Menu
Projetos e Obras
Busca

O quarto de hóspedes pode ficar muito mais aconchegante e receptivo com a decoração certa (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Quarto de hóspedes: receba suas visitas com muito aconchego

19/01/2022

Veja dicas para decorar e arrumar seu quarto de hóspedes, tornando esse cômodo muito mais aconchegante e receptivo para familiares e amigos!

Receber visitas em casa é uma delícia. E para deixar esse momento mais prazeroso para quem vem nos visitar, nada melhor do que um belo quarto de hóspedes.

Esse ambiente ajuda a oferecer conforto e privacidade a familiares e amigos. Com a decoração certa, ele ainda pode se tornar um destaque do lar.

Não tem ideia de como fazer isso? Siga com a gente para conferir as principais dicas!

Como decorar o quarto de hóspedes?

Decorar o quarto de hóspedes não precisa ser uma tarefa complicada. 

O primeiro passo é pensar em quantas pessoas você costuma receber, como solteiros, casais ou famílias. Dessa forma, fica mais fácil identificar as necessidades do ambiente.

Veja outras dicas interessantes que podem ajudar!

Dê preferência a cores neutras e claras

Cores claras e neutras deixam o ambiente mais agradável e iluminado. Complemente com móveis e acessórios adequados a uma boa estadia
Cores claras e neutras deixam o ambiente mais agradável e iluminado. Complemente com móveis e acessórios adequados a uma boa estadia (Projeto: Beatriz Vonsovicz Zeglin)

Nem todo mundo tem o mesmo apreço estético que você! 

Por isso, investir em uma decoração básica é a chave para tornar o quarto de hóspedes aconchegante e acolhedor para todos os tipos de visitantes.

Os tons claros e neutros são bastante relaxantes e fáceis de combinar com outras cores e elementos, como a madeira.

O branco e o bege são clássicos. O cinza está na moda. Mas você pode ir além. Por exemplo, com os tons pastel, como lavanda, rosa, verde, azul etc.

Deixe as nuances escuras e fortes para os detalhes do ambiente, como a roupa de cama ou os objetos decorativos.

Capriche na iluminação

A iluminação é um fator-chave para ter um ambiente acolhedor. Nesse sentido, a dica é aproveitar ao máximo a luz natural. 

No entanto, se o quarto de hóspedes não recebe muita luz solar, você pode investir em spots, luminárias pendentes e abajures que complementam a iluminação artificial principal.

Por outro lado, se o cômodo recebe muita luz do sol ou da rua, vale a pena incluir uma cortina blackout, para mantê-lo mais escuro e favorecer o descanso.

Escolha a cama com cuidado

Se você tem pouco espaço e fará uso do quarto de hóspedes para outras finalidades quando não receber visitas, vale a pena pensar em uma cama multifuncional, como o sofá-cama.

Já quem costuma receber mais de uma pessoa, mas conta com um quarto pequeno, pode investir em soluções como camas com auxiliares, bicamas etc.

De qualquer forma, lembre-se da importância do conforto, para que seus convidados tenham uma boa estadia. O sofá-cama ou o colchão escolhido deve ser aconchegante.

Não sabe qual o nível de conforto da cama que escolheu? Durma uma noite nela para descobrir se é preciso melhorar.

Tenha atenção à escolha dos móveis

Escolha os móveis adequados para que seu hóspede consiga organizar sua bagagem e se sentir confortável
Escolha os móveis adequados para que seu hóspede consiga organizar sua bagagem e se sentir confortável (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Os móveis são elementos que sempre deixam os indivíduos em dúvidas na hora de decorar o quarto de hóspedes.

Para acertar na escolha deles, avalie quais são as características do ambiente e quantas pessoas você costuma receber.

É importante ter móveis adequados ao espaço e suficientes para que seus visitantes se sintam confortáveis. 

Além da cama, pense nos móveis secundários, mas que fazem toda a diferença, como mesas laterais, escrivaninha e/ou penteadeira, guarda-roupas, ganchos, cabideiros etc.

Em relação aos armários, pense que seu convidado precisará de algum espaço para guardar seus pertences. 

Então, se você usa o guarda-roupas para seus itens pessoais, tente deixar uma área livre ou complemente o quarto de hóspedes com prateleiras, nichos, ganchos, cabideiros etc.

Não se esqueça dos detalhes

Os detalhes ajudam a tornar os ambientes mais confortáveis e, assim, garantem o aconchego do seu hóspede. 

Estamos falando de itens como ventilador de teto, ar condicionado, televisão, espelho, abajur, cortina, tapete próximo à cama, objetos de entretenimento (como livros ou revistas) etc.

E, claro, considere ainda roupas de cama, cobertores, travesseiros, toalhas, chinelos e roupões, entre outros.

Respeite a sua rotina

Caso não tenha um cômodo sobrando, aproveite para tornar o espaço multifuncional. Por exemplo, quarto de hóspedes e home office
Caso não tenha um cômodo sobrando, aproveite para tornar o espaço multifuncional. Por exemplo, quarto de hóspedes e home office (Projeto: Mariana Haiduk)

Não adianta montar um quarto de hóspedes maravilhoso se o ambiente se tornar um verdadeiro “elefante branco” quando você não recebe ninguém, sem uso ou funcionalidade no dia a dia.

Para evitar que isso ocorra, sempre considere a rotina das pessoas que moram na sua casa quando decorar o cômodo.

Por exemplo, se você precisa de um espaço extra para estudar ou trabalhar, pode montar o quarto de hóspedes junto do home office

Quando um visitante estiver na sua casa, ele poderá usar a escrivaninha como apoio adicional para os seus pertences.

Além desse uso tradicional, o quarto de hóspedes pode ser aproveitado como sala de TV, sala de leitura, espaço de meditação etc.

Porém, tenha em mente que a organização deve ser prioridade, de modo a evitar que seus pertences fiquem espalhados pelo espaço e prejudiquem o conforto do seu hóspede.

Considere uma decoração versátil

Uma decoração versátil permite que o cômodo se adeque a diferentes usos, especialmente quando não estiver recebendo visitas
Uma decoração versátil permite que o cômodo se adeque a diferentes usos, especialmente quando não estiver recebendo visitas (Projeto: Andrea Carminate)

Se o quarto de hóspedes será usado com dupla finalidade, a decoração deve ser versátil, de forma a servir ao propósito de ambos os usos. 

Os móveis em tons neutros são grandes aliados nesse sentido, além de almofadas, murais de avisos, quadros e outros detalhes.

Por exemplo, é possível usar uma cama encostada na parede com algumas almofadas maiores, simulando um sofá, quando o ambiente é utilizado como escritório ou sala de TV. 

Assim, quando você for receber visita, é só retirar as almofadas e usar a cama normalmente.

Como arrumar um quarto para receber hóspedes?

Além da decoração, quando vamos receber visitas, existem alguns detalhes que precisam de atenção. Veja quais são eles:

  • pense no aroma do ambiente, que deve ser agradável e receptivo. Você pode usar difusores, velas, sprays e outros com cheiros suaves e relaxantes, como o de lavanda. Outra ideia é perfumar a roupa de cama com um perfume delicado;
  • inclua pequenos “mimos” no quarto, como um kit de boas-vindas com elementos de cuidados pessoais. Por exemplo, toalha de banho e rosto, sabonete, escova e pasta de dente e fio dental;
  • atente-se à escolha da roupa de cama, dando preferência a opções bonitas e confortáveis, que favoreçam o acolhimento dos seus hóspedes;
  • deixe à mão do convidado tudo que ele precisa para uma boa estadia, como cobertor ou edredom, lençol, fronhas etc;
  • tenha, no mínimo, dois travesseiros à disposição do visitante, que sejam novos e agradáveis;
  • inclua uma plaquinha com a senha do Wi-Fi.

E aí, gostou das nossas dicas para decorar um quarto de hóspedes aconchegante? Precisa montar um home office, mas não sabe por onde começar? Veja nosso conteúdo recheado de ideias incríveis!

Foto de destaque: O quarto de hóspedes pode ficar muito mais aconchegante e receptivo com a decoração certa (Projeto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *