Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Matérias

Quartzitos: belos exemplares da riqueza mineral do Brasil

17/06/2020

Os quartzitos têm uma beleza rara que é encontrada na linha Quartzites da Portobello. Veja mais informações e exemplos de uso neste artigo.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

O Brasil é um país que tem uma riqueza mineral vasta, com belos exemplares naturais de pedras muito bonitas, que podem ser exploradas em projetos arquitetônicos e decorativos. Entre elas, destacam-se os quartzitos, que são donos de uma beleza rara e se diferenciam nos mais diversos ambientes.

A seguir, apresentaremos mais informações sobre os quartzitos, para que você conheça mais sobre a rocha. Também vamos apresentar a Quartzites, a linha de porcelanatos da Portobello que reproduz essa pedra. Continue a leitura para conferir!

Os quartzitos e suas propriedades

Quartzitos - Os quartzitos são pedras formadas por mica e quartzo recristalizado

Os quartzitos são pedras formadas por mica e quartzo recristalizado (Foto: Wilson44691)

Os quartzitos são rochas metamórficas, que têm uma granulação média, contendo mica e quartzo recristalizado. Eles se lascam de forma natural, sendo muito comum o uso em coberturas de telhados.

Uma característica marcante desse tipo de rocha é que, por ser recristalizada, ela tem grande dureza. A alta resistência fez com que o quartzito passasse a ser utilizado na arquitetura, em projetos de vários tipos.

Na decoração de ambientes, os quartzitos são comumente utilizados para o revestimento de bancadas, escadas, mesas e pisos, entre outros fins. A aplicação fica muito bonita em cozinhas, banheiros, móveis, painéis e onde mais a sua imaginação permitir.

Por ser uma pedra de grande beleza, o quartzito tem características visuais de requinte, como os mármores. Porém, é muito mais resistente, como o granito. E é isso que faz com que a pedra seja tão interessante e utilizada pelos arquitetos.

É importante ressaltar que o quartzito não precisa ser impermeabilizado e não retém água. Por isso, pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. Isso também é possível graças ao fato do material ter alta resistência ao aquecimento solar. Assim, não corre o risco de sedimentação, em caso de perdas.

A limpeza do quartzito também é muito simples de ser realizada, o que facilita a rotina nos lares. Para limpar uma superfície revestida pela pedra, basta usar água e detergente neutro.

Quartzites: a linha de porcelanato de quartzitos da Portobello

Quartzitos - A Portobello lançou a Quartzites, linha de porcelanato com os mais belos exemplares da riqueza mineral do Brasil

A Portobello lançou a Quartzites, linha de porcelanato com os mais belos exemplares da riqueza mineral do Brasil (Projeto: Portobello S.A.)

De olho na resistência, durabilidade e beleza dos quartzitos, a Portobello lançou a linha Quartzites. São peças de porcelanato que contêm todas essas características, explorando a beleza dessas rochas brasileiras.

Inicialmente, a linha Quartzites conta com quatro produtos principais. São eles:

A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles.

Araxá

Quartzitos -  A peça Araxá representa tons femininos e o ouro sobre o lírio

A peça Araxá representa tons femininos e o ouro sobre o lírio (Projeto: Portobello S.A.)

As superfícies contínuas das lastras, na versão Araxá, proporcionam ambientes mais amplos e sofisticados (Projeto: Portobello S.A)

As superfícies contínuas das lastras, na versão Araxá, proporcionam ambientes mais amplos e sofisticados (Projeto: Portobello S.A)

O Araxá é um quartzito com tons femininos e representa o ouro sobre o lírio. A ideia é que ele possa descrever a poesia cromática da superfície, que ainda tem sinais de carvão e, dessa forma, garante exclusividade.

Veios direcionados e marcantes, porém finíssimos, complementam a suavidade do quartzito Araxá, que vem dos planaltos cristalinos de Minas Gerais, interpretado em porcelanato.

Tratam-se de peças extremamente sutis, que resultam em uma superfície mais minimalista. Porém, eventualmente aparecem veios mais fortes, o que garante todo o charme do produto.

As peças Araxá têm superfície polida e borda retificada. Podem ser encontradas nas seguintes medidas: 120×120 cm, 20×120 cm e 60×120 cm e na lastra 120 x 270 cm.

Nas imagens, você pode verificar a aplicação do Araxá nos ambientes, passando uma característica marcante e exclusiva, muito por conta dos sinais de carvão.

Veja mais cômodos com lastras Araxá e inspire-se:

Atlântico

Quartzitos - Os fluxos das águas do mar são representados nas lastras do tipo Atlântico, da Portobello

Os fluxos das águas do mar são representados nas lastras do tipo Atlântico, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

O Atlântico é um quartzito raro, com veios que simulam os fluxos das águas do mar. Em tons oceânicos e desenhos delicados, as superfícies das lastras surpreendem por serem únicas e interagirem com a transparência da luz.

Os veios mais largos e claros têm pequenos cristais na composição, lembrando pedras preciosas. Isso faz com que o produto seja visto com uma verdadeira joia.

Você pode encontrar o Atlântico nos formatos 60×120 cm, 120×120 cm e na lastra 120×270 cm. Os acabamentos podem ser naturais ou polidos, o que os torna indicados para uso no piso de áreas molháveis e secas; paredes internas e fachadas.

Um exemplo de aplicação pode ser visto na imagem mais acima, que mostra o uso de lastras de quartzito Atlântico em uma parede. Por ter grandes dimensões, não é necessário o uso de muito rejunte, o que dá unidade ao espaço.

Além disso, as lastras são mais higiênicas e garantem que o desenho de fluxo das águas do mar tenha continuidade. É muita beleza e sofisticação para os seus ambientes!

Siena

Quartzitos - Os halls de entrada ficam muito bonitos com as lastras da linha Quartzites

Os halls de entrada ficam muito bonitos com as lastras da linha Quartzites (Projeto: Portobello S.A.)

Siena é um raro quartzito brasileiro, que recebe o nome da Duomo de Siena, uma das principais igrejas italianas. Isso acontece porque suas formas orgânicas remetem ao pavimento de mármore do templo religioso.

A Duomo de Siena é um dos mais ricos trabalhos em pedra natural da Itália, conhecido “por ter o céu refletido no tapete de mármore”. Reproduz as formas das nuvens em seus veios, assim como a peça da linha Quartzites da Portobello.

Os veios em tons de vinho, que flutuam sobre o fundo claro, quase branco, assinam a versão mais marcante desse quartzito, o Siena Chianti, reproduzido em lastra de porcelanato.

Na imagem mais acima, você pode ver a aplicação das lastras Siena Chianti em um hall. Seja em ambientes empresariais ou residenciais, certamente os seus visitantes terão uma boa impressão.

Quartzitos - Ambientes minimalistas também podem ser criados com as peças Siena Panna (mesa) e Siena Pecorino

Ambientes minimalistas também podem ser criados com as peças Siena Panna (mesa) e Siena Pecorino (Projeto: Portobello S.A.)

Além dessa peça, há duas variações, o Siena Panna e o Siena Pecorino. Ambos são mais suaves e garantem um tom minimalista para os projetos.

Isso pode ser visto no projeto logo acima, que forma planos perpendiculares, uma característica do minimalismo.

Essas peças podem ser encontradas para venda nos seguintes formatos: 120×120 cm, 20×120 cm, 60×120 cm e agora na lastra 120 x 270 cm (confira nos ambientes abaixo).

Elegante painel da lareira revestido com a lastra Siena Chianti 120x270 (Projeto: Portobello S.A.)

Exuberante painel da lareira revestido com a lastra Siena Chianti 120×270 (Projeto: Portobello S.A.)

Proposta sóbria e minimalista com lastra Siena Chianti na parede do quarto

Proposta sóbria e minimalista com lastra Siena Chianti na parede do quarto (Projeto: Portobello S.A.)

Mont Blanc

Quartzitos - Lastras da linha Quartzites podem contribuir para a sensação de amplitude dos ambiente

Lastras da linha Quartzites podem contribuir para a sensação de amplitude dos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

O Mont Blanc é uma peça com proposta saudável, que reproduz o quartzito branco em lastras de porcelanato. Sua superfície revela a formação da pedra em camadas cruzadas, que podem se destacar em fragmentos ou ter apenas a coloração branca compacta.

Os formatos comercializados são os de 60×120 cm, 90×90 cm, 120×120 cm e 120×270 cm. Todos têm acabamento polido ou natural, podendo ser utilizados nos diversos ambientes da casa.

Ainda é interessante destacar que o formato de lastras possibilita a aplicação das peças Mont Blanc em pisos, paredes, fachadas e móveis. Por ser uma tonalidade muito versátil, combinações também podem ser feitas em ambientes com concreto e madeira.

Na foto mais acima, você pode ver uma sala de jantar com as paredes e o piso revestidos com lastras Mont Blanc. Isso cria uma linearidade no ambiente, que passa a sensação de amplitude. A cor clara também contribui para o efeito, fazendo com que espaço pareça maior do que ele realmente é.

Para explorar os mais belos exemplares da riqueza mineral do Brasil, você pode contar com a nova linha Quartzites, uma exclusividade da Portobello. Agora, toda a beleza natural dos quartzitos pode ser levada para os diversos ambientes da sua casa, apartamento, escritório ou qualquer outro espaço.

Em nosso site você encontra muitas outras novidades interessantes como essa. Acesse para conferir todos os produtos e serviços que podem ser utilizados nas suas obras.

Foto de destaque: A linha Quartzites, da Portobello, traz toda a beleza dos quartzitos para os ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *