Menu
Projetos e Obras
Busca
Cabines feitas com o terrazzo de plástico reciclado servem para os clientes provarem e tirarem fotos com seus óculos preferidos (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

O futuro do retail design inclui sustentabilidade; veja como a ótica Ace&Tate alcançou isso na sua última loja

30/03/2020

Depois de inovar o mundo das óticas, a Ace&Tate também aprimora seu Retail Design incorporando sustentabilidade na decoração das lojas. Confira!

A ótica e loja de óculos Ace&Tate, fundada em Amsterdã, acaba de abrir uma de suas últimas lojas na Antuérpia, na Bélgica. O diferencial dela? Apostar na sustentabilidade para criar um ambiente colorido e inovador.

Na nossa sociedade de hoje em dia, reciclar não é mais um “plus”. É compromisso. Por isso, a Ace&Tate reforça seus valores voltados à sustentabilidade. A marca planeja para este ano ter todos seus óculos feitos 100% de bio acetato (um acetato reciclado mesclado com base de bio plastificante – ao invés da base de óleo). Também idealiza ser totalmente livre de emissões de carbono em 2030.

Paredes, expositores e prateleiras são revestidos com o acabamento sustentável (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Paredes, expositores e prateleiras são revestidos com o acabamento sustentável (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Para criação da última loja implementada na Bélgica, a Ace&Tate juntou-se com a startup Plasticiet, que foi essencial para o conceito da loja. A Plasticiet, empresa holandesa fundada pelos designers Marten van Middelkoop e Joost Dingemans, coleta resíduos de plástico e transforma-os em lâminas e chapas de material, criando acabamentos que se parecem com pedras, granitos e mármores. O principal lema da Plasticiet é inspirar os outros a apostarem a reutilizar e replicar materiais para criar artefatos. E não explorar os materiais preciosos que a terra – ainda – nos oferece. (saiba mais sobre revestimentos sustentáveis, como as novas lastras Portobello).

Especialmente para a loja da Ace&Tate, a Plasticiet desenvolveu um acabamento com efeito de textura de “terrazzo”, com inclusões azuis, vermelhas, verdes e amarelas. O plástico replicado usado para criar esse acabamento foi o polietileno, supercomum, usados no nosso dia a dia como embalagem de comida, utensílios de cozinha e brinquedos, por exemplo.

O processo para criação desse acabamento primeiro se deu pela coleta da empresa que faz reciclagem chamada Suez, usando luz infravermelha para organizar e separar o material. Logo após, a Plasticiet escolhe as peças, criando a combinação perfeita e colorida para o acabamento. Especialmente para esse projeto foi usado 1000kg deste plástico.

Neon em formato de embalagens de plástico reforçam o conceito (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Neon em formato de embalagens de plástico reforçam o conceito (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Os painéis de “terrazzo de plástico” são peças grandes e quadradas que fazem o acabamento de paredes, prateleiras e expositores por toda a loja.

Para enfatizar esse conceito, a vitrine da loja foi preenchida com as essas partículas coloridas de plástico reciclado. Dessa forma, a vitrine também se torna explicativa promovendo esse movimento sustentável, além de tornar-se atrativo para os clientes entrarem na loja por curiosidade.

Cabines feitas com o terrazzo reciclado também foram pensadas para os clientes provarem os óculos e tirarem foto nesse entorno colorido, promovendo a marca. O neon, como em outras lojas da Ace&Tate também está presente aqui. E, especialmente na loja da Antuérpia, fazem o formato de embalagens de plástico, fazendo o desfecho do conceito.

Vitrine preenchida com partículas do plástico reciclado da loja enfatizam o conceito e promove a sustentabilidade (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Vitrine preenchida com partículas do plástico reciclado da loja enfatizam o conceito e promove a sustentabilidade (Foto: Lennart Wiedemuth/cortesia Ace&Tate)

Faça como a Ace&Tate e comece a incorporar essa ideia nos seus projetos. Além de chegar a um resultado surpreendente, prepara o mundo para um futuro melhor e mais sustentável. E que tal substituir os materiais naturais do mármore, madeira e das pedras e optar por revestimentos sustentáveis da Portobello, os porcelanatos que reproduzem perfeitamente esses materiais? Conheça a nova coleção Portobello baseada em lastras.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *