Menu
Projetos e Obras
Busca

Uma área de descompressão no ambiente quebra o ritmo de produção contínua de trabalho (Projeto: Babi Oriani)

Conteúdo Matérias

Sala de descompressão: tendência para escritórios no pós-pandemia

03/01/2022

Uma sala de descompressão quebra o ritmo de produção contínua. Assim, o funcionário descansa o corpo e a mente, se tornando produtivo. Saiba mais!

A pandemia fez com que o home office virasse uma realidade em grande escala, o que mudou muito os hábitos dos trabalhadores. No entanto, com o avanço da vacinação, as modalidades presencial e híbrida estão retornando. Isso faz com que os escritórios tenham que se adaptar e adotar estratégias, como a sala de descompressão.

A tendência de humanizar as empresas já vinha de antes. Entretanto, a crise sanitária acelerou esse processo. Mesmo as organizações que não viam isso como prioridade mudaram a visão. Nesse sentido, uma área de descompressão no ambiente quebra o ritmo de produção contínua. Assim, o colaborador descansa a mente e se torna mais produtivo.

Saiba mais a respeito desse espaço em alta no pós-pandemia!

O que é a sala de descompressão?

A sala de descompressão é adotada por diversas empresas que focam na solução de problemas
A sala de descompressão é adotada por diversas empresas que focam na solução de problemas (Projeto: Haus Arquitetos)

Basicamente, esse é um ambiente projetado dentro das empresas para que os funcionários possam relaxar em períodos de grande estresse. Ela permite que eles façam uma pausa e retornem para o trabalho com a mente tranquila e as ideias renovadas.

Porém, o espaço de descompressão não é apenas um ambiente para descansar. Ele incentiva que os colaboradores aliviem a pressão por meio de atividades que exigem mais de outros estímulos, como o físico e o criativo.

Além disso, a área de descompressão estimula a convivência e a interação entre os membros de um time.

Como surgiu a sala de descompressão?

O espaço de descompressão é um conceito que surgiu entre as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, como Google, Facebook e LinkedIn.

Ele foi criado porque essas companhias perceberam que, para alcançar os resultados que elas desejavam, precisavam de um esforço extremo dos seus colaboradores. 

Para isso, era exigido deles foco, criatividade e capacidade de resolver problemas. No entanto, ninguém consegue viver sob tamanha pressão, em um contexto de estresse.

A área de descompressão é um local mais leve e colorido
A área de descompressão é um local mais leve e colorido (Projeto: Studio Urbano)

Então, elas entenderam que proporcionar uma atmosfera agradável para os profissionais faria com que eles apresentassem o melhor resultado possível. 

Para tanto, foram criados ambientes que tinham por objetivo aliviar o estresse. Assim, os trabalhadores sempre voltavam para as suas tarefas com capacidade de oferecer um maior rendimento.

Atualmente, a área de descompressão é adotada por diversas companhias que focam na solução de problemas e nos resultados. Por isso, a cada dia ganha novos adeptos.

O que encontramos em uma sala de descompressão?

É muito importante levar em consideração as necessidades e os desejos das pessoas que compõem o quadro da empresa no momento de projetar um espaço de descompressão.

A intenção é entender quem trabalha no local para que o ambiente seja realmente útil e não acabe sendo desprezado ao longo do tempo.

De modo geral, a área de descompressão é uma sala leve e colorida, com móveis ergonômicos e confortáveis.

Entretanto, o que mais encontramos são aparelhos diferenciados, para realizar atividades sozinho ou em grupo. 

O ambiente costuma ser equipado com televisão, videogames, mesas de sinuca, pebolim, ping-pong, dardos, piscina de bolinhas e jogos de tabuleiro, entre outros itens de diversão.

O ambiente costuma ser equipado com televisão, videogames e mesas de sinuca, entre outros itens de diversão
O ambiente costuma ser equipado com televisão, videogames e mesas de sinuca, entre outros itens de diversão (Projeto: Portobello S.A.)

No entanto, existem empresas que oferecem um espaço de descompressão ainda mais completo e descontraído. 

Por exemplo, há companhias grandes que disponibilizam todo tipo de alimento e bebida de forma gratuita. Inclusive, opções alcoólicas, como cerveja, vinho e whisky.

Além disso, podem ser proporcionados aos funcionários alguns serviços gratuitos, como manicure, pedicure e massagem rápida.

Como funciona uma sala de descompressão na prática?

Cada empresa cria as suas próprias regras para o uso da área de descompressão. 

Em algumas, o horário de almoço ou de descanso é definido, e o colaborador fica livre para utilizar o espaço durante esse período. 

Em outras empresas, pode haver um revezamento, em que diferentes grupos podem usar o ambiente em determinados momentos.

Há ainda as companhias em que não existe controle. O profissional pode utilizar desse espaço o quanto e quando quiser — desde que cumpra suas atividades e apresente os resultados esperados.

Quais são as vantagens de ter uma sala de descompressão?

O espaço de descompressão reflete diretamente na produtividade dos colaboradores.
O espaço de descompressão reflete diretamente na produtividade dos colaboradores (Foto: Lina Nakata)

Uma área de descompressão é capaz de oferecer inúmeros benefícios, já comprovados, para os colaboradores de uma empresa. Confira, em seguida, os principais.

Valorização do colaborador

Ter acesso a um espaço de descompressão faz o profissional se sentir valorizado pela empresa. Um trabalhador que se sente assim fica mais inclinado a oferecer o seu melhor serviço.

Elevação da produtividade

Quando as pessoas estão descansadas e desestressadas, é natural que elas consigam ter um melhor rendimento em suas atividades diárias. 

Por isso, um ambiente assim favorece que o colaborador aumente, consideravelmente, seus índices de produtividade.

Maior interatividade

Um time mais unido é capaz de produzir melhor. Um espaço de descompressão facilita o fortalecimento dos vínculos entre os colaboradores, o que se reflete diretamente nos resultados oferecidos por eles.

Com um ambiente criativo e inspirador, o colaborador se torna mais produtivo
Com um ambiente criativo e inspirador, o colaborador se torna mais produtivo (Projeto: Amorim Cappellette)

Aumento da criatividade

Com um ambiente mais tranquilo e inspirador, com certeza o funcionário consegue se manter muito criativo. 

Dessa forma, ele tende a ser eficiente quando se trata de analisar possíveis problemas e apontar soluções interessantes.

Prevenção de doenças

Ambientes estressantes colaboram para o surgimento de doenças como ansiedade e depressão, entre outros problemas físicos, mentais e emocionais.

Além disso, permanecer o dia inteiro em um local, ficando na mesma posição e exercendo a mesma atividade, traz dores recorrentes. 

Nesse sentido, uma sala de descompressão ajuda a prevenir doenças, já que o colaborador pode, de tempos em tempos, distrair a mente e alongar o corpo.

Prevenção de afastamentos

Uma vez que a saúde é priorizada pela empresa, a tendência é que o número de funcionários afastados por doenças de diversos tipos diminua. Afinal, prevenir é o melhor caminho.

Quer saber o que mais está em alta? Então, leia o artigo Tendências para 2022: conexão e bem-estar na essência do design de interiores!

Foto de destaque: Uma área de descompressão no ambiente quebra o ritmo de produção contínua de trabalho (Projeto: Babi Oriani)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *