Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

T Fondaco dei Tedeschi resgata arquitetura original em projeto inovador

22/08/2018

A obra em Veneza nos mostra uma harmoniosa mistura do passado com um toque de renovação que deu vida a uma das maiores obras-primas do varejo. Confira no post as luxuosas lojas de departamento que estão nesse “shopping” veneziano!

O T Fondaco dei Tedeschi, um prédio do século XIII oficialmente nominado como monumento, está localizado ao lado da Ponte Rialto e foi maravilhosamente apropriado. Sua construção de 1.228 foi utilizada por séculos como sede de comerciantes e, agora, abriga de novo um centro de comércio.

tedeschi_interno

Monumento histórico da cidade, o T Fondaco dei Tedeschi ganha novo uso

O interior do projeto arquitetônico — com quatro andares distribuídos por 9.000 m² — foi liderado pelo arquiteto e fundador do escritório OMA, Rem Koolhaas.

Com um olhar atento aos elementos de construção, o arquiteto holandês usou como diretriz principal uma sensibilidade em relação à arquitetura do passado, transformando a loja de luxo em um harmonioso contraste entre antigo e novo.

salas-tedeschi

Conexão entre as diversas salas a partir do pátio central

produtos_luxo

Expositores dos produtos de luxo

É uma combinação entre história e estilo, com intervenção equilibrada e cuidadosa que deixou marcas do passado aparentes na sua arquitetura — como tijolos e arcos expostos.

O escritório de arquitetos apropriou-se de um efeito brilhante para a arquitetura de interiores. Cada espaço é autêntico e possibilita diversas perspectivas e descobertas, assim como as ruelas de Veneza.

tedeschi_área_interna

Parte interna do projeto

Na loja, diversos expositores guardam produtos das maiores grifes de luxo. Eles são distribuídos de modo vertical, com novas escadas rolantes que determinam os caminhos internos.

Ao centro, como o coração do projeto, há um pátio interno coberto que possibilita interação e um ponto de encontro entre ambas as salas.

pátio_tedeschi

Pátio Central do projeto, utilizado como espaço público para exposições e restaurante

cobertura_tedeschi

A estrutura criada para cobrir o pátio central

O telhado foi transformado em um novo piso de aço e vidro que serve como cobertura para o pátio central. Agregado a um grande terraço de madeira com vistas espetaculares da cidade, as intervenções foram feitas estrategicamente. São voltadas para espaços de exposições e programas culturais destinados a moradores e turistas.

telhado_tedeschi

O novo telhado, utilizado como espaço para exposições

vista_tedeschi

A maravilhosa vista do terraço criado no projeto

A obra, que tem um grande potencial, virou um dos destinos mais procurados e um ponto de visita certeiro tanto para turistas quanto para venezianos.

É uma loja de departamentos superurbana que oferece uma ampla gama de atividades, desde compras até eventos culturais, encontros sociais e vida cotidiana.

Gostaram do projeto? É incrível a junção da arquitetura contemporânea com o passado em um espaço voltado para o varejo — que não oferece apenas compras, mas sim gastronomia, arte, design, vinhos e moda em um só lugar.

Compartilhe com a gente o que achou do novo uso para o clássico T Fondaco dei Tedeschi. Deixe seu comentário!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *