Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Terceira idade – Alguns cuidados na decoração, sem abandonar a beleza e o aconchego

26/07/2013

A primeira dica e, talvez, a mais importante, é a colocação de um piso com superfície natural, especialmente dentro de casa. Isso vai evitar escorregões e acidentes.

Em tempos em que idosos conquistam cada vez mais vigor e qualidade de vida, é imprescindível fazer algumas considerações relacionadas à segurança e o conforto dos ambientes. Quando a idade chega, vem junto à falta de visão e mobilidade, por exemplo. Então, mãos a obra para compensar essas limitações físicas e melhorar o projeto de arquitetura.

A primeira dica e, talvez, a mais importante, é a colocação de um piso com superfície natural, especialmente dentro de casa. Isso vai evitar escorregões e acidentes.

Uma sugestão de revestimento para evitar esses riscos são os porcelanatos com superfície natural da linha Mineral da Portobello:

mineral banner

Quanto mais claro o ambiente, melhor. Isso facilita a percepção de objetos ao longo do caminho. Portanto, aposte em cores claras e em iluminação (natural e artificial).

Cores calmas

Cores calmas

Ambientes para Idosos

Já no quarto, não esqueça o interruptor de luz perto da cama, praticamente na altura do colchão para não ter que procurá-lo no escuro, telefone por perto, também é bem vindo.

foto 4

Esqueça os tapetes. Mas se o local for muito frio, escolha tapetes baixo e fixe-os com fitas especiais.

Opte pelas camas convencionais (45 a 50 cm incluindo colchão), isso vai facilitar o cotidiano dos idosos na hora de deitar ou levantar. Iluminação dentro do guarda-roupa é uma boa sugestão. Se não for possível, lembre-se de que o quarto deve ser bem claro, o que já facilita muito.

imagem 6

imagem 5

Colocar cadeira no quarto para facilitar ao idoso calçar meias e sapatos.

Outra dica muito importante são as maçanetas das portas. Escolha as lineares, ou seja, com sistema de alavanca, e com material antiaderente, para evitar que as mãos escorreguem.

imagem 7

imagem 8

E por fim, aposte nos móveis arredondados. Mesas e estantes sem pontas também evitam os imprevistos.

imagem 10

imagem 9

Atenção: nada de criar espaços semelhantes a hospitais! O ambiente deve ser alegre, estimulante e aconchegante.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *