Menu
Projetos e Obras
Busca
Revestimento espelhado

O revestimento espelhado é ideal para dar amplitude aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Matérias

Linha Vedononvedo: Paola Navone apresenta nova ótica sobre o mundo dos revestimentos

24/02/2021

A nova linha Vedononvedo, criada por Paola Navone, traz um revestimento espelhado exclusivo para a Portobello. Saiba mais a respeito!

A decoração com espelhos é uma excelente opção para espaços pequenos, tendo em vista que ajuda a dar uma sensação de amplitude. Entretanto, essa não é a única possibilidade para quem deseja ter esse benefício em um ambiente. Atualmente, também existe o revestimento espelhado, que permite a elaboração de lindos projetos.

Clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

O revestimento espelhado é uma peça especial, que pode ser usada por arquitetos e decoradores para que matéria e luz sejam trabalhadas de maneira única. Agora, a Portobello conta com uma linha exclusiva desse tipo de revestimento. Trata-se da Vedononvedo, desenvolvida pela renomada arquiteta e designer italiana Paola Navone.

Quer saber mais sobre o revestimento espelhado, as suas principais formas de uso e algumas dicas de aplicação em seus projetos? Então, basta seguir a leitura e conferir o nosso artigo!

Os espelhos e as suas aplicações ao longo da história da arquitetura

Revestimento espelhado
O Salão dos Espelhos, em Versalhes, é um dos projetos mais famosos da história da arquitetura (Foto: Myrabella)

Se você lembra um pouco das aulas de Física que teve no Ensino Médio, deve saber que os espelhos são superfícies que refletem os raios luminosos em uma direção definida, em vez de absorvê-los ou espalhá-los.

Por conta disso, as superfícies espelhadas mostram a imagem que está na frente delas, conforme recebem os raios de luz.

Ainda existem diferentes tipos de espelhos, como os planos, os côncavos e os convexos. No entanto, para fins de arquitetura e decoração, não é necessário nos aprofundarmos tanto assim nesse tema.

As superfícies espelhadas são usadas para fins decorativos desde 600 a.C. Isso porque, nessa época, as pessoas já utilizavam rochas obsidianas altamente polidas como materiais reflexivos.

Com o passar dos séculos, outras superfícies espelhadas começaram a ser usadas, como placas de ouro, prata e alumínio.

Os espelhos como conhecemos atualmente, fabricados com vidro, surgiram no século I d.C. Porém, foi apenas durante o Renascimento Europeu que eles ganharam popularidade, quando começaram a ser produzidos por fabricantes venezianos.

Entre os projetos arquitetônicos mais famosos que usam espelhos está o Salão dos Espelhos, no Palácio de Versalhes

O ambiente abriga 357 espelhos e é considerado de grande magnitude, tendo em vista que foi projetado em uma época na qual essas superfícies ainda eram muito raras e caras para serem produzidas.

Revestimento espelhado na decoração: dicas e cuidados para o uso

Revestimento espelhado
Diversos ambientes podem ser decorados com o revestimento espelhado (Linha Vedononvedo; projeto: Portobello S.A.)

Atualmente, além dos espelhos de vidro, também se pode optar pelo uso do revestimento espelhado. Saiba mais sobre essa opção para os seus ambientes!

Benefícios do revestimento espelhado

Esse tipo de peça se destaca por ter uma leve coloração e ser feita de um material mais resistente do que o espelho de vidro.

Dessa forma, se eliminam riscos de acidentes, como a quebra do material, que pode machucar as pessoas que estão no ambiente.

Também é interessante destacar que o revestimento espelhado é mais fácil de limpar que o espelho de vidro. A manutenção funciona praticamente da mesma forma que a de um porcelanato

Ele não concentra tantas sujidades quanto o espelho de vidro, que fica com marcas de dedos caso alguém toque em sua superfície, por exemplo.

Dicas breves para usar o revestimento espelhado em seus projetos

Revestimento espelhado
A escolha dos objetos decorativos deve estar em harmonia com o revestimento espelhado (Na parede, linha Vedononvedo; projeto: Portobello S.A.)

A decoração com revestimento espelhado deve ser muito bem planejada, tendo o cuidado de usar as peças da forma correta, para não deixar o ambiente visualmente poluído.

É importante ter em mente, por exemplo, que a parede revestida com essas peças deve estar posicionada em frente aos objetos que se pretende destacar. 

Pense sempre que o revestimento espelhado vai praticamente dobrar o tamanho do espaço e, por isso, os móveis, têxteis e objetos decorativos que estão na parede oposta devem ser bem planejados, de modo que a decoração fique realmente bonita.

Ele também contribui para que o ambiente fique mais iluminado. Por isso, deve-se ter cuidado para que as luzes artificial e natural não causem uma claridade exagerada, provocando desconforto em quem entra no espaço.

Ambientes que podem ser decorados com revestimento espelhado

O revestimento espelhado combina com diversos tipos de ambientes, revestindo paredes inteiras ou apenas detalhes. Nas salas, por exemplo, ele pode ser usado em painéis de TV ou outros objetos decorativos.

Outra ideia é usá-lo em cozinhas, dando muito mais charme e amplitude para um dos cômodos mais aconchegantes em casas e apartamentos.

Halls de entrada e varandas, entre outros espaços das residências, também podem ser revestidos com essa peça especial.

Resumidamente, o arquiteto ou designer deve usar a criatividade para criar lindos ambientes com o revestimento espelhado.

Vedononvedo: nova linha de revestimento espelhado da Portobello

Revestimento espelhado
A linha Vedononvedo da Portobello é assinada pela designer e arquiteta Paola Navone (Projeto: Portobello S.A.)

A Portobello lançou a linha Vendononvedo em seu Preview Unlimited 2021, cujo nome significa “ora vejo, ora não vejo”. A peça é um espelho com uma parte gráfica, que tem transparência, mas não revela tudo. É a primeira vez que a marca comercializa um revestimento espelhado de alto design, uma verdadeira joia para decorar paredes. Está disponível nas lojas Portobello Shop.

Esse revestimento é assinado pela designer italiana Paola Navone e possui formato 10×10 cm. O material é sustentável, feito a partir de pequenos pedaços de espelho reaproveitados, sendo fabricado em Veneza, na Itália, cidade conhecida como “o berço dos cristais”.

Paola, em sua eterna busca pelo novo, ressignifica o espelho por meio da inserção de elementos abstratos na superfície. Na linha Vedononvedo, ela apresenta uma nova ótica sobre o mundo dos revestimentos.

As peças garantem exclusividade a partir do diálogo entre a luz e o material. Em suma, a linha Vedononvedo é uma reflexão do novo e do inusitado; de algo que jamais será visto da mesma forma.

Aplicação da linha Vedononvedo em projeto da Mostra Unlimited

Revestimento espelhado
O projeto Cooking with Friends tem uma parede revestida com a linha Vedononvedo (Projeto: Paola Navone)

Em 14 de outubro de 2020, a Portobello promoveu a Mostra Unlimited, apresentando novas linhas e possibilidades do uso das lastras pelos olhos de grandes nomes da arquitetura.

Entre os expositores estava Paola Navone, a criadora da linha de revestimentos espelhados Vedononvedo. Ela participou do evento apresentando um lindo projeto de cozinha, que recebeu o nome de Cooking with Friends.

No espaço, cada detalhe foi pensado para garantir o prazer de cozinhar e compartilhar os alimentos com a família e os amigos. Nesse ambiente, um dos destaques é uma grande parede revestida com a linha Vedononvedo.

O revestimento espelhado contribuiu para que o ambiente tivesse um tom fresco e contemporâneo, contrastando com outros materiais, como as mesas feitas com lastras.

Esse belo projeto certamente serve como inspiração para os arquitetos e decoradores desenvolverem trabalhos tão inovadores quanto os de Paola.

Matéria e luz oferecem exclusividade com o revestimento espelhado! E, agora, você pode contar com a moderna linha Vedononvedo em seus projetos para ambientes de diversos tipos.

Aliás, se você gosta de novidades, leia o nosso artigo que apresenta a linha Gouache, com peças que são verdadeiras telas em branco para criar. Confira e se encante!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *