Menu
Projetos e Obras
Busca
Museu Twist na Noruega (Imagens: Laurian Ghinitoiu)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

The twist, o novo museu na Noruega

17/06/2020

Ao norte de Oslo, uma impressionante estrutura projetada pelo renomado escritório de arquitetura dinamarquês BIG. No post a seguir compartilhamos todos os detalhes do novo museu norueguês que conecta as duas margens do rio Randselva, vem conferir!

Os visitantes da capital norueguesa têm um novo motivo para se aventurar fora da cidade em busca de arte e natureza. O segundo semestre de 2019 marcou a inauguração de uma nova estrutura dentro do Kistefos – um complexo de museus no local de uma antiga fábrica de celulose, agora o maior parque de esculturas ao ar livre da Escandinávia para arte moderna.

Obras do escultor britânico Anish Kapoor, do islandês dinamarquês Olafur Eliasson e da japonesa Yayoi Kusama estão entre as mais de 40 esculturas ao ar livre que os visitantes podem admirar ao passear pelo parque, inaugurado em 1999. O complexo de arte, também conhecido como Kistefos Sculpture Park, já apresentava vários componentes admirados no mundo inteiro, como o Museu Industrial e o salão de arte Kunsthallen, mas a adição do museu The Twist garantiu a atração de diversos novos olhares. A nova construção além de comportar impressionantes exposições de arte, atravessa o rio Randselva em forma de ponte, na cidade de Jevnaker, a aproximadamente 65 quilômetros ao norte de Oslo.

The Twist - Imagem aérea do museu que conecta as margens do Rio Randselva

Imagem aérea do museu que conecta as margens do Rio Randselva (Imagens: Laurian Ghinitoiu)

O projeto de 1.000m² está completamente integrado com o parque e com a paisagem natural, estrategicamente posicionado como um elemento conector. O fundador do escritório de arquitetura BIG definiu a estrutura como uma ponte habitável, que oferece uma nova travessia ao rio.

The Twist - O museu inserido na paisagem do parque de esculturas Kistefos

O museu inserido na paisagem do parque de esculturas Kistefos (Imagens: Laurian Ghinitoiu)

A obra se assemelha a um baralho de cartas. Com uma fachada toda revestida em alumínio, o projeto traz movimento para o parque de esculturas. As torções foram criadas para nivelar as diferentes alturas das margens do rio e criar uma estética escultural distinta. Ao lado de fora, a estrutura em forma de espiral, parece estar curvada, mas olhe atentamente e você verá que a construção ondulante é realmente composta de painéis alinhados, em forma de bastão, todos eles completamente retos.

 

The Twist - Detalhes da fachada do museu

Detalhes da fachada do museu (Imagens: Laurian Ghinitoiu)

A entrada na parte sul do museu possui um caráter monolítico marcado por uma arquitetura com uma altura dupla e sem janelas, criando um espaço imponente chamado de galeria ‘’introvertida’’. Já ao lado norte, a galeria ‘’extrovertida’’, onde o andar é revestido por uma faixa de vidros do chão ao teto. À medida que o vidro é descompactado pela torção, cria uma sala cheia de luz no interior, com vista para o antigo moinho de celulose do parque. A parte vertical sem janelas representa a arte e um ambiente sóbrio, já o espaço iluminado representa a natureza e a luz de uma forma espontânea.

The Twist - Parte interna do museu Twist

Parte interna do museu Twist (Imagens: Laurian Ghinitoiu)

Os elementos que formam a torção são diversas ripas pintadas de branco que mediam a transformação entre os dois espaços. O eixo principal, onde os dois ambientes se encontram forma um elemento claramente em destaque, criando uma terceira sala.

The Twist - Imagem interna das exposições do museu Twist

Imagem interna das exposições do museu Twist (Imagens: Laurian Ghinitoiu)

Gostaram do post? O novo museu Twist estará aberto para visitas entre o dia 24 de maio até 11 de outubro de 2020, podendo haver alteração de horários por conta da pandemia. A arquitetura monumental criada pelo escritório BIG, com certeza merece uma visita, com espaços que além de proporcionar arte trazem as mais diversas sensações e emoções arquitetônicas.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *