Menu
Projetos e Obras
Busca
Restaurante Sala de Despiece em Madri

Restaurante Sala de Despiece em Madri (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Restaurantes em Madrid apresentam gastronomia de forma descomplicada

27/04/2022

Sabemos que os restaurantes em Madrid são muito conhecidos mundialmente. Dessa vez, compartilhamos um pouco sobre um novo trend que está dando o que falar

A capital da Espanha, Madrid, é procurada por visitantes do mundo inteiro, pela sua cultura, história, museus, paisagens e, também, pela gastronomia. Por ser essa referência mundial, muitos chefes renomados resolveram instalar incríveis restaurantes em Madrid.

Gastronomia em Madri, restaurante sala de despiece
Nova gastronomia simplifica experiência de seus clientes nos restaurantes em Madrid (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Em visita recente à cidade, nos deparamos com um novo trend: uma culinária magnífica e sofisticada, porém de forma descomplicada e moderna, com serviços e atendimento direto no balcão. 

Curioso não? Você se interessa por esse estilo de experiência? Então acompanhe com a gente e anote todas as dicas desses dois lugares incríveis para adicionar no roteiro da sua próxima viagem. 

Restaurante  em Madri, gastronomia de forma descomplicada
Entrada do restaurante StreetXO (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

StreetXO

Localizado no último andar da loja de departamentos Corte Inglés, em Serrano, dentro do espaço gastronômico Gourmet Experience, StreetXO é o projeto mais informal do chef com três estrelas Michelin, David Muñoz. 

Inspirado em postos de comida ambulantes e delicatessen asiáticos, seu cardápio apresenta uma cozinha oriental e de fusão com tapas (porção diminuta de comida) vanguardistas. 

Pratos do restaurante StreetXO em Madri
Restaurantes em Madrid apresentam cardápios criativos e saborosos (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Tendo se tornado famoso até entre os leigos, graças a um belo curta-metragem que narra sua filosofia culinária de maneira forte, explícita e pessoal, Muñoz embarcou há alguns anos na aventura gastronômica do StreetXO.

O restaurante tem formato inspirado em um bar de tapas, mas que naturalmente tem uma alma particular, original, inquietante, que melhor reflete o enfant terrible espanhol. 

Restaurante StreetXO em Madri
Os clientes são servidos diretamente pelos chefs em um vasto balcão (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)
Restaurante StreetXO em Madri
Novos restaurantes em Madrid possuem conceito street food (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Nas palavras do próprio chef, “é um novo conceito de street food”. Este caráter dinâmico se reflete já na disposição da sala, um vasto balcão onde os clientes são servidos diretamente pelos chefs, degustando maravilhas gastronômicas. 

Restaurante StreetXO em Madri
Balcão de degustação compartilhado no StreetXO (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)
Restaurante StreetXO em Madri
Culinária é servida em panelinhas com as cores do StreetXO (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

David Muñoz é, também, chef do restaurante DiverXo, premiado com três estrelas Michelin. Localizado no NH Eurobuilding Hotel, a proposta concentra-se na cozinha asiática e de fusão arrojada e criativa.

Restaurante StreetXO em Madri
Conceitual design de interiores do restaurante StreetXO (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Sala de Despiece

Localizado em Chamberì, distrito de Madrid, Sala de Despiece é um lugar fascinante e convidativo: fachada principal minimalista, o exterior é feito de metal, como um armazém, e quando você entra, a experiência começa. 

As paredes e o teto são revestidos por caixas de policarbonato, como a utilizada no transporte de alimentos frescos. Afinal, é uma “sala de corte”.

Restaurante Sala de Despiece em Madri
Cardápio contemporâneo do restaurante Sala de Despiece (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)
Restaurante Sala de Despiece em Madri
Teto da Sala de Despiece é revestido com caixas de policarbonato (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Logo ao entrar, nos deparamos com a mesa ao longo de todo o local onde os clientes se sentam para desfrutar de várias tapas e para assistir a um pequeno espetáculo de preparação de pratos. 

A fórmula é simples: não reserve, sente-se ao balcão, comece a escolher em um menu as tapas que mais o inspiram e, depois, prepare-se para um pequeno percurso de degustação com pratos “simples’’, mas, definitivamente, originais, preparados com matérias-primas realmente boas e dignos de uma alta gastronomia. 

Restaurante Sala de Despiece em Madri
Adega do restaurante Sala de Despiece (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Há uma barra de metal no teto com cestos pendentes que contêm com produtos frescos e os talheres “sirva-se”. Um espaço onde os hóspedes se sentam em bancos altos, dividindo uma mesa com estranhos. 

Atrás do bar, vitrines refrigeradas mostram as matérias-primas. Ao fundo, uma pequena cozinha de onde trazem seu prato diretamente em bandejas de metal cobertas com papel manteiga. É um laboratório de alimentos!

Restaurante Sala de Despiece em Madri
Balcão de degustação da Sala de Despiece (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

O prato imperdível é o famoso Chuletón, com fatias de costela bovina servidas com molho trufado e tomate ralado – uma delícia!

O Chuletón proporciona a participação ativa do convidado que tem que repetir os gestos do Chef e em seguida se deliciar com uma explosão de sabores!

Restaurante Sala de Despiece em Madri
Restaurante Sala de Despiece em Madrid (Imagem cortesia: Thais Padua Vegini)

Gostou do relato da experiência? Compartilhe com a gente!

Para outros passeios por Madrid, acesse:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *