Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Matérias

Semana Criativa de Tiradentes 2020 leva o artesanato para a internet

30/09/2020

Por causa da pandemia, a Semana Criativa de Tiradentes 2020 será totalmente online, mas a imersão cultural está garantida. Saiba mais!

Entre os dias 15 e 18 de outubro, acontecerá a Semana Criativa de Tiradentes 2020. O evento, que tem como principal objetivo valorizar o artesanato brasileiro, será totalmente online pela primeira vez.

A Portobello é uma das apoiadoras do festival, por acreditar no potencial que ele tem para contribuir com a arquitetura e o design, sempre com foco na sustentabilidade.

Para saber mais sobre a Semana Criativa de Tiradentes 2020, siga a leitura!

Sobre a Semana Criativa de Tiradentes 2020

Em 2020, pela primeira vez, o evento será totalmente online (Arte: Semana Criativa de Tiradentes)

Em 2020, pela primeira vez, o evento será totalmente online (Arte: Semana Criativa de Tiradentes)

A Semana Criativa de Tiradentes é um festival que ocorre anualmente, na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais.

O evento reúne criativos e trend hunters, com o objetivo de trocar conhecimentos e estimular o empreendedorismo por meio do design, do artesanato, da tradição e da arquitetura.

São quatro dias com palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e workshops, com foco na disseminação e valorização do artesanato e da cultura mineira.

Por conta da pandemia da Covid-19, pela primeira vez o evento não acontecerá presencialmente, mas sim via internet. Porém, de acordo com os idealizadores, não será apenas uma webinar.

A programação será muito especial e deverá trazer todo o afeto e a sensação de realmente estar na cidade de Tiradentes, mas sem sair de casa.

Para isso, foi desenvolvido um aplicativo, que deve ser baixado pelos participantes. Para poder acessá-lo, é necessário comprar o ingresso em uma bilheteria virtual.

No app, os participantes poderão encontrar dados como a programação, os palestrantes e os patrocinadores. Ele também é interativo, funcionando como uma rede social, na qual os usuários poderão compartilhar informações e fotos.

Vale lembrar que o acesso ao app é restrito para quem comprar o ingresso para o evento virtual.

Caso você não consiga assistir a algum encontro ao vivo, poderá ver os vídeos em outros momentos, mas apenas enquanto a Semana Criativa de Tiradentes 2020 acontece.

Por outro lado, está acontecendo uma promoção bem especial! A Portobello Shop dará 1000 ingressos com passaporte completo para os primeiros profissionais cadastrados no programa Portobello+arquitetura que especificarem pedidos com lastras, itens dos formatos 120×120 cm ou Officina até o dia 30 de setembro (hoje!). Para saber mais, consulte as condições da loja!

A programação do evento apoiado pela Portobello

A programação do evento proporcionará uma grande imersão na cultura mineira (Foto: Semana Criativa de Tiradentes)

A programação do evento proporcionará uma grande imersão na cultura mineira (Foto: Semana Criativa de Tiradentes)

A Semana Criativa de Tiradentes 2020 terá uma programação muito especial, inclusive com uma palestra com Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, com o apoio da Portobello. Confira os destaques.

Presença de Marcelo Rosenbaum, Itamacio dos Santos (artesão) e Rodrigo Ambrosio no Archtrends Summit 2020

Presença de Marcelo Rosenbaum, Itamacio dos Santos (artesão) e Rodrigo Ambrosio no Archtrends Summit 2020

Palestra: Design como ferramenta de transformação, com Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio

A Portobello oferece uma palestra com o arquiteto Marcelo Rosenbaum e o designer Rodrigo Ambrósio no dia 15 de outubro às 16h30.

A dupla falará sobre o processo criativo da linha Cobogó Sururu, lançada recentemente pela Pointer, marca da Portobello.

Cobogó Mundaú no estande da Pointer, na Expo Revestir 2020

Cobogó Mundaú no estande da Pointer, na Expo Revestir 2020

Cerimônia de abertura: show do cantor Lô Borges

No dia 15 de outubro, às 20h, será realizado o show de abertura da Semana Criativa de Tiradentes 2020, em forma de live, com o cantor Lô Borges e o guitarrista Henrique Matheus.

A apresentação lembrará sucessos do Clube da Esquina, movimento musical mineiro que fez sucesso na década de 1960.

Bate-papo: Life by Lufe Casas para colorir e Café com Lufe: sua dose extra de boas energias para a vida 

O mineiro Lufe Gomes foi convidado para falar sobre os seus livros e o trabalho de fotografia que realiza no canal Life by Lufe no dia 16 de outubro às 14h.

A sua mais recente obra, em particular, nos convoca a rever conceitos e lançar um novo olhar sobre nós mesmos.

Palestra: O design no fim do mundo, com Ronaldo Fraga

Um dos estilistas mais famosos e importantes do Brasil, Ronaldo Fraga palestrará na Semana Criativa de Tiradentes no dia 16 de outubro às 18h.

Entre outros projetos, ele falará sobre a coleção Eu amo coração de galinha, que traz as diferenças entre os universos público e privado.

Palestra: Empatia, design e tecnologia, com Guto Requena

Pesquisador na área de cibercultura e mestre em arquitetura, Guto Requena, que já assinou projetos para o Google, participará do evento no dia 17 de outubro às 10h e falará sobre os impactos das novas tecnologias na cultura e no design.

Roda de conversa: Projeto Minha casa em mim, com Ronaldo Fraga

O estilista Ronaldo Fraga também participará do evento no dia 18 de outubro às 10h comandando a roda de conversa sobre o Projeto Minha casa em mim, que conta com 12 artesãos e produtores de Mariana.

Encerramento: apresentação do grupo cultural Meninas de Sinhá

O encerramento do evento acontecerá no dia 18 de outubro às 19h e ficará por conta de uma live com o grupo cultural Meninas de Sinhá, formado por mulheres com idades entre 54 e 95 anos, da periferia de Belo Horizonte.

Elas resgatam músicas, cantigas de roda e brincadeiras que eram comuns entre as crianças mineiras antigamente.

Além de tudo isso, os participantes aprenderão receitas típicas locais, como broa de queijo, pão de queijo e goiabada frita, que serão ensinadas por chefs mineiros.

A programação completa pode ser conferida no site da Semana Criativa de Tiradentes 2020.

Artesãos das Vertentes: minidocumentários contam a história de artesãos

Enquanto o evento não começa, acontece o Esquenta Semana Criativa de Tiradentes 2020, com a série Artesãos das Vertentes.

São minidocumentários que foram produzidos para o YouTube e contam as histórias de artesãos de Tiradentes e região, também com o apoio da Portobello.

Veja alguns dos episódios que já foram lançados:

Bonecos de Tiradentes

Nesse minidocumentário é mostrado o trabalho de marionetes dos artesãos Nado Rohrmann e Renata Franca.

Estanho de São João del Rei

Esse episódio mostra como o legado deixado pelo inglês John Somers foi utilizado em estanhos de São João del Rei.

Família Julião, os escultores de Prados

Nesse documentário você pode conferir a história da família Julião, cujos membros são conhecidos como os escultores de Prados.

Para Simone Quintas, uma das organizadoras do evento, “a Portobello tem uma preocupação com a sustentabilidade em todos os aspectos da palavra. Ela viu um festival que tem um propósito, de divulgar e valorizar o trabalho feito à mão”.

A Semana Criativa de Tiradentes 2020 está imperdível. Não perca essa verdadeira imersão cultural.

Para saber mais e garantir ingressos, acesse agora mesmo o site do evento!

Foto de destaque: A Semana Criativa de Tiradentes 2020 conta com o apoio da Portobello (Foto: Semana Criativa de Tiradentes)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *