08.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sirmione (Imagem: Pixabay)

Sirmione, a incrível cidade medieval sobre as águas

calendar-blank-line
08.10.2021
Conheça todos os detalhes sobre a cidade italiana medieval Sirmione, imersa nas águas, localizada ao norte do país. Vem conferir!
minutos de leitura

Sirmione é considerada uma verdadeira joia antiga, cidade italiana com mais de oito mil habitantes, literalmente situada no Lago de Garda, ao norte da Itália. 

O lago possui cerca de 51 km de extensão e 16 km de largura e é considerado o maior do território italiano. Formado por mais de 20 cidades ao seu redor, é destino certeiro nas férias para italianos, alemães, suíços e austríacos. 

Sirmione (Imagem: Pixabay)

Sirmione está localizada na região da Lombardia, mais precisamente na província de Bréscia. Grande parte do centro histórico da cidade se estende pela península de mesmo nome, com uma extensão total de mais de quatro quilômetros, deixando os visitantes que por aqui passam agradavelmente surpresos, quase flutuando no maior lago da Itália. 

Sirmione (Imagem: Pixabay)

Do ponto de vista histórico, Sirmione é um antigo local de povoamento humano, as suas origens remontam ao Neolítico. 

Mas foi na época romana que começou o seu grande desenvolvimento, tornando-se um importante local de descanso para todos os que percorriam a Via Gallica, a estrada principal que ligava os territórios do vale do Pó às possessões venezianas. 

Sirmione (Imagem: Pixabay)

Até Catulo, o grande poeta romântico, por aqui passou várias vezes ao longo de sua vida e durante sua longa estada, decidiu homenagear Sirmione em seus versos, definindo-a como uma joia entre todas as ilhas e penínsulas, um lugar no qual com certeza, ele se apegou enormemente. 

Sirmione (Imagem: Pixabay)

O Castelo Scaligero de Sirmione é o maior cartão postal da cidade, um exemplo extraordinário de fortificação lacustre e uma das fortalezas mais espetaculares e bem preservadas do Lago de Garda. 

Construído em meados do século XIV, leva o nome da família Della Scala que governou Verona e seu território entre os séculos XIII e XIV. 

Sirmione (Imagem: Pixabay)

As características arquitetônicas do castelo remontam ao período de Cansignorio e Antonio II Della Scala, ou seja, por volta de 1360-1380, e a fortaleza foi provavelmente construída no decorrer dos anos posteriores, mas sempre seguindo um projeto unitário, que no futuro também concretizou um porto fortificado e um cais para acolher os barcos.

Na era napoleônica e depois sob o domínio austríaco, o castelo foi usado como depósito de armas e alojamento para as tropas. Posteriormente, albergou as repartições municipais, os correios, o alojamento dos policiais e um pequeno presídio. A aparência atual foi definida durante as restaurações realizadas a partir de 1919.

Sirmione (Imagem: Pixabay)

O Castelo Scaligero é semelhante a outras fortalezas contemporâneas da área. Típicas da arquitetura Scaliger são as torres blindadas, ou seja, abertas para o interior, enquanto o cais é um exemplo excepcional de fortificação portuária do século XIV.

Sirmione (Imagem: Pixabay)

A bacia interna foi preenchida pelo acúmulo de entulhos ao longo dos séculos, tornando-se totalmente transitável no século XIX. 

Só depois de iniciados os trabalhos de restauro em 1919 é que voltou a acolher a água do lago no seu interior. O castelo foi oficialmente aberto ao público em março de 2018, graças a um restauro promovido pelo Museu Regional da Lombardia.

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre essa incrível cidade? Compartilhem com a gente a sua opinião.

Para conhecer outras regiões da Itália, leia:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sirmione, a incrível cidade medieval sobre a...

Sirmione, a incrível cidade medieval sobre as águas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo muito lindo, estive lá ,no inicio de Setembro fiquei estarrecido diante de tanta beleza.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies