10.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Tipos de porcelanato e suas variações tornam o material a melhor opção para ambientes internos e externos (Projeto: Portobello)

Tipos de porcelanato: quais os melhores para usar em toda a casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.06.2023
Entre os tipos de porcelanato, encontramos variações de acabamento, formato, borda e estampa, por exemplo. Entenda como fazer a escolha certa
minutos de leitura

Graças aos diferentes tipos de porcelanato, é possível levar beleza, resistência e segurança a todos os ambientes. Inclusive atendendo ao desejo de ter o mesmo porcelanato na casa toda.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

No entanto, na hora de escolher um porcelanato, você deve pensar tanto nas questões estéticas quanto nas técnicas. Esse é o caso da resistência mecânica, absorção de água, escorregamento, resistência a manchas e inúmeras outras.

Como cada ambiente tem uma necessidade específica, os tipos de porcelanato variam em suas características.

A Portobello, por exemplo, criou linhas de porcelanato com a mesma reprodução de materiais, mas acabamentos diferentes. Escolhendo o revestimento correto, você pode deixar a casa ainda mais linda e segura.

Entendendo os diferentes tipos de porcelanato

Selecionamos as principais dúvidas sobre os tipos de porcelanato para te ajudar a entender melhor sobre o tema. Nas linhas a seguir, você confere os seguintes tópicos:

  • Quais tipos de porcelanato existem no mercado?
  • Quais os diferentes tipos de acabamento do porcelanato?
  • Quais são as opções de bordas de porcelanato?
  • Como escolher o porcelanato certo?

Quais tipos de porcelanato existem no mercado?

Ao longo desse post você verá os melhores tipos de porcelanato disponíveis e os detalhes de cada um deles. Podemos começar a explicação dividindo esse revestimento em duas categorias:

  • Porcelanato técnico;
  • Porcelanato esmaltado.
porcelanato que reproduz concreto
Clássico e atemporal, concreto em porcelanato pode aparecer em diferentes cores e formatos (Projeto: Portobello)

Porcelanato técnico

Os porcelanatos técnicos são aqueles que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície. Por isso, são conhecidos popularmente como “toda massa”.

Esse tipo de revestimento conta com alta resistência mecânica, sendo mais recomendado para áreas de maior tráfego de pessoas. Entre os exemplos estão varanda, área de lazer ou garagem, quando o acabamento é natural.

Por causa da sua resistência e da baixa absorção de água (menor ou igual a 0,1%), ele também é muito usado em espaços comerciais, como shoppings ou lojas de departamento.

Na Portobello, todas as peças de um porcelanato técnico são retificadas. Isso significa que suas bordas são perfeitamente retas. Com isso, diminui a aparência do rejunte entre as placas.

Portanto, o porcelanato técnico ajuda a dar uma sensação de maior amplitude a um ambiente, pois dá uma impressão de continuidade entre as peças, sem o destaque ao rejunte.

Porcelanato esmaltado

Os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho (estampa) desejado. A indicação técnica para o seu uso é obtida através da superfície, que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate, e o PEI.

PEI é a resistência do esmalte do porcelanato e só serve para esta tipologia. Quanto maior o PEI, mais resistente é o esmalte do porcelanato. Quanto à segurança, é importante ressaltar que os porcelanatos mais brilhantes são os mais escorregadios.

Quais os diferentes tipos de acabamento do porcelanato?

Usar o mesmo porcelanato na casa toda pode implicar ter um ótimo desempenho do produto em um determinado ambiente e um desempenho não tão bom em outro.

A diferença no desempenho pode ocorrer até em um mesmo ambiente como o banheiro, por exemplo.

Nesse local, a área do box tem maior tendência a escorregamento e manchas do que a área de fora. Sobretudo devido ao contato direto com a água e substâncias como xampu, condicionador, sabonetes.

Portanto, dentro dos dois tipos de porcelanato que apresentamos anteriormente, existem algumas variações. É o que chamamos de acabamento. Confira:

  • Porcelanato polido;
  • Porcelanato natural;
  • Porcelanato EXT.

Porcelanato polido

Os tipos de porcelanato com superfície mais lisa são conhecidos como polidos. Após a finalização da massa, as peças recebem um polimento e uma camada de impermeabilizante.

Portanto, todo porcelanato polido é mais liso. Por isso, este tipo de revestimento é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores e quartos.

Eles podem ser usados em outros ambientes. Mas é importante ressaltar que, principalmente quando entra em contato com água, este porcelanato pode se tornar bastante escorregadio.

Se for usá-lo em uma sala que tenha contato com áreas externas, como um hall de entrada ou áreas próximas da piscina ou do parque, use um capacho para evitar escorregões.

Porcelanato natural

A maioria dos tipos de porcelanato, quando tem sua produção quase finalizada, recebe um acabamento com algum material. O esmaltado, por exemplo, leva uma camada de esmalte. Já o polido recebe o impermeabilizante.

O porcelanato natural, como o nome indica, não recebe nenhum acabamento no fim da sua produção, pois ele é, em outras palavras, “neutro”.

Este porcelanato é bastante resistente e pouco escorregadio. Por este motivo, pode ser usado em qualquer área de espaços comerciais e residenciais. 

Ele ainda conta com superfície fosca, sem brilho, o que traz para os ambientes onde é aplicado maior aconchego e conforto.

porcelanato que reproduz mármore
Em versão natural, porcelanato marmorizado também pode ser usado no piso do banheiro (Projeto: Portobello)

Porcelanato EXT

Indicado para áreas externas, como terraços e rampas, e que também tenham frequente contato com água, esse é um dos tipos de porcelanato com superfície abrasiva. Portanto, é resistente ao escorregamento.

De certa forma, o porcelanato EXT é como se fosse uma versão mais parruda e resistente desse tipo de revestimento.

Para começar, ele é altamente resistente à abrasão, então sua durabilidade é muito grande. 

Apesar disso, não é indicado para fachadas e paredes externas por conta da limpabilidade. Afinal, quando o coeficiente de atrito é mais alto, fica mais difícil de remover a sujeira.

Em segundo lugar, ele tem resistência ao escorregamento. Isso o torna ideal para áreas descobertas, como piscinas, varandas ou escadas externas. Além disso, também é impermeável, o que faz com que ele não manche com facilidade.

Basicamente, esse é um dos tipos de porcelanato que é muito versátil. Portanto, pode ser aplicado em vários ambientes, embora ele seja sempre usado no exterior da casa.

Quais são as opções de bordas de porcelanato?

Na hora de escolher entre os tipos de porcelanato disponíveis, você também pode se deparar com a especificação sobre as bordas. De maneira geral, os porcelanatos podem apresentar duas variações nas bordas:

  • Porcelanato bold; 
  • Porcelanato retificado.
tipos de porcelanato com borda retificada
Porcelanato retificado permite a aplicação com menos rejunte (Projeto: Portobello)

Porcelanato bold

Esses são aqueles tipos de porcelanato que não sofrem nenhum tipo de corte após o seu processo de produção. Portanto, suas bordas são arredondadas.

Quando saem do forno, as peças podem apresentar pequenas variações, que são parte do resultado natural desse processo.

Por isso, o porcelanato bold requer um espaço maior entre as peças, para que essas diferenças não fiquem aparentes. Ou seja, será necessário usar uma junta maior e preencher com mais rejunte.

Como não tem um resultado final muito elegante, esse tipo de borda não tem sido muito usada atualmente.

No entanto, para quem quer um visual mais rústico ou vintage, pode ser interessante apostar no porcelanato bold.

Porcelanato retificado

Já no caso do porcelanato retificado, suas bordas são cortadas com discos de diamante para que fiquem exatamente do mesmo tamanho.

Com as peças padronizadas, dá para usar juntas menores e, consequentemente, menos rejunte. O visual com as placas mais próximas é uma das formas de fazer os espaços parecerem maiores.

Além disso, usar menos rejunte ajuda na hora da limpeza. Sobretudo em ambientes externos ou molhados, escolher entre os tipos de porcelanato retificado vai ajudar a evitar mofo ou limo, por exemplo.

Leia também:

Como escolher o porcelanato certo?

Com tantos tipos de porcelanato disponíveis, algumas pessoas sentem dificuldades na hora de selecionar a opção correta para as reformas ou construções. Isso é natural: são tantas alternativas que pode ser estressante escolher.

Mas não precisa ser assim. Afinal, o fato de haver vários tipos de porcelanato e muita variedade de design e estilo deveria deixar a reforma mais fácil.

Para isso, basta manter em mente algumas diretrizes sobre a escolha de porcelanato. Não sabe como? Nós listamos as principais dicas abaixo. Siga a leitura!

Considere o local da aplicação e a segurança

tipos de porcelanato no piso e bancada
Diferentes tipos de porcelanato podem ser usados tanto no piso quanto nas paredes, em bancadas e outros móveis (Projeto: Portobello)

É seguro presumir que na vasta maioria das decisões que você toma na reforma ou construção, você pensa na segurança da família em primeiro lugar. 

Por exemplo, você nunca instalaria uma escada sem corrimão na residência em que o projeto será efetivado, certo?

Com o porcelanato, é a mesma coisa. Em primeiro lugar, vem a segurança e os riscos que a peça errada pode trazer para o dono da casa.

Como vimos até aqui, os diferentes tipos de porcelanato permitem a aplicação em todas as superfícies. Tudo isso garantindo a segurança necessária. No entanto, você precisa saber exatamente qual escolher.

O fato de ser técnico ou esmaltado, além das diferenças entre as bordas, não interfere muito nesse caso. Geralmente, a escolha vai de acordo com o objetivo estético, por exemplo.

Contudo, é importante se atentar ao acabamento. Em áreas externas ou piscinas, o piso precisa ser EXT. Já fachadas e muros podem receber outros tipos de porcelanato. E isso, inclusive, facilita na limpeza.

Já ambientes internos podem receber porcelanato polido ou natural no piso. Lembrando que áreas cobertas, como varandas, e ambientes molhados precisam do acabamento natural para evitar o escorregamento.

Nas paredes internas, móveis e outros detalhes internos, é possível usar tanto o porcelanato polido quanto o natural.

Para deixar mais clara essa versatilidade, listamos algumas das possibilidades de aplicação dos diferentes tipos de porcelanato:

  • Piso de ambientes internos, externos, secos ou molhados;
  • Bancada, balcão e mesa;
  • Cabeceira de cama;
  • Painel de TV;
  • Rodabanca;
  • Cabeceira;
  • Prateleira;
  • Fachada;
  • Paredes;
  • Escada;
  • Rodapé;
  • Piscina;
  • Soleira;
  • Lareira;
  • Nicho;
  • Teto.

Pense na manutenção e limpeza

diferentes tipos de porcelanato na parede e no piso
Limpeza dos diferentes tipos de porcelanato é simples (Projeto: Portobello)

Não importa qual escolha você fizer entre os tipos de porcelanato. É preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza para preservar a durabilidade e a beleza das peças.

A limpeza diária do porcelanato é relativamente simples. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens desse material.

No dia a dia, use uma vassoura com cerdas macias para tirar a maior parte da sujeira. Isso é importante para não riscar a peça. Afinal, os tipos menos resistentes à abrasão, como o polido, esmaltado ou acetinado, são os mais vulneráveis, nesse caso.

Depois, pegue uma colher de sopa de sabão ou detergente neutro e dilua em cinco litros de água. Molhe um pano ou esponja nessa solução e passe no porcelanato. Para finalizar, seque tudo com um pano limpo e pronto.

Já para limpezas mais pesadas ou em momentos específicos (como no pós-obra), é necessário seguir algumas orientações do fabricante. 

Para não haver dúvidas quanto à realização dessa tarefa, criamos este post especial com dicas de como limpar porcelanato.

Leve em conta o estilo do ambiente

O piso da casa é especialmente importante pela função que exerce, claro. Mas isso não significa que ele não seja relevante para a decoração do ambiente. Pelo contrário: é de extrema importância!

É por isso que o porcelanato tem ficado mais e mais popular nos últimos anos: esse material permite alta customização e diversos modelos, com muitas cores, padrões e desenhos para deixar a casa muito mais bonita.

Existe no mercado uma ampla variedade de modelos, e até porcelanatos que reproduzem materiais naturais. Assim, criam efeitos bem bonitos em cada ambiente e ainda ajudam a tornar os espaços mais aconchegantes.

Afinal, graças à tecnologia de impressão digital, é possível obter efeitos muito parecidos aos materiais naturais. Tanto na aparência quanto no toque, com texturas que fazem toda a diferença na decoração.

O segredo é harmonizar a peça escolhida com o restante da decoração. Entre as principais opções de “estampas”, estão as que listamos na sequência.

Madeira

porcelanato que reproduz madeira
Porcelanato amadeirado traz aparência muito parecida com o material natural (Projeto: Portobello)

O porcelanato amadeirado é uma forma mais prática e sustentável de ter esse material na decoração. Permite escolher entre diferentes cores e espécies, inclusive aquelas raras ou em extinção.

Assim, é possível ficar livre da manutenção frequente que a madeira natural requer. Sem falar que os diferentes tipos de porcelanato permitem a aplicação até em áreas externas, inclusive formando um deque no entorno da piscina.

Mármore

Outra matéria-prima natural que tem reprodução fiel em porcelanato é o mármore. Ele mantém sua aparência sofisticada e ainda garante a boa durabilidade e resistência.

É possível encontrar a reprodução de diferentes tipos desse material, indo desde os clássicos até os mármores coloridos, por exemplo.

Pedra

porcelanato que reproduz pedra
Reprodução de pedra em porcelanato torna a manutenção da superfície mais simples (Projeto: Portobello)

No caso do porcelanato que reproduz pedra, ele traz benefícios semelhantes à madeira. Afinal, o revestimento cerâmico é mais fácil de limpar e manter. Sem falar que é mais sustentável e pode ter um custo-benefício melhor.

O porcelanato com aspecto de pedra é bem parecido com o material natural e pode interpretar superfícies que vão das mais trabalhadas e claras até aquelas mais rústicas.

Concreto

O concreto em porcelanato é alternativa certa para quem está atrás de uma decoração rústica ou industrial.

Além disso, pode aparecer em projetos contemporâneos e modernos. Ou seja, é um dos tipos de porcelanato bastante versáteis.

Entre as principais vantagens de preferir a cerâmica ao concreto ou cimento queimado está a maior resistência e a facilidade de limpeza.

Decorado

porcelanato decorado na parede
Estampas podem ajudar a levar personalidade aos ambientes (Projeto: Martin Corullon)

Outro destaque entre os principais tipos de porcelanato é o decorado. Ou seja, aqueles modelos com estampas de diferentes tipos e estilos.

São ótimos para formar paredes personalizadas, ou mesmo para aplicar em um piso cheio de estilo e autenticidade.

Pode trazer diferentes padrões como geométrico, abstrato, floral ou orgânico, por exemplo.

Destonalizado

porcelanato destonalizado
Revestimentos com diferenças entre tons são bons para projetos autênticos (Projeto: Portobello)

Quanto aos revestimentos destonalizados, são aqueles que apresentam uma variação de tons da mesma cor, de forma intencional.

Como essa variação de tonalidade é limitada, proporciona uma superfície harmônica e única.

Preste atenção ao tamanho da peça

Existem tipos de porcelanato de todos os tipos nos mais variados tamanhos. Algumas peças são grandes, com 120x120cm. Nesse caso, são conhecidas como Lastras. Já outras são bem menores, chegando a ter 30x60cm, por exemplo.

Como selecionar o tamanho ideal do porcelanato? Vai depender de onde ele será aplicado, claro. Um ambiente menor, como um quarto ou uma sala de um apartamento pequeno, não deve receber um porcelanato grande no chão.

Isso porque esse piso daria a impressão do cômodo ser ainda menor do que ele realmente é, além de ser necessário cortar algumas peças para encaixar no chão, o que gera desperdício e não dá um acabamento legal.

Por isso, em ambientes pequenos, o ideal é usar porcelanato de formatos menores. Já em lugares mais amplos, uma peça de 120x120cm fica excelente.

Leve em conta a qualidade do material

piso de porcelanato cinza
De maneira geral, porcelanato é material de qualidade, resistente e durável (Projeto: Portobello)

O piso é parte importantíssima de cada ambiente da casa. Afinal, é onde se passa o maior tempo. Sem falar que as pessoas pisam com diferentes tipos de sapatos.

Há ainda que se considerar o peso dos móveis, que provavelmente serão arrastados por aqui e por ali durante os anos.

Se uma das peças quebrar, você terá uma grande encrenca nas mãos. Em primeiro lugar, porque terá dificuldades de encontrar um substituto com a mesma cor. Muitas vezes, há contraste de tonalidade em diferentes lotes do mesmo modelo. 

Em segundo, porque terá de fazer uma reforma não planejada na casa novamente.

Por isso, vale a pena lembrar que, em muitos casos, o barato pode sair muito caro. Prefira escolher um porcelanato de qualidade, feito com bons materiais e de uma marca confiável. Isso poupará problemas no futuro.

Conheça os diferentes tipos de porcelanato da Portobello

A Portobello é a maior marca de revestimentos cerâmicos da América Latina e oferece muitas opções para decorar a casa.

Sua especialidade é o porcelanato, que apresenta grandes formatos, superfície uniforme e uma aparência elegante. Conheça algumas das principais opções na sequência.

Mineral é opção de porcelanato técnico

pisco com porcelanato técnico
Linha da Portobello traz porcelanato técnico neutro e atemporal (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

A Linha Mineral sintetiza o Pantone básico da Portobello. Atual e urbana, a linha é ideal para compor ambientes de todos os estilos, com diferentes materiais, unindo funcionalidade com elegância e sofisticação.

Os produtos da coleção são tecnicamente adequados para todas as áreas da casa. Contudo, funcionam melhor em áreas externas — como a garagem, calçada, varanda ou churrasqueira. Mas também trazem refinamento para a cozinha, banheiro, sala ou quarto.

Borghini Viola é porcelanato esmaltado que reproduz mármore

borghini viola é um tipo de porcelanato esmaltado
Diferentes estampas podem aparecer em superfície de porcelanato esmaltado (Projeto: Portobello)

Da linha Unique, que traz mármores cheios de personalidade, Borghini Viola é a reprodução de uma pedra branca entre as mais clássicas e raras.

Sua inspiração vem da Itália, em um território pequeno, mas repleto de cavas com mármores brancos. Eles se apresentam de formas diferentes, graças à ação da natureza, que vai desenhando veios e cores em suas superfícies.

Na superfície esmaltada de Borghini, veios orgânicos se apresentam em formas arredondadas. Eles trazem uma tonalidade semelhante ao vinho, chamada de burgundy. Assim, enche os espaços de sofisticação.

Alpissimi tem acabamento polido e elegante

alpissimi é um tipo de porcelanato polido
Ideal para ambientes internos e secos, porcelanato polido confere elegância ao projeto (Projeto: Portobello)

Um ótimo exemplo de superfície polida são os porcelanatos marmorizados. Afinal, esse material geralmente é brilhoso, ainda que também possa aparecer em versões com acabamento natural e EXT.

No caso de Alpissimi, é a reprodução do mármore do Vale d’Aosta. Traz a combinação do verde intenso com veios brancos e pretos que passeiam pelo grande formato das peças.

Considerado uma joia das superfícies minerais, é ideal para uma decoração autêntica e exclusiva.

Creta, com acabamento natural, é ideal para áreas molhadas

creta é um tipo de porcelanato polido
Menos escorregadio que o polido, porcelanato natural pode ser usado até em banheiros (Projeto: Portobello)

A linha Creta reúne produtos com tonalidades naturais, inspiradas na paisagem mediterrânea da ilha de mesmo nome, na Grécia.

Portanto, são tipos de porcelanato para transformar o básico em extraordinário. Suas cores trazem matizes cromáticas em variação quase aquarela da técnica do cimento artesanal pigmentado.

Com isso, provoca um jogo de escalas que é arrojado e demonstra personalidade forte em qualquer ambiente interno. 

Afinal, seu acabamento natural permite a aplicação tanto em pisos quanto em paredes, seja de áreas secas ou molhadas, como o box do banheiro.

Superquadra tem versão EXT para usar do lado de fora

tipo de porcelanato EXT
Por ter resistência ao escorregamento, porcelanato EXT é ideal para usar do lado de fora (Projeto: Hr Arc Arquitetura e Interiores)

Ideal para a aplicação em áreas externas, a linha Superquadra traz ainda a versão natural. Portanto, é ideal para projetos in and out, em que se usa a mesma superfície dentro e fora de casa.

O produto traz linhas livres e orgânicas que formam desenhos contemporâneos. Assim, atualiza o conceito de ladrilhos tradicionais.

Sua superfície traz ainda movimento de tons com pequenos pontos que são impressos de forma aleatória pelo ferro da fôrma do produto.

Como deu para ver, são muitos os tipos de porcelanato. Cada um com suas particularidades e indicado para um ambiente diferente da casa. Alguns até podem ir na parede! O que todos têm em comum é que são ideais para a sua obra.

Agora que você já sabe como escolher um bom revestimento para o seu projeto, acesse o site da Portobello e encontre diferentes tipos de porcelanato!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tipos de porcelanato: quais os melhores para ...

Tipos de porcelanato: quais os melhores para usar em toda a casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Equipe Portobello, gostaria da ajuda de vocês, pois estou construindo e gostaria de colocar nos banheiros o Travertino Bianco, posso fazer essa aquisição?. Grato e no aguardo

  2. Colocamos porcelanato acetinado em todo nosso apto, antes de fazer a limpeza com água e detergente neutro,podemos passar aspirador de pó?

  3. Olá! Me venderam Elegance White 45×45 bold acetinado como não sendo esmaltado, e pelo que vi todos da linha essencial são. Por favor tire minha dúvida brevemente! abraços Ana

  4. Ola! Uma peça do porcelanato da minha sala lascou, como faço para recuperar a peça sem ter que trocar?

  5. Olá, Gostaria de colocar o mesmo porcelanato na casa toda, (sala, cozinha, quartos, banheiros). Não gosto de porcelanato polido. E penso em colocar tudo branco. O que sugere?

  6. Qual porcelanato usar em um terraço, hall de entrada e garagem? Pensei no Porcelanato Gavea bege, ele pode ser usado nesses locais?

  7. porque não encontro no site da portobello nada a respeito da linha elegance white bold preciso da especificação e caracteristica

  8. Boa tarde, irei trocar o piso de minha residencia e gostaria de saber qual o porcelanato e rejunte, que me indicam para residencia. Obrigada

  9. Tenho uma área de serviço e cozinha integradas num espaço muito pequeno (1,65mx4,60m); qual seria o tamanho ideal para porcelanato para esta área?

  10. Olá Paulo
    Um porcelanato com formato 60×60 e superfície natural (para evitar escorregamento)pode ser uma boa opção.
    Temos bons produtos nas linhas: Marmi, Bauhaus, Universal Collection, Essencial, Pietra D`agliano, Marmo di Venezia, Pietra di Vermont, Mineral, Galleria D`arte, Bauhaus, Brava, Progetto, D`ampezzo, Broadway, City e Limestone.
    Veja nossos produtos no site: http://www.portobello.com.br

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  11. Olá, Clarice!
    A escolha de porcelanato deixará sua residência muito bonita e cheia de charme.
    Você pode revestir todos os pisos de sua casa com nossos produtos. Pensando em situações como esta é que a Portobello criou produtos que tem diferentes superfícies.
    O mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext etc.
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande abraço.
    Equipe Portobello

  12. Olá, Rose.
    No site você encontrará as especificações na Linha Essencial, como MARMORE BIANCO BOLD, o produto recebe o nome de Elegance White Bold em grandes Home Centers.
    Um grande abraço!
    Equipe Portobello

  13. Olá. Gleison!
    Você pode revestir todos os pisos de sua casa com nossos produtos. Pensando em situações como esta é que a Portobello criou produtos que tem diferentes superfícies.
    O mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext etc.
    Para terraço, hall e garagem indicamos produtos com o acabamento natural ou EXT por serem espaços de maior tráfego,
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande abraço.
    Equipe Portobello

  14. Olá, Valdomiro!
    No dia a dia você pode usar vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas. Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro e para limpeza pesada use CIF saponáceo cremoso.
    Indicamos sabão neutro, Veja Cloro Ativo, Assolam em pó com cloro, CIF, detergente (neutro). Não exagere na quantidade de detergente. Não use produtos aditivados com flúor.
    Todos os produtos devem ser diluídos em água, usados em suas versões neutras e aplicados com pano umedecido.
    Após esses procedimentos passe somente água limpa e seque o piso. Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixa a solução de detergente e água agir sobre o piso por alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias. Não utilize palhas de aço ou produtos similares.
    Não indicamos: todos aqueles que contêm flúor e seus derivados, ácidos (principalmente o ácido fluorídrico).

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  15. Olá, Cristiane!
    O branco vai ficar muito bonito!
    Pensando em situações como esta é que a Portobello criou produtos que tem diferentes superfícies.
    O mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  16. Olá, Ana!
    Nós não entendemos sua dúvida.
    Você poderia, por favor, nos explicar novamente?

    Abraços!
    Equipe Portobello

  17. Olá, Ivone.
    Não há nenhum contra indicação ao uso de aspirador de pó, mas sugerimos ter cuidado para não bater com a ponta no revestimento.
    Mas você pode usar tranquilamente!
    No dia a dia você pode usar vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas. Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro.
    E para limpeza pesada use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso, ou Veja Cloro Ativo.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  18. Olá, Alexandre!
    O Travertino Bianco é um produto com muita saída e muito belo!
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Na churrasqueira ele pode ser usado somente na parte exterior da mesma!
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  19. Olá, Alexandre!
    O Travertino Bianco é um produto com muita saída e muito belo!
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Na churrasqueira ele pode ser usado somente na parte exterior da mesma!
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  20. Olá, Eloísa!
    O produto pode ser usado na casa toda, http://www.portobello.com.br/produtos/ecowood/ecowood-freijo-22-5×90-ret#page=1&limit=20

    Depois do assentamento você deve realizar a limpeza pós obra.
    Você pode adquirir Clean Max Portokoll e aplicar conforme escrito na embalagem. Este é um procedimento especifico e precisa ser feito somente uma vez para retirar resíduos como esta cera protetora que vem nele resto de cimento ou rejunte que fiquem sobre o piso. Este produto você encontra nas principais lojas de materiais de construção da sua cidade.

    No dia a dia você pode usar vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas (somente a parte amarela!!). Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro. E para limpeza pesada use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso, ou Veja Cloro Ativo.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  21. Olá, João!
    O uso de soleiras está mais relacionado a mudança de produto e ambiente e este não é o seu caso. Lembrando que o que deve prevalecer é o gosto pessoal, afinal, nosso lar deve ser um ambiente único.
    Estamos a disposição!
    Equipe Portobello

  22. Olá, Marcelo!
    O PEI de um produto está ligado a camada de esmalte em sua superfície, o Domus não é um produto esmaltado, por isso não possui PEI.
    Porém, o Domus se trata de um porcelanato de alta qualidade, sua indicação está correta!

    Estamos a disposição,
    Equipe Portobello

  23. Olá, Felipe!
    Para escadas não indicamos porcelanato polido devido ao risco de escorregamento.
    Opte por porcelanato do tipo gradino, eles não escorregam e tem acabamento ideal para escadas.
    Para o acabamento das bordas, sugerimos você entrar em contato com uma de nossas lojas Portobello Shop! Os arquitetos e atendentes poderão trabalhar juntos com você para encontrar um solução!
    Nesse endereço você encontra as lojas mais próximas de sua região, e os contatos também: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  24. Olá, Gisele!
    Existem porcelanatos que podem sim ser colocados revestindo as paredes.
    Você pode colocar porcelanatos na parede desde que se aplique uma argamassa colante apropriada para o assentamento e sejam respeitadas as normas de assentamento. Atualmente o uso de materiais que imitam madeiras, pedras slates tem sido muito empregados em paredes, painéis etc. conferindo melhor estética.
    Não podemos lhe garantir se não há restrições para o produto que vocês compraram, pois não sabemos as especificações técnicas.

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  25. Olá, Gizele!
    Parabéns pela casa! Temos certeza que ficará linda 🙂
    Seguinte, alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Por isso, indicamos os porcelanatos polidos somente para ambientes como: quartos, corredor e salas.
    Para ambientes de escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço indicamos o uso de porcelanatos técnicos com superfície natural, estruturado, lapado ou porcelanato esmaltado.
    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!

    O Porcelanato polido após sair do forno recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    O porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato natural, possui aspecto de pedra natural e é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.

    Se precisar de mais informações fique a vontade para nos questionar!

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  26. Olá, Rogério!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  27. Olá, Maria Augusta!
    Seguinte, alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Por isso, indicamos os porcelanatos polidos somente para ambientes como: quartos, corredor e salas.
    Para ambientes de escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço indicamos o uso de porcelanatos técnicos com superfície natural, estruturado, lapado ou porcelanato esmaltado.
    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!

    O Porcelanato polido após sair do forno recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    O porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato natural, possui aspecto de pedra natural e é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.

    Se precisar de mais informações fique a vontade para nos questionar!

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  28. Olá, Paulo!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  29. Olá, Simone!
    A escolha da soleira é muito pessoal, porque reflete o seu estilo!
    Se você deseja um ambiente mais clean, opte por cores mais claras ou mais próximas do branco.
    Se você quer um efeito diferente, escolha uma reprodução de madeira em porcelanato, ficará diferente e aconchegante!

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  30. Olá, Luis!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  31. Olá, Rogério!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  32. Olá. Vilce!
    Olá, Rosana! Os porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos, escorregamento, absorção de água etc… Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala (como você questiona) e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes. Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você. Continuamos a disposição, Grande abraço!

  33. Olá, George!
    Seguinte, os porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos, escorregamento, absorção de água etc… Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos.
    Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.

    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição.
    Grande abraço!

  34. Olá, Viviane!
    Então, os porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos, escorregamento, absorção de água etc… Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala (como você questiona) e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.

    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop já com essa informações em mãos!
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição, Grande abraço!

  35. Olá, Fernando!
    Bom, como você já viu nesse post do Blog, é possível usar o mesmo “desenho e cor” do porcelanato na casa toda, mas cada ambiente tem um produto com o acabamento indicado.
    Nossa sugestão é escolher um revestimento mais claro, para não pesar os ambientes e dar uma sensação de amplitude para o espaço!
    Você pode dar uma olhada nas nossas galerias de ambientes para se inspirar!
    Temos uma área de cozinhas, salas, quartos… Veja aqui: http://www.portobello.com.br/pt-BR/ambientes/index/191151

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  36. Olá, Taisa!
    Como em um restaurante um número grande de pessoas frequentando (tomara!) aconselhamos a utilização de um porcelanato natural ou acetinado assim como para varanda, outras áreas externas ou molhadas da casa. Deste modo o restaurante ficará mais seguro contra escorregões e marcas.
    Sugerimos também, dependendo da escolha do porcelanato, que ele também tenha acabamento natural (NAT).
    Você pode ver todas as nossas linhas no site Portobello: http://www.portobello.com.br

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  37. Olá, Thiago!
    Nós adoramos o Bamboo Amendola, é um produto lindo! Mas para você entender melhor, veja bem: os porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos, escorregamento, absorção de água etc… Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.

    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop já com essa informações em mãos!
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição, Grande abraço!

  38. Olá, Marcos!
    Nós não deletamos nenhum comentário, mas pode ter acontecido por engano. Por isso, pedimos desculpas, e estamos a disposição para suas questões!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  39. Olá, Marcos!
    O produto Porcelanato Esmaltado Granilite Cinza é um porcelanato. Os porcelanatos são produtos de excelente característica técnica.
    Como você viu no post, é possível utilizar a mesma “estampa” e “desenho” de um porcelanato na casa toda, cada ambiente tendo um acabamento indicado.
    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  40. Olá, Daniella!
    Existem empresas no mercado que prometem este serviço, porém a qualidade final do polimento não fica bom, pois é necessário abrasionar muito a peça para que o brilho apareça, e polindo o porcelanato in loco pode abrasionar mais um local do que outro, e quando olhar contra a luz aparecerá varias ondas. Quanto a limpeza, é super simples e muito mais fácil de cuidar do que porcelanatos polidos, pode utilizar saponáceo cremoso (tipo CIF) com água. Para limpezas mais profundas, pode utilizar vassouras de cerdas duras. Para limpeza diária, pano úmido. Lembre-se sempre de diluir os produtos em água, nunca coloque um produto de limpeza puro sobre os revestimentos cerâmicos, pois pode causar ataque químico e danificar a superfície do porcelanato. Outro produto que pode ser utilizado é o Clean Max (para porcelanato técnico natural / sem brilho ou esmaltados) da Portokoll. Utilizar a diluição conforme instruções na embalagem.

    Quanto ao uso de porcelanatos polidos em cozinhas, deve-se atentar ao escorregamento e manchamento. Cozinhas são áreas molháveis, e quando utilizado porcelanato polido, pode ocorrer escorregamento. Ao adquirir um porcelanato polido para cozinhas, atente para os seguintes requisitos:

    – Atrito mínimo: 0,3

    – Resistência a manchas mínima: 4

    – Resistência ao ataque químico: HB LA

    Estamos a disposição!
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  41. Olá, Maria!
    Dê preferência aos pisos apropriados para alto tráfego. Eles são mais resistentes a grandes movimentações, veja neste link todas as linhas que a Portobello tem para lhe oferecer: http://www.portobello.com.br/comercial-pesado
    Opte por um porcelanato com superfície natural se sua igreja tiver uma área externa coberta e se for uma área externa descoberta use um porcelanato com superfície EXT, apropriado para ambientes externos.

    Para lhe oferecer idéias concretas, indicamos à você, uma visita a loja Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  42. Olá, Renata!
    Então, os porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos, escorregamento, absorção de água etc… Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio.

    Para limpeza, segue um post super completo com todas as nossas recomendações: http://www.portobello.com.br/portobelloresponde/como-limpar-porcelanato-manutencao-e-limpeza-pesada/

    Mas para lhe oferecer a melhor solução para sua dúvida sobre a cozinha, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop já com essa informações em mãos!
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  43. Olá, Cristiane!
    Veja bem, o mesmo produto, como o lounge off white, pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Aconselhamos usar acetinado ou natural no banheiro (dentro do Box também) para que não fique escorregadio!
    Veja nossa galeria de banheiros para você se inspirar: http://www.portobello.com.br/ambientes/banheiro

    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição.
    Grande abraço!

  44. Olá, Eduardo!
    Cores mais claras realmente deixam o ambiente maior, outra sugestão são produtos com formatos maiores. Menos rejunte também dá mais amplitude para o ambiente.
    Você pode dar uma olhada na nossa galeria de Banheiros Portobello para inspiração: http://www.portobello.com.br/ambientes/banheiro

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  45. Olá, Ana!
    O PEI é a resistência do esmalte, que dignifica que o piso pode ser utilizado em locais de alto tráfego de pessoas e equipamentos leves. O que determina se um piso resiste ao calor, é a resistência ao choque térmico, e todos os produtos da Portobello resistem ao choque térmico.
    Dependendo do calor gerado pelo fogão, é necessário utilizar argamassa colante especial, que resista a temperaturas mais altas, como a UtraFlexível Bi Componente da Portokoll, por exemplo!

    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  46. Olá, Gladson!
    O produto Lime 60×120 Nat RET da linha Bauhaus é um porcelanato esmaltado com acabamento de esmalte natural.
    Este produto recebe uma camada de esmalte na superfície, por este motivo é porcelanato esmaltado.
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  47. Olá, Adriana!
    O fato de aparecer a poeira muitas vezes depende da cor que você escolher!
    O procedimento para a limpeza deles é o mesmo – Para limpeza diária de porcelanatos você deve usar água e sabão neutro.
    Para limpeza pesada recomendamos o uso de saponáceo cremoso da marca CIF ou Assolan, ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água.
    Mas aqui segue um post super completo sobre limpeza de porcelanato para você: http://www.portobello.com.br/portobelloresponde

    Para lhe oferecer idéias de cores e estilos, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  48. Olá, Nilse!
    tudo depende de onde está esta escada. Se for uma escada interna, de uma residência, não há problemas em utilizar o porcelanato do piso na escada.
    Caso esta escassa seja externa, é necessário analisar o revestimento que está sendo instalado no piso, para verificar se este possui as características mínimas para instalação em escadas. Nas escadas externas, deve-se utilizar produtos com coeficiente de atrito maior, para evitar quedas e acidentes.
    Em ambientes internos, não molhados, pode-se utilizar o mesmo porcelanato utilizado para o revestimento de piso, sem problemas.
    Abraços,
    Equipe Portobello

  49. Olá, Marília!
    Para áreas externas aconselhamos a utilização de um porcelanato natural ou acetinado assim como para varanda, outras áreas externas ou molhadas da casa. Deste modo ficará mais seguro contra escorregões e marcas.
    Sugerimos também, dependendo da escolha do porcelanato, que ele também tenha acabamento natural (NAT).
    Você pode ver todas as nossas linhas no site Portobello: http://www.portobello.com.br

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  50. Olá, Wanderson!
    Você tem razão em pensar bem, afinal a cozinha é um lugar muito importante da casa!
    Então, os porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos, escorregamento, absorção de água etc… Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext… Pode usar acetinado ou natural na cozinha para que não fique escorregadio. É o mais indicado!

    Mas para lhe oferecer a melhor solução para sua dúvida sobre a cozinha, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop!
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica. Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  51. Olá, Nara!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Por isso, indicamos os porcelanatos polidos somente para ambientes como: quartos, corredor e salas.
    Para ambientes de escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço indicamos o uso de porcelanatos técnicos com superfície natural, estruturado, lapado ou porcelanato esmaltado.
    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!

    O Porcelanato polido após sair do forno recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    O porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato natural, possui aspecto de pedra natural e é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.

    Se precisar de mais informações fique a vontade para nos questionar!

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  52. Olá, Monara!
    Claro que você pode!
    Fica legal essa ideia de demarcar os ambientes. E na sala algo mais ousado fica muito bonito!
    Você já conhece o super lançamento Jacarandá Pátina? Veja ele aqui: http://www.portobello.com.br/produtos/ecollection/jacaranda-patina-20X120-nat-1
    Como esse produto tem toques de branco, fica interessante essa conversa com os porcelanatos brancos (ou mais claros) que você deseja escolher para os quartos!
    Estamos por aqui! Grande abraço!
    Equipe PB

  53. Olá!
    Os produtos são classificados nas industrias por variações de tonalidades V1, V2, V3 e V4, que define quanto a superfície do produto pode possuir variações de tons e decorados entre as placas, sem perder a caracterização do produto original. Esta classificação por V é a diferença de ton proposital que as peças possuem uma das outras, para que o ambiente fique harmônico.
    Para melhor entendimento, definimos abaixo a descrição para cada V:
    – V1 possuem aparência uniforme, ou seja, não existe variação de tons entre as peças.
    – V2 Possui pouca variação, poderá haver leve destonalização entre as peças.
    – V3 variação moderada, embora as cores presentes numa só peça sejam o indicativo da cor das demais, a intensidade de cores em casa peça pode variar.
    – V4 Grande variação, as peças apresentam uma grande variação de cores. Com o objetivo de obter um efeito estético único, em algumas linhas, as peças poderão ser totalmente diferentes umas das outras.
    Abraço,
    Equipe Portobello Técnica

  54. Olá, Mariane!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…

    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!

    O porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    Para ambientes de escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço indicamos o uso de porcelanatos técnicos com superfície natural, estruturado, lapado ou porcelanato esmaltado.

    Por isso, indicamos os porcelanatos polidos somente para ambientes como: quartos, corredor e salas.

    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.

    Se precisar de mais informações fique a vontade para nos questionar!

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  55. gostaria de trocar o piso da minha cozinha, pois esta todo encardido e arranhado, quero saber e posso colocar o porcelanato em cima do piso sem quebrar,e qual o melhor porcelanato para cozinha

  56. Olá, Marcelo!
    A Portobello não indica o uso de porcelanatos polidos em garagens, não pelo desgaste, mas devido ao baixo coeficiente de atrito que o produto possui.
    Para auxiliar na correta especificação dos produtos, criamos o especificador virtual Portobello, onde você escolhe o ambiente em que deseja revestir, e o aplicativo informa as características que o produto deve ter e ao final, mostra todos os produtos Portobello que possuem tais características.
    Para acessar o especificador, basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br/ ou digitar o endereço no seu navegador.
    Faça sua especificação a vontade, é gratuito e muito fácil de usar.
    Abraço,
    Equipe PB

  57. Olá, Marcos!
    Possuímos em nosso portfólio mais de 2.000 produtos, por isso, para auxiliar na correta especificação dos produtos, criamos o especificador virtual Portobello, onde você escolhe o ambiente em que deseja revestir, e o aplicativo informa as características que o produto deve ter e ao final, mostra todos os produtos Portobello que possuem tais características.
    Para acessar o especificador, basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br/ ou digitar o endereço no seu navegador.
    Faça sua especificação a vontade, é gratuito e muito fácil de usar.

    Outra forma de visualizar nossos produtos e escolher o que mais lhe agrada, é visitar uma de nossas lojas Portobello Shop, que possuem profissionais especializados para auxiliá-la na escolha do melhor revestimento.
    Visite a loja mais próxima e divirta-se com nossas coleções.
    Abraço,
    Equipe Portobello

  58. Olá, Clécia!
    É possível sim utilizar porcelanato para revestir escadas. O tipo ideal depende da escada em que será instalado, se uma escada interna, externa, enclausurada (rota de fuga).
    Para auxiliar na correta especificação de porcelanatos para escadas e outros ambientes, criamos o especificador virtual Portobello, onde você escolhe o ambiente em que deseja revestir, e o aplicativo informa as características que o produto deve ter e ao final, mostra todos os produtos Portobello que possuem tais características.
    Para acessar o especificador, basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br/ ou digitar o endereço no seu navegador.
    Faça sua especificação a vontade, é gratuito e muito fácil de usar.
    Abraço,
    Equipe Portobello Técnica

  59. Olá, Fran!
    O uso de porcelanato é sim indicado para revestir paredes e pisos de banheiros. Todas as linhas de porcelanatos Portobello são testadas com vários agentes manchantes exigidos ou não em norma, e não liberamos produtos que possam ter problemas de manchas. Quanto a manchar devido ao vapor do banho, nunca recebemos reclamações que algum porcelanato tivesse manchado por vapor d’água, podes utilizar sem medo.

    Para auxiliar na correta especificação de porcelanatos para banheiros e outros ambientes, criamos o especificador virtual Portobello, onde você escolhe o ambiente em que deseja revestir, e o aplicativo informa as características que o produto deve ter e ao final, mostra todos os produtos Portobello que possuem tais características.
    Para acessar o especificador, basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br/ ou digitar o endereço no seu navegador.
    Faça sua especificação a vontade, é gratuito e muito fácil de usar.
    Abraço,
    Equipe PB

  60. Olá, Vitor!
    Alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Por isso, indicamos os porcelanatos polidos somente para ambientes como: quartos, corredor e salas.
    Para ambientes de escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço indicamos o uso de porcelanatos técnicos com superfície natural, estruturado, lapado ou porcelanato esmaltado.

    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!

    O Porcelanato polido após sair do forno recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    O porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato natural, possui aspecto de pedra natural e é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.

    Se precisar de mais informações fique a vontade para nos questionar!

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  61. Olá, Edna!
    Obrigada por utilizar nosso canal de dúvidas.
    Há sim a possibilidade de aplicar porcelanato sobre o piso existente, mas para isso é necessário que o revestimento atual esteja totalmente aderido, sem som de oco. Caso tenham som oco e peças soltando, é necessário remover as placas e fazer regularização do piso.
    Temos um Boletim que explica todos os passos para fazer a sobreposição, para solicitar basta enviar um e-mail para [email protected]
    A Portobello criou uma ferramenta para especificar os produtos corretos para cada ambiente, e para escolher o produto que mais lhe agrada, indicamos acessar nosso Assistente de Especificação através do link http://especificadorvirtual.portobello.com.br/ onde escolherá o ambiente dentro de Residencial.
    Escolha e faça sua especificação a vontade.
    Para ir direto no ambiente cozinha, clique no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br//etapas/etapa21/id/15772
    Estamos à disposição em caso de dúvidas.
    Equipe Portobello

  62. Olá, Ricardo!
    Os porcelanatos técnicos não possuem PEI porque não tem esmalte na superfície, e como o teste de PEI analisa o desgaste do esmalte, não temos como realizar este teste. Nos porcelanatos técnicos, caso do Domus, é realizado o teste de abrasão profunda, e nosso produto está de acordo com o que a normativa solicita.
    Para indicação de uso de produto, a Portobello não utiliza o PEI e sim o local de uso. O PEI é muito confundido com qualidade do produto, quando na verdade ele analisa somente o esmalte.
    Com a indicação de local de uso, fica mais claro ao consumidor se determinado produto pode ser aplicado em uma área de grande tráfego de pessoas, por exemplo.
    Atrito é um teste totalmente diferente do PEI, o teste de atrito é para verificar se um produto é seguro para instalação em áreas molhadas por exemplo. Os porcelanatos polidos, caso do Domus, possuem atrito molhado de 0,3, ou seja, não podem ser utilizados em áreas molhadas porque podem causar escorregamento.
    O Local de uso do porcelanato Domus é CL – Comercial Leve, ou seja, trafego mediano de pessoas sem o transito de equipamentos. Áreas comuns de condomínios, lojas sem estoques, corredores de hotéis, etc.)
    Equipe Portobello

  63. Olá, Fabio!
    Para garagem realmente mais indicado a escolha de porcelanatos com acabamentos mais resistentes. Indicamos o uso de porcelanato natural (NAT) e Struturato (STR) que por sua estrutura e tratamento, diminuem essa possibilidade.
    Dica: Evite usar cores muito claras, pois as manchas de pneus são mais visíveis.
    A Portobello possui em seu portfólio muitos produtos que atenderiam sua necessidade, para uma especificação correta disponibilizamos os atendentes especializados em nossas franquias Portobello Shop e grandes Home Centers.
    Há também o canal Engenharia que atende construtoras.
    Nosso serviço de atendimento ao cliente, através do telefone 08006482002, poderá ajuda-lo a localizar a loja mais próxima de você. Também é possível encontrar a loja mais próxima através de nosso site: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  64. Olá, Wanderley!
    A Portobello não indica o uso de porcelanatos no interior de churrasqueiras, fornos e lareira não porque as placas não suportam o calor, mas porque não há argamassa colante que suporte a movimentação térmica.
    O uso de porcelanatos é liberado apenas para o revestimento do exterior de churrasqueiras, fornos e lareiras.
    Abraço,
    Equipe Portobello Técnica

  65. Olá, Matheus!
    Obrigada por utilizar nosso canal de dúvidas.
    A protobello, preocupada com o bem estar de seus clientes, não indica o uso de porcelanato natural em escadas externas. Apesar deste produto possuir coeficiente de atrito molhado igual a 0,4 e ser considerado como produto antiderrapante pela normativa brasileira NBR 13818, este valor de atrito é baixo para usos externos e poderá causar acidentes.
    Para escadas externas indicamos produtos com o sufixo EXT, cujo coeficiente de atrito molhado é 0,6. Lembramos que para obter atrito mais alto é necessário inserir relevos, granilhas ou a mistura dos dois. Quanto maior o coeficiente de atrito, maior será a dificuldade de limpeza, sendo que estes produtos devem ser limpos com vassouras. Superfícies EXT não possibilitam o uso de panos para limpeza.
    Grande abraço!

  66. Olá, Edson!
    Para limpeza diária dos porcelanatos indicamos o uso de detergente neutro. Caso haja necessidade de uma limpeza pesada (cada mês ou conforme necessidade) indicamos o uso de saponáceo cremoso (CIF, Radium).
    Para limpezas pós obra, indicamos o uso do produto Clean Max Portokoll apropriado para o tipo de superfície utilizado, e diluído conforme instruções do fabricante.
    Grande abraço!
    Equipe PB

  67. Olá, Elsa!
    Obrigada por utilizar nosso canal de dúvidas.
    Nas nossas lojas Portobello Shop temos o serviço de projetos, onde o cliente pode visualizar como ficará o banheiro após a reforma, com os produtos escolhidos.
    Quanto ao tamanho de placas para paredes, hoje em dia quanto maior mais elegante. Peças com dimensões 30×60, 30×90 são as mais escolhidas para paredes, mas nada impede de utilizar peças de 60×120 ou então de 100×300.
    Quanto ao porcelanato do piso podes escolher produtos 60×60, 80×80 ou 90×90, porém as peças maiores terão recortes devido ao tamanho do ambiente.
    A Portobello preocupada com a satisfação dos clientes e com a correta especificação dos produtos desenvolveu um aplicativo para auxiliar na escolha do produto certo para seu ambiente, que é o Especificador Virtual, a primeira ferramenta de escolha de revestimentos que contempla as normas da ABNT, ANVISA, MEC, Bombeiros e outras. Experimente http://especificadorvirtual.portobello.com.br
    Equipe Portobello Técnica

  68. Olá, obrigada por utilizar nosso canal de dúvidas.
    A Portobello desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na especificação correta dos produtos de acordo com cada ambiente, que chama-se Especificador Virtual. Esta ferramenta contempla as normas da ABNT, ANVISA, MEC, Bombeiros e outras. Experimente e escolha produto com alto desempenho para o local indicado aliado a estética Portobello http://especificadorvirtual.portobello.com.br
    Equipe Portobello Técnica

  69. Bom dia, Jonhnatas!
    Claro! Para especificação de produtos, aplicação, uso e manutenção ligar para:
    0800 648 2002
    ou mande uma mensagem para o email: [email protected]
    Grade abraço!
    Equipe PB

  70. Olá, Edson!
    Não há restrição alguma em deixar roupas próximas a um armário revestido com porcelanatos. Hoje em dia este produto está sendo muito utilizado para revestir mobiliários.
    Quanto a umidade, se houver infiltração nas paredes recomendamos que seja eliminada para posteriormente aplicar o porcelanato.
    Abraços, Equipe Portobello Técnica

  71. Olá, Ricardo!
    A Portobello desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na especificação correta dos produtos de acordo com o ambiente. É um sistema que engloba normas ABNT, ANVISA, Bombeiros, Mec entre outras. Neste ambiente consegues visualizar os produtos Portobello indicados para garagens e outros ambientes. Acesse e visualize o produto que mais te agrada http://especificadorvirtual.portobello.com.br
    Você encontrará garagem em Residencial – Pisos – Áreas Molháveis (para garagens cobertas) – Garagem residencial.
    Acesse a vontade e escolha o seu porcelanato.
    Grande abraço!
    Equipe PB

  72. Olá, Stephanie!
    A Portobello desenvolveu uma ferramenta para auxliar na correta especificação dos produtos em vários ambientes distintos. Para a escolha dos produtos leva-se em consideração as necessidades do local onde será aplicado e as características do piso. Acesse e encontre o piso que mais lhe agrada http://especificadorvirtual.portobello.com.br
    Lembramos que para manter os porcelanatos brilhantes é necessário a utilização de produtos de limpeza específicos que não causem ataque químico nas peças.
    É possível conhecer nossos produtos também nas lojas Portobello Shop, procure uma mais próxima http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  73. Olá, Elisangela!
    As cerâmicas e porcelanatos são materiais de acabamento, e não possuem propriedades impermeabilizantes.
    Se houver infiltrações nas paredes, antes de assentarmos a cerâmica é necessário verificar onde está a infiltração e tratá-la. Somente após a parede seca e livre de umidade é possível revesti-la.
    Se aplicar cerâmica em uma parede com umidade acarretará problemas maiores como eflorescência e até possível desplacamento.
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  74. Olá, Andreia!
    Para a área externa da lareira, indicamos você optar por porcelanatos com superfície acetinada ou natural. Também é possível aplicar a pastilha que você deseja.
    Ficará muito bonito!
    Um grande abraço
    Equipe Portobello

  75. Olá, José!
    Hoje está em vigor no Brasil a norma de desempenho, NBR 15.575 que determina diretrizes para empreendimentos residenciais no Brasil. Esta norma diz que em áreas molhadas, banheiros e área de serviço, os revestimentos devem ter coeficiente de atrito mínimo igual a 0,4. Este atrito é obtido em produtos sem brilho, sejam esmaltados ou não. Os porcelanatos polidos possuem atrito 0,3.
    A Portobello não indica o uso de porcelanatos polidos em banheiros porque é de conhecimento que este produto escorrega quando molhado e com presença de sabão.
    O ideal para banheiros é o uso de revestimentos com acabamento natural ou esmaltados sem brilho.
    Desenvolvemos uma ferramenta para auxiliar na correta especificação dos produtos, que leva em consideração as normas vigentes para cada segmento de mercado.
    Equipe Portobello Técnica

  76. Olá, Evelin!
    O mais indicado neste caso é um piso com superfície natural. Ele é levemente áspero, sendo suficiente para que o seu cachorro não escorregue, para manter o ambiente limpo e confortável para ele, e fácil de limpar.
    Porcelanatos com superfície polida não são proibidos, só são mais sensíveis a arranhões e manchas. Manter as unhas do cachorro sempre cortadas é uma outra sugestão que podemos dar, além dos procedimentos de limpeza:

    Para limpeza diária de porcelanatos você pode usar vassoura com cerdas macias,ou água e sabão neutro.
    Para limpeza pesada recomendamos o uso de saponáceo cremoso ou em pó das marcas CIF ou Assolan, ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água conforme orientações das embalagens. Se for necessário uma limpeza ainda mais profunda, você pode usar Clean Max da Portokoll. Este produto pode ser encontrado nas principais lojas de materiais de construção.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  77. Olá, Jose!
    O tipo de acabamento indicado para esta área seria o acabamento NAT, pois se indicarmos um produto com acabamento EXT com maior grau de resistência ao escorregamento, a limpeza/manutenção deste piso será mais difícil, principalmente se fizer a escolha de pisos de cores mais claras.
    Att. Equipe Portobello

  78. Olá, Flávia!
    Olá, para escadas residenciais internas, você pode usar porcelanatos naturais e o uso do polido é permitido desde que, a escada não tenha acesso a áreas externas.
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  79. Olá, Elen!
    Para o chão do banheiro os produtos mais indicados são os com acabamento Natural ou Mate, ou seja, os que têm coeficiente de atrito igual a 0,4.
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  80. Olá, Ana!
    Este fenômeno que está acontecendo na sua fachada chama-se Eflorescência. Este é um processo representado pelo depósito de sais, geralmente provenientes da base de assentamento. Tendo umidade o cálcio é levado à superfície pela água, que reage com o dióxido de carbono do ar, em seguida a umidade evapora restando apenas o esbranquiçado da eflorescência.
    Como o revestimento foi assentado com junta seca, o que não é indicado para fachadas, não tem como sanar este problema, o que vocês podem fazer é limpar a fachada com pano úmido, pois cada vez que vocês colocam água em abundancia ou que a fachada é molhada (chuva), a sujeira irá reaparecer.
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  81. Olá Maria, tudo bem? Esperamos que sim!

    Para a limpeza do dia a dia você pode usar vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas. Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro. E para limpeza pesada use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso, ou Veja Cloro Ativo. Não indicamos o uso de água sanitária para limpeza, pois ela possui hidróxidos (potássio, sódio, etc.) em alta concentração que podem causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de 10 minutos.

    Agradecemos o seu comentários e esperamos ter ajudado você!

    Abraços!
    Equipe Portobello

  82. Olá Rebeca, tudo bem?

    Nossos porcelanatos podem sim ser revestidos tanto no chão quanto na parede. Lembrando que as peças com superfícies polidas têm uma aderência menor, então não devem ser utilizadas em áreas molhadas, como no box do banheiro por exemplo.

    Agradecemos o seu comentário.

    Equipe Portobello

  83. Olá Estelita, tudo bem?

    De fato os porcelanatos polidos possuem menos aderência e podem se tornar escorregadios principalmente em espaços úmidos ou molhados como banheiros e cozinhas. Quanto aos quartos e salas não há contra indicação, sendo que o uso da versão em superfície Natural do Avorio di Brescia é uma opção caso não queira correr o risco.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Equipe Portobello

  84. Olá Suellem, tudo bem?

    Essa é uma questão muito pessoal, mas acreditamos que este contraste de cores dê destaque ao ambiente e quebre a monotonia dos tons beges.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Abraços!
    Equipe Portobello

  85. Olá Debora, tudo bem?

    É possível sim utilizar o Ibirapuera Mix no banheiro. Uma dica é optar pela versão para ambientes externos.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Abraços!
    Equipe Portobello

  86. Olá Ângela, tudo bem?

    Todos os nossos porcelanatos são de ótima qualidade, então não precisa se preocupar em relação à resistência.
    Você pode conferir todas as opções visitando o nosso site https://www.portobello.com.br/produtos

    Qualquer dúvida ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello

  87. Olá Gabriela, tudo bem?

    O Porcelanato polido, após sair do forno, recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes). Quanto a questão dos riscos por solas de sapatos, tudo depende do local de uso, assim como o fluxo de pessoas.

    Para mais informações você pode entrar em contato através do telefone 0800 648 2002.

    Abraços!
    Equipe Portobello S.A

  88. Olá Jonatas, tudo bem?

    Indicamos o uso de um porcelanato polido neste caso, pois o mesmo garante beleza através do seu brilho. Como sugestão temos a linha Marmi Classico, com diversas opções que reproduzem a superfície do mármore em porcelanato com grande formato, minimizando o aparecimento do rejunte.

    Confira: http://bit.ly/Portobello-MarmiClassico

    Agradecemos o seu comentário e esperamos ter ajudado você!

    Abraço!
    Equipe Portobello S.A

  89. Olá Hebert, tudo bem?

    Não indicamos tais procedimentos, pois além de danificar o produto acabam anulando a garantia de 5 anos dos produtos Portobello.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição.

    Equipe Portobello S.A

  90. Olá Monica, tudo bem?

    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural e é menos escorregadio que os outros porcelanatos como o polido, por exemplo . Indicamos o seu uso para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais, podendo ser aplicado nos ambientes que você mencionou.

    Esperamos ter ajudado você!

    Abraços!
    Equipe Portobello S.A

  91. Olá Marcos, tudo bem?

    Os porcelanatos podem ser usados na fabricação de bancadas sim! Você pode encontrar mais detalhes sobre este serviço em uma de nossas lojas Portobello Shop.
    Localize a unidade mais próxima no seguinte link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  92. Olá Nilza, tudo bem?

    Indicamos utilizar porcelanatos extrafinos para revestir pisos já existentes.
    Confira neste link algumas opções que oferecemos.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  93. Olá Cristiano, tudo bem?

    A cozinha pede um revestimento mais resistente. Como passou a ser um dos locais mais requisitados da casa, onde se reúnem amigos e familiares, o fluxo de pessoas é maior. Para o chão escolha o porcelanato esmaltado. Fácil de instalar e limpar. Você pode conferir as opções que oferecemos neste link.

    No caso da piscina, nossa indicação é utilizar peças com especificação EXT, pois são menos escorregadios.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  94. Olá Edvaldo, tudo bem?

    Indicamos a você porcelanatos com acabamento natural, pois eles são mais resistentes e menos escorregadios em comparação com os outros modelos.

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  95. Olá Juliana, tudo bem?

    Para atender o desejo de ter o mesmo porcelanato com excelente desempenho em qualquer ambiente da sua casa, a Portobello criou porcelanatos com a mesma estampa e superfícies diferentes. Escolhendo o revestimento correto, você pode deixar a sua casa ainda mais linda e segura. Indicamos conferir as linhas Artsy, Brava e Mineral.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  96. Olá Amanda, tudo bem?

    Para atender o desejo de ter o mesmo porcelanato com excelente desempenho em qualquer ambiente da sua casa, a Portobello criou porcelanatos com a mesma estampa e superfícies diferentes. Escolhendo o revestimento correto, você pode deixar a sua casa ainda mais linda e segura. Indicamos conferir as linhas Artsy, Brava e Mineral.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  97. Olá Cleber, tudo bem?

    Hoje temos em nosso portfólio produtos com dimensões de 60x60cm até 100x300cm e reproduzimos vários materiais essenciais da natureza, como mármores, madeiras, concretos, pedras, metal e cerâmica. Para escolher o produto que agrada a família, indicamos uma visita a uma de nossas lojas Portobello Shop. Visualize a loja mais próxima clicando aqui.

    Agradecemos o seu contato.

    – Equipe Portobello SA

  98. Olá Valeria, tudo bem?

    A questão de combinação entre materiais do piso e parede é muito singular, seguindo a personalidade de cada pessoa. Como dica, o uso da mesma coloração ou tons que se assemelham ajuda a igualar a decoração do ambiente com charme e elegância.

    Esperamos ter ajudado você!

    Abraços!
    Equipe Portobello S.A

  99. Olá Rafael, tudo bem?

    Para lhe oferecer idéias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello S.A

  100. Olá Evaldo, tudo bem?

    Você pode sim utilizar um porcelanato acetinado no chão, apenas não indicamos usar o polido no chão, pois tem uma superfície mais escorregadio.
    Para auxiliar na especificação correta dos produtos para cada cômodo da casa, criamos uma ferramenta denominada Especificador Virtual. Ela contempla as normas da ABNT e deixa o seu projeto mais seguro, prático e funcional.
    Você pode conferi-la no link: http://especificadorvirtual.portobello.com.br/

    Qualquer dúvida ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  101. Olá Eder, tudo bem?

    Para obter uma resposta mais certeira, sugerimos que você visite uma de nossas lojas Portobello Shop. Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Encontre a unidade mais próxima: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Ficamos à disposição!

    Equipe Portobello SA

  102. Olá Taciane, tudo bem?

    Para limpeza diária, você deve varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias e, depois, passar um pano de chão molhado. A solução de limpeza deve conter uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água. Depois, deve secar o piso com um pano seco.

    Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução.
    A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  103. Olá Marina, tudo bem?

    Para atender o desejo de ter o mesmo porcelanato com excelente desempenho em qualquer ambiente da sua casa, a Portobello criou porcelanatos com a mesma estampa e superfícies diferentes. Escolhendo o revestimento correto, você pode deixar a sua casa ainda mais linda e segura. Indicamos conferir as linhas Artsy, Brava e Mineral.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  104. Olá Douglas, tudo bem?

    Sugerimos utilizar porcelanatos com acabamento EXT ou RET nessas áreas, pois são menos escorregadios.

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Portobello SA

  105. Olá Nilson, tudo bem?

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Archtrends Portobello

  106. Olá Tamires, tudo bem?

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Archtrends Portobello

  107. Olá José, tudo bem?

    O local de uso de cada produto define a resistência ao tráfego. Na Portobello trabalhamos com 4 locais de uso para pisos e 3 para paredes, sendo eles: RE – Residencial, CL – Comercial Leve, CP – Comercial Pesado e IU – Industrial Urbano. Nas paredes temos: RI – Revestimento Interno, PE – Paredes Externas e FA – Fachadas.

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima neste link.

    À disposição.

    – Equipe Archtrends Portobello

  108. Olá, Marly!

    O Porcelanato é um produto de excelente qualidades técnicas, porém, suscetível a risco. O maior inimigo do revestimento cerâmico é o quartzo (areia) que poderiam estar na vassoura também, e se não houver cuidados, o risco será uma consequência. Não há garantias contra riscos.

    Qualquer dúvida, ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  109. Olá Vanilda, tudo bem?

    Qualquer porcelanato pode ser utilizado para fazer bancada, tanto esmaltado quanto técnico. Eles são super resistentes ao calor.

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  110. Olá Carl, tudo bem?

    Neste link você encontra revestimentos ideais para o banheiro: https://www.portobello.com.br/produtos/ambientes/banheiros-e-lavabos

    Mas, para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  111. Olá Roseli, tudo bem?

    Agradecemos o seu contato. Não sabemos qual o tipo de prótese a senhora utiliza, para saber se necessita de um revestimento aderente ou algum outro tipo.
    De todo modo, indicamos o porcelanato com acabamento Natural. Temos bastantes opções no site.
    Se ainda ficar com dúvidas, aconselhamos que se dirija a uma loja Portobello Shop, onde algum de nossos consultores poderá lhe atendar.

    – Equipe Archtrends Portobello

  112. Olá Leondres, tudo bem?

    Tanto o porcelanato Portobello Polido quando o Natural, são feitos de impressão digital. O que acontece é que o nosso porcelanato polido é impermeabilizado, por isso não há problemas de manchas. Até porque em uma residência, as chances de isso acontecer são muito pequenas. Mas não existe essa questão de manchar mais fácil.
    O que acontece é que o polido, demanda um pouco mais de trabalho na hora da limpeza e mais cuidado. Já o natural é mais fácil de limpar, sendo mais tranquilo de manter.

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  113. Olá Cristiane, tudo bem?

    Nós indicamos Pietra Lombarda e Gibraltar, você pode conferir mais detalhes através do link: https://www.portobello.com.br/linhas/gibraltar e https://www.portobello.com.br/linhas/pietra-lombarda

    Também convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  114. Olá Paulo, tudo bem?

    Hoje no mercado existem dois tipos de porcelanato. O técnico e o esmaltado. A diferença entre os dois é que o técnico é massa única e o esmaltado recebe uma camada de esmalte na superfície.

    O esmaltado também tem uma absorção um pouco maior, mas é no máximo 0,5% de absolvição de água enquanto o técnico é no máximo 0,1%.

    Dentro desses dois tipos de porcelanatos, existem acabamentos superficiais que a Portobello trabalha. O polido, o natural e o EXT. O polido é o que tem brilho, o natural é o que não tem brilho e pode ser chamado de acetinado e o EXT é o que tem a granilha e relevo e indicado para áreas externas.

    Sobre o mais bonito ou sofisticado, depende muito do gosto e qual efeito ele deseja para o ambiente. E quanto a questão do PEI, atualmente nós não utilizamos mais essa sigla e sim Local de Uso. Então sempre que ele for comprar um porcelanato ele deve olhar isso.

    Para piso: RE (residencial), CL (comercial leve), CP (comercial pesado) e IU (industrial urbano).
    Para paredes: RI (revestimento interno) e FA (fachadas e piscinas).

    Não declaramos mais o PEI, pois era muito confundido com a qualidade da cerâmica.

  115. Olá Maria, tudo bem?

    Entendemos a sua dúvida, mas é uma escolha bastante pessoal. Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  116. Olá Alessandra!

    Tudo bem?

    Pedimos desculpa pela demora em retornar.

    A indicação do produto depende do animal que você tem, depende da alimentação, da urina (quanto tempo ela fica exposta no revestimento). Mas, de maneira geral, os mais indicados são os porcelanatos com acabamento superficial natural.
    Para varandas, a Normativa recomenda qualquer produto, desde o porcelanato polido ou ext. O acabamento natural sempre é uma boa opção!

    Aqui você vai ver algumas opções https://blog.archtrends.com/varanda-gourmet/
    Separamos alguns produtos:
    https://www.portobello.com.br/busca/?q=ecollection+super
    https://www.portobello.com.br/produtos/peggy/porcelanato/andy-cement/60×60-externo/27813
    https://www.portobello.com.br/produtos/les-roches/porcelanato/agata-nacre/60×120-natural/23692

    Obrigado por nos acompanhar!
    Abraços,

    Equipe Archtrends

  117. Olá Josiane!

    Tudo bem?

    Consultamos o departamento de Marketing e Técnico, não temos nenhum produto nessas dimensões.

    Tem alguma outra maneira de ajudá-la?

    Continue nos acompanhando!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  118. Olá Sônia!

    Tudo bem?

    Pedimos desculpas pela demora no retorno, tivemos um pequeno problema.

    Importante explicar que polimento é o acabamento do produto. Já a classificação é outra coisa, ele pode ser técnico ou esmaltado. No técnico a decoração da peça é feita nela inteira por igual, por exemplo, se lascar a decoração continua aparecendo. No esmaltado a massa de preparo é genérica, ela recebe uma camada de decoração em esmalte e depois de queimada passa por um processo de polimento específico para o esmalte.

    O produto pode ser polido ou natural.

    Você deseja produto para qual ambiente? Podemos auxiliá-la?

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  119. Oi Cleo!

    Tudo bem?

    Vai muito da proposta que você quer para o ambiente. O polido tem brilho na superfície e não pode colocar nas áreas molhadas. Já o acetinado pode ser colocado em áreas molhadas (internas).

    Entra no site da Portobello e confere a coleção! Você vai adorar as opções!!!

    Continue nos acompanhando!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  120. Olá!

    Adcea, uma boa opção são os porcelanatos naturais. Vai ser fácil para a manutenção e proporcionar mais segurança para a pessoa idosa.

    Consulte no site http://www.portobello.com.br lá existem várias opções, com reproduções de mármore, madeira, pedra, entre outros.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  121. Olá Sirlene!

    O ideal é que você use porcelanato com acabamento natural. O Gothan com acabamento natural é perfeito para o que você precisa, ele pode ser usado nos dois ambientes.

    Se precisar de mais alguma dica, estamos à disposição!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  122. Olá!

    Claudia, a escolha fica muito de acordo com o seu gosto. O acetinado é muito utilizado, mas você deve optar o que mais te agrada!

    Assim também como o tom. Não se esqueça que no terraço deve ser porcelanato EXT. Você pode se inspirar nas lindas imagens do nosso site, que com certeza irão te ajudar.

    Vamos te mandar e-mail com algumas propostas!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  123. Olá Cleber!

    Tudo bem?

    Você se refere ao PEI? Caso positivo, ele é a resistência da abrasão no esmalte e é o fator que determina o local de uso do produto. Ele é de 1 a 5, sendo 5 o mais resistente, ideal para locais de alto tráfego.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  124. Oi Cristina!

    Você pode usar sim!!!
    Nesse caso, o ideal são os porcelanatos naturais. Entraremos em contato via e-mail para te dar algumas sugestões.
    É interessante que você entre em contato com a loja Portobello Shop mais próxima para conhecer as opções.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  125. Olá Jéssica!

    O porcelanato para sublimação é quando o produto é utilizado para estampas, por exemplo, sabe aquelas estampas em canecas? É desse tipo, como se fosse uma serigrafia.

    Continue nos acompanhando.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  126. Olá Senhor José,

    Tudo bem?

    Temos lindas opções de madeira reproduzida em porcelanato. O ideal é que você use do tipo natural.

    Separamos alguns produtos aqui no link https://www.portobello.com.br/produtos/materiais/madeira

    É interessante que o senhor procure uma loja Portobello Shop mais próxima para poder conferir de perto e receber o atendimento personalizado.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  127. Olá Elifas!

    Pode sim!!! É possível assentar o porcelanato polido nas paredes e depois fazer a instalação.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  128. Olá Romildo!

    Temos várias opções interessantes!
    Conheça os materiais que reproduzimos https://www.portobelloshop.com.br/produtos
    A reprodução em concreto pode ser uma ótima pedida para a sua oficina. Mas, que tal você ir até a Portobello Shop mais próxima? Na loja você pode conferir o porcelanato de perto e ter a assistência completa para o seu projeto.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  129. Olá Jéssica!

    Tudo bem?

    Temos vários produtos que podem suprir seu desejo. Mas, depende muito do seu gosto. Veja no link os materiais que reproduzimos.https://www.portobelloshop.com.br/produtos
    Porcelanatos que reproduzem concreto e madeira são ótimas opções para os seus critérios, além de serem lindos!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  130. Olá Humberto!

    Onde você mora?

    Visite uma loja Portobello Shop mais próxima, lá você irá encontrar várias opções!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  131. Olá, Marcio,

    Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
    Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).

    Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello

  132. Oi Roseli! Tudo bem?

    Lamentamos muito pelo ocorrido. O SAC da Portobello já enviou um email para você para entender melhor a situação.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

  133. Olá, Glaucia!

    Há inúmeras possibilidades com o uso do porcelanato. Que tal você falar com um dos nossos consultores?

    Você pode ligar para o SAC 0800 648 2002 ou entrar em contato com a loja mais próxima de você.

    Vai dar tudo certo!

    Grande abraço,

    Equipe Archtrends Portobello

  134. Olá, Crislei,

    O esmaltado polido não recomendamos instalar no piso do banheiro, pois sim, pode escorregar. Recomendamos o do tipo Natural (acetinado), que é sem polimento. Mas o polido pode ser apenas na parede do banheiro.

    Você pode fazer uma no Archtrends para se inspirar. Acesse aqui.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  135. Olá, Solange,

    Para o piso do banheiro a Portobello recomenda o porcelanato no tipo Natural e não indica a do tipo polido, nem fora da área do box.

    Já na parede pode ser do tipo polido ou natural.

    A Portobello tem um site que você pode filtrar os porcelanatos indicados para banheiro e escolher por tipo de material que ele reproduz. Clique aqui.

    E no Archtrends você pode se inspirar para ver vários ambientes de banheiro co a indicação do nome do porcelanato. Clique aqui.

    Você também pode falar com consultores da loja mais próxima de você. Encontre aqui o contato.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  136. Olá, Marcos,

    A recomendação para áreas externas é que o porcelanato tenha coeficiente de atrito superior a 0,6, encontrado nos nossos produtos com acabamento EXT.
    Outra observação é quanto ao trânsito de pessoas, se é intenso ou não, isso vai determinar o local de uso do produto.
    Para uma especificação assertiva, indicamos acessar o especificador virtual e buscar a calçada que mais se adequa com sua realidade – https://especificadorvirtualshop.portobello.com.br/

    Um grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  137. Olá, João!

    Tem sim Portobello Shop em Campinas. (19) 3295-0010, 19 99976 3793
    Avenida Coronel Silva Teles, 995
    Campinas – SP, 13024001

    Para saber mais lojas que vendem ortobello em Campinas, clique aqui e digite o nome da cidade para ver os endereços e contatos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  138. Olá, Cristina,

    Vai depender bastante de especificação do produto, por exemplo, é possível ter aplicar um porcelanato com acabamento do tipo natural e não apenas do tipo EXT na parede externa.

    O ideal é você falar com nossos consultores ao escolher o produto Portobello que tenha gostado.

    Você tem os contatos? Acesse aqui, digite a cidade para buscar.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

  139. Olá, Letícia!

    Legal! A rodabanca pode ser utilizado qualquer produto, fique à vontade para escolher o design que mais tem a ver com o estilo do ambiente.

    Para bancada de área de serviço e da cozinha, também pode utilizar esses porcelanatos, porém o com acabamento NATURAL são os mais indicados por serem mais resistentes. Mas se mesmo assim preferir o do tipo POLIDO (brilhante), também pode, só precisará um pouco mais de cuidado ao arrastar objetos em cima da bancada.

    Boa obra!
    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies