Menu
Projetos e Obras
Busca

(Projeto: AT Arquitetura)

Conteúdo Matérias

Tati Filomeno: em busca da personalização dos ambientes

17/05/2021

A personalização dos ambientes está presente em todos os projetos desenvolvido por Tati Filomeno. Leia o artigo e conheça a arquiteta!

“No momento em que a gente vive, as pessoas buscam cada vez mais ambientes aconchegantes, que tenham a sua cara”, diz a arquiteta Tati Filomeno, que realiza muitos trabalhos no segmento de personalização dos espaços.

Sem dúvida, a pandemia de Covid-19 mudou a forma como as pessoas se relacionam com o lar. Agora, passando mais tempo em casa, elas se preocupam em ter ambientes personalizados.

O mesmo vale para ambientes comerciais, como consultórios, lojas e restaurantes, entre outros. Após um ano de pandemia, as pessoas estão acostumadas com um clima mais caseiro e esperam isso dos locais que frequentam. É por isso que diversas mudanças também são realizadas nesse sentido.

A arquiteta Tati Filomeno, com larga experiência na área, se dedica a desenvolver ambientes personalizados para os seus clientes. Neste artigo, vamos falar sobre a vida e a obra desse grande nome contemporâneo da arquitetura. Continue a leitura!

Tati Filomeno: conheça mais sobre a carreira da arquiteta

Tatiana Filomeno, ou simplesmente Tati, como é conhecida, é nascida e criada em Florianópolis. Apesar de já ter realizado projetos em outras cidades, a capital catarinense sempre foi o seu foco de atuação.

Tati Filomeno
A arquiteta Tati Filomeno busca a personalização em seus projetos (Foto: Arquivo pessoal)

Os primeiros anos de carreira

Já fazem 23 anos que Tati Filomeno é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No entanto, a experiência na área vem de mais tempo. Isso porque, mesmo na época em que ainda era estudante, ela já trabalhava em escritórios de arquitetura.

Após a formatura, nos primeiros anos como arquiteta formada, seguiu trabalhando com outros profissionais. O último escritório por onde passou foi o Liz Arquitetura, liderado pelo arquiteto Moisés Liz.

Em seguida, Tati aceitou o desafio de coordenar o setor de produção de uma empresa de comunicação visual.

“Isso me deu uma experiência de composição, cores, identidade… Outra linha da arquitetura”, analisa ela ao relembrar a experiência.

O AT Arquitetura

Tati Filomeno e a sua sócia Andréa Hermes da Silva estão à frente do AT Arquitetura
Tati Filomeno e a sua sócia Andréa Hermes da Silva estão à frente do AT Arquitetura (Projeto: AT Arquitetura)

Em 2002, em sociedade com a também arquiteta Andréa Hermes da Silva, Tati Filomeno fundou o AT Arquitetura (veja o perfil do escritório no Archtrends).

O escritório atua no mercado de Santa Catarina e tem como foco o desenvolvimento de projetos de interiores comerciais, corporativos e residenciais.

Com vasto currículo e larga experiência, a empresa se especializa, principalmente, em arquitetura comercial na área de alimentação.

A sua arquitetura plástica e vivencial tem como característica marcante o diálogo entre as linhas contemporâneas e orgânicas dos materiais naturais, aliado ao desenho de peças exclusivas que dão personalização aos projetos.

No ano de 2011, as sócias do AT Arquitetura foram convidadas pelo arquiteto Giovani Bonetti para fazerem parte da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), em Santa Catarina.

Em 2017, elas fundaram o ID Coworking, que surgiu como uma nova identidade para o AT Arquitetura, com o objetivo de agregar conteúdo, inovação e ampliação da rede de relacionamentos.

Especialização em Arquitetura Bioclimática e Sustentável

A arquiteta Tati Filomeno é especialista em projetos sustentáveis
A arquiteta Tati Filomeno é especialista em projetos sustentáveis (Projeto: AT Arquitetura)

Buscando se atualizar no mercado, Tati Filomeno concluiu, em 2011, uma pós-graduação em Arquitetura Bioclimática e Sustentável, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Os temas estudados no curso de especialização deram a Tati uma nova visão sobre a arquitetura. Foi então que ela passou a focar na sustentabilidade em seus projetos.

Colocando o que aprendeu na especialização em prática, Tati desenvolveu um projeto de pátio 100% sustentável para a CASACOR 2011. O trabalho foi premiado na mostra.

Trajetória na AsBEA-SC

Após dois anos do ingresso na AsBEA-SC, em 2013, Tati Filomeno foi convidada pela diretoria da entidade para assumir o cargo de vice-presidente administrativa-financeira.

No ano seguinte, ela foi convidada pela diretoria da associação para ser a sua sucessora. Tati foi eleita presidente da AsBEA-SC por dois mandatos seguidos, entre 2014 e 2018.

“Durante o meu período de atuação na AsBEA, procurei me envolver em vários assuntos relacionados à cidade, não só Florianópolis, mas no estado de Santa Catarina. Participei de fóruns e debates”, conta Tati.

Reconhecimento pela Portobello

A atuação de Tati na AsBEA-SC foi reconhecida pela Portobello
A atuação de Tati na AsBEA-SC foi reconhecida pela Portobello (Foto: AsBEA-SC)

Em 2018, Tati Filomeno foi homenageada pela Portobello na feira Expo Revestir.

A empresa contemplou a arquiteta como destaque institucional de 2018, por conta do trabalho realizado durante os seus mandatos como presidente da AsBEA.

“Foi bem legal. Fiquei muito orgulhosa, porque foi o reconhecimento do trabalho que desenvolvi na associação”, diz Tati.

Trajetória no IPUF

Em agosto de 2020, Tati Filomeno foi convidada pela Prefeitura Municipal para assumir o cargo de diretora-geral do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

Desde então, ela exerce essa importante função, que visa melhorar o planejamento urbano da cidade de Florianópolis.

Personalização de ambientes: veja o trabalho de Tati Filomeno nesse segmento

A personalização dos ambientes é algo sempre presente nos projetos de Tati
A personalização dos ambientes é algo sempre presente nos projetos de Tati (Projeto: AT Arquitetura)

Tati Filomeno conta que os trabalhos realizados pelo AT Arquitetura, principalmente os comerciais, são sempre muito focados na personalização.

“Para cada projeto comercial realizado, pesquisamos muitas tendências e fazemos vários desenhos. A gente sempre gostou de personalização”, explica a arquiteta.

Ela também relembra algumas obras que foram marcantes por terem essas características: “Quando a gente fez o Restaurante Central, na rua Bocaiúva, em 2006, logo na entrada havia uma cascata interna. Isso virou referência! Várias pessoas ligavam no escritório e perguntavam como o projeto foi executado”.

O uso dos materiais na personalização de ambientes

O estilo rústico-chique é uma característica dos projetos do AT Arquitetura
O estilo rústico-chique é uma característica dos projetos do AT Arquitetura (Projeto: AT Arquitetura)

Para desenvolver ambientes personalizados, Tati Filomeno acredita que é importante fazer uma boa escolha de materiais e entender sobre eles.

“Sou muito racional. Para mim é importante saber como o material se comporta, quais são as informações dele e onde ele será aplicado. Sempre avalio os critérios técnicos do produto, a sua funcionalidade, a manutenção e a estética”, explica.

Tati conta que o seu escritório sempre seguiu um estilo rústico-chique, que é uma mistura de elementos naturais — como madeira, pedra, tijolo e concreto — com acabamentos mais refinados.

De acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente, também são adicionadas cores, para aprofundar a personalização dos ambientes.

As lastras como meio de personalizar os ambientes

As lastras, de acordo com Tati Filomeno, contribuem muito para projetos personalizados
As lastras, de acordo com Tati Filomeno, contribuem muito para projetos personalizados (Projeto: Portobello S.A.)

“Quando conheci o projeto lastras, percebi as possibilidades de dar continuidade em bancadas e paredes com o mesmo produto”, diz Tati Filomeno.

Ela acredita que as lastras ajudam muito a criar ambientes personalizados. Segundo Tati, os novos produtos da Portobello fizeram com que ela mudasse a sua visão de projeto.

“Eu sempre gostei de trabalhar com a personalização de alguns itens aliada à indústria, com produtos a pronta-entrega. Assim, o que a gente tem a necessidade de desenhar para dar um toque ou personalidade se desenha e o que se encontra pronto, se absorve”, sintetiza.

Tati acredita que nessa mescla se atende a necessidade de personalização do cliente, mas trabalhando com equilíbrio, sem tornar o orçamento do projeto demasiadamente caro.

“Sou muito fã dos produtos da Portobello e suas características, como as pesquisas de tendências e cores“, elogia Tati.

Sem dúvida, Tati Filomeno se destaca como uma arquiteta que desenvolve projetos sustentáveis e personalizados. Gostou de saber mais sobre ela? Acompanhar profissionais renomados é sempre muito interessante.

Continue a se inspirar! Leia agora o nosso artigo sobre Álvaro Siza, o arquiteto que transita entre o tradicional e o moderno.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *