolha!

O que é porcelanato carrara?

Escritório visto de cima, com piso em porcelanato carrara, cadeira preta e mesa cheia de objetos
Visual clássico do porcelanato carrara é perfeito para uma decoração atemporal (Projeto: Portobello)

O mármore carrara é uma pedra natural de origem italiana, conhecida por sua beleza atemporal, com veios suaves que dão um toque de elegância a qualquer ambiente.

No entanto, o mármore é um material poroso e delicado. Por isso, requer manutenção constante para evitar manchas, riscos e danos. É aí que o porcelanato carrara entra em cena.

Ele é uma reprodução fiel do mármore carrara, feita a partir de matérias-primas mais sustentáveis, como a argila, o que garante alta qualidade.

O porcelanato carrara captura perfeitamente a aparência do mármore. Isso é possível por meio de processos avançados de impressão digital, que reproduzem até mesmo a textura do material natural.

Entretanto, apesar do visual extremamente semelhante, o porcelanato traz diversos outros benefícios, como veremos mais à frente.

Portanto, você pode desfrutar da beleza do mármore sem se preocupar com manutenção constante, tornando-o uma escolha inteligente e prática para espaços residenciais e comerciais.

Leia também:

Quais são as vantagens do porcelanato carrara em relação ao material natural?

Loft em estilo industrial, com materiais como mármore, concreto, madeira, vidro e metal, em tons neutros
Reprodução do mármore em porcelanato traz vantagens como resistência e praticidade (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Ao optar pelo porcelanato carrara, você aproveita uma série de benefícios em relação à matéria-prima natural. Confira os principais na sequência.

  • Durabilidade. O produto é resistente a riscos e desgastes, mantendo a sua beleza por muitos anos, tal como o mármore.
  • Resistência. Ele resiste a manchas, produtos químicos e impactos. Portanto, é ideal até para áreas de alto tráfego.
  • Custo-benefício. O mármore é um material natural que, muitas vezes, encarece a obra. Se a ideia é buscar alternativas de qualidade, o porcelanato ajuda a manter o orçamento.
  • Baixa absorção de água. É essa característica que dificulta que ele manche. Por isso, o revestimento é perfeito para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.
  • Facilidade de limpeza. Requer apenas uma vassoura macia e um pano umedecido em água. Caso seja necessário, é possível diluir um pouco de detergente neutro em água para uma higienização mais pesada.
  • Variedade de formatos. O porcelanato carrara está disponível em formas e tamanhos diversos. Dessa maneira, dá para contar com uma infinidade de possibilidades de design e paginação.
  • Diferentes acabamentos. Você pode escolher entre superfícies naturais ou polidas, dependendo do estilo que deseja para o seu espaço. Isso também permite o uso em vários ambientes, incluindo áreas molhadas, como o box do banheiro.
  • Sustentabilidade. O processo de fabricação do porcelanato carrara é mais sustentável do que a extração do mármore. Portanto, o material contribui para a preservação do meio ambiente.

Como usar o porcelanato carrara na decoração?

A versatilidade do porcelanato carrara permite que ele seja usado de diversas formas na decoração da sua casa. Selecionamos algumas ideias para inspirar você. Acompanhe.

Pisos

Sala de estar vista de cima, com piso em porcelanato carrara e sofás azuis
Acabamento polido é um dos mais comuns no porcelanato carrara (Projeto: Ana Paula Rossetto)

O porcelanato carrara cria um piso deslumbrante em qualquer espaço. Os seus veios suaves adicionam um toque de sofisticação, desde salas até banheiros.

Uma dica é ficar de olho na indicação de uso do fabricante. Afinal, nem todo material pode ser aplicado, a depender do ambiente.

Em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, o ideal é aplicar o porcelanato carrara com acabamento natural. Isso porque ele é menos escorregadio, sobretudo quando entra em contato com a água.

Já em espaços como salas, quartos, corredores e halls, é possível usar tanto revestimento polido quanto o natural. Tudo vai depender do efeito visual desejado para o projeto.

Paredes

Cozinha ampla com ilha e mesa de jantar lado a lado, como se uma fosse continuação da outra
Elegância do mármore carrara pode aparecer em paredes revestidas com porcelanato marmorizado (Projeto: Ubá Arquitetura)

O porcelanato carrara também é aplicado em paredes para criar um visual elegante. Isso pode acontecer, praticamente, em qualquer espaço da casa, como cozinhas, banheiros e áreas de destaque.

Nas superfícies verticais, é possível aplicar tanto o revestimento polido quanto o natural, a depender do resultado esperado.

Em cozinhas, banheiros e outras áreas que tendem a sujar com maior facilidade, uma dica extra é preferir o porcelanato retificado. E isso vale também para o piso.

Como ele tem as bordas ajustadas após o processo de queima da cerâmica, dá para assentá-lo com juntas menores.

O resultado é uma aparência mais uniforme. E, com menos rejunte, há poucas chances para o acúmulo de sujeira, mofo e limo.

Fachadas

Transforme a fachada da casa, do prédio ou da loja com o porcelanato carrara! A sua resistência às intempéries, como o sol e a chuva, o torna uma escolha ideal para o revestimento de áreas externas.

Assim como no caso das paredes internas, em fachadas é possível escolher entre os acabamentos natural e polido.

Balcões e bancadas

Detalhe de área gourmet com porcelanato marmorizado em ilha, churrasqueira e blacksplash
Porcelanato carrara pode ser usado para criar bancadas e balcões (Projeto: Linda Ines Moura)

Balcões e bancadas podem ser não só funcionais, como também muito elegantes com o porcelanato carrara. A sua durabilidade torna o material perfeito para cozinhas e banheiros.

A resistência é um ponto forte. Inclusive, vale destacar que o produto suporta altas temperaturas. Portanto, é possível apoiar panelas e travessas quentes nele.

Painéis

Sala contemporânea e, ao mesmo tempo, clássica, com painel de TV em porcelanato carrara
Detalhes, como painéis, podem ser criados com o porcelanato carrara (Projeto: M² Arquitetura)

Utilize o porcelanato carrara para revestir painéis em salas de estar e quartos, adicionando um toque de textura e elegância aos ambientes.

O material pode ser usado tanto em paredes inteiras quanto em detalhes decorativos. Inclusive, é possível criar uma cabeceira de cama ou um painel de televisão, entre outras possibilidades.

Nichos e prateleiras

Invista em nichos e prateleiras com porcelanato carrara para criar pontos de interesse visual em seus espaços.

Os nichos podem aparecer tanto em salas, quartos e banheiros, sendo funcionais ou decorativos; externos ou embutidos.

O mesmo vale para as prateleiras — que são capazes, até mesmo, de formar estantes personalizadas nos projetos.

Fica ainda mais interessante se a parede for revestida com porcelanato carrara, dando a sensação de continuidade.

Agora, se a intenção for destacar o nicho ou a prateleira, opte por um revestimento contrastante, como um mármore marrom ou preto.

Cubas esculpidas

Inove em banheiros e lavabos com cubas esculpidas em porcelanato carrara, dando uma aparência sofisticada a eles.

Essa é uma maneira de personalizar o projeto, além de garantir o uso de materiais de qualidade para esses ambientes.

Afinal, o porcelanato é bastante resistente. Ainda é bacteriostático — ou seja, não permite a proliferação de micro-organismos em sua superfície.

Escadas

Sala de TV e jantar com escada que dá acesso ao segundo pavimento da casa
Escadas podem usar mesmo porcelanato carrara da sala (Projeto: Ana Paula Rossetto)

Revestir escadas com porcelanato carrara é uma maneira elegante de unir os pavimentos da sua casa. Também nesse caso, é possível usar tanto o revestimento polido quanto o natural.

A escada pode complementar o visual do restante do piso ou formar um contraste. Tudo vai depender das suas preferências e do objetivo do projeto.

Lareiras

Adicione um toque de classe à sua lareira com porcelanato carrara, criando um ponto focal impressionante.

O material é resistente ao calor. Portanto, pode ser usado com tranquilidade para revestir lareiras, levando todo o charme do mármore para esse cantinho da casa.

Quais são os produtos da Portobello que reproduzem o mármore carrara?

Sem dúvidas, o porcelanato carrara é uma escolha versátil e elegante, que é capaz de transformar qualquer espaço.

A sua beleza atemporal e durabilidade incomparável o tornam uma alternativa prática para aqueles que desejam o melhor dos dois mundos: a estética do mármore e a praticidade do porcelanato.

Portanto, se você planeja uma reforma ou construção, precisa conhecer os produtos da Portobello que recriam o mármore carrara com perfeição.

A linha Timeless, que reúne reproduções de mármores clássicos em porcelanato, traz uma opção bastante interessante. Conheça na sequência.

Bianco Carrara

Sala de jantar e TV em tons claros com parede em porcelanato carrara
Porcelanato polido que reproduz mármore carrara é opção da Portobello (Projeto: Heignne Jardim)

Com veios abundantes e marcados, Bianco Carrara é a opção ideal para quem quer um visual imponente.

O revestimento está disponível no formato 30×61 cm, sendo mais indicado para a aplicação em áreas menores. Já o acabamento é polido.

Além do porcelanato carrara, o portfólio da marca traz muitas outras alternativas que unem beleza e qualidade, além de diversos formatos para decorar qualquer tipo de ambiente, como:

Acesse o site da Portobello e confira produtos incríveis!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato carrara traz beleza do mármore c...

Porcelanato carrara traz beleza do mármore com muitos outros benefícios

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite! Só uma pergunta vcs tem um dia marcado para fazer, um evento presencial com lançamentos de grandes formatos, e outras novidades!! Desejo muito marcar presença em um desses eventos!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies