27.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Quanto custa o metro quadrado do arquiteto? Saiba definir preços dos projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.03.2019
O tamanho de uma obra influencia no seu valor final, pois cada cantinho do projeto merece a atenção do profissional. Esse valor, aliás, pode ser usado como base para orçamentos. Entenda como fazer isso em seus trabalhos!
minutos de leitura

Existem muitas pessoas que desconhecem totalmente o verdadeiro valor do trabalho de um arquiteto. Quem trabalha com isso, sabe do que estamos falando…

Bancada, cuba e prateleira em porcelanato - Ricardo Ambrosio

Elas também não sabem que esse valor pode ser calculado de acordo com o metro quadrado do projeto, muito menos quanto ele custa. Mas seus clientes não são experts no assunto, concorda?

Por isso, é dever dos profissionais da área informar a sociedade da importância de se ter um projeto bem elaborado e a execução de uma obra bem planejada.

Neste post, você vai saber como se posicionar melhor no mercado e cobrar de forma justa e correta pelos seus serviços. Mas, antes de saber quanto custa o metro quadrado de um arquiteto, leia nossa matéria sobre transformação de ambientes sem reforma.

O valor do trabalho de um arquiteto

O tempo de curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo é longo, mas, no final, o profissional se forma sendo capaz de realizar uma vasta gama de serviços. Ele pode projetar interiores e exteriores, além de coordenar construções e reformas – inclusive fazendo o gerenciamento de custos e de mão de obra. E você, saberia como precificar todos esses serviços? Afinal, quanto custa o metro quadrado de um arquiteto?

Uma coisa é certa, um bom projeto de arquitetura já “se paga” durante a própria construção. Isso diz respeito a todos os pontos positivos de sua execução bem-feita, desde a utilização de materiais mais adequados. Também o melhor dimensionamento das estruturas, a otimização dos espaços, o aproveitamento de área de terreno e das condições naturais da obra.

Cozinha com revestimento em tons neutros - Barbara Gomes

Não é fácil responder quanto custa o metro quadrado de um arquiteto. O suporte técnico do profissional não deve ser visto como um gasto, mas um investimento. Essa é a garantia de uma obra mais bonita, segura, dentro dos padrões e normas, e sem desperdícios de tempo ou dinheiro. Veja o que comentam Ana Cruz e Giuseppe Cafasso em entrevista para o site Design para Escritório“Há muita desinformação sobre as vantagens de um projeto aliada à avaliação errônea de que o serviço é caro, sendo que um projeto bem executado representa economia na obra". "A maioria das pessoas ainda acha que o arquiteto é um profissional dispensável e que elas mesmas podem fazer os projetos que desenvolvemos".

Projeto de hall de entrada com duas cores de porcelanato - Vinicius Dieter

Como calcular quanto custa o metro quadrado de um projeto de arquitetura

Essa é uma questão relativa. Sabe-se que existem ferramentas que ajudam os profissionais a estipular um preço - por metro quadrado de uma construção civil - para o seu trabalho. São exemplos o SINAPI, disponibilizado pelo IBGE, e o CUB, calculado pelo Sinduscon com base na NBR 12.721. Ambos definem valores de acordo com as diferentes tipologias de obra.

Tanto para o SINAPI quanto para o CUB são levados em consideração os materiais usados nas estruturas, nos acabamentos, o número de pavimentos da construção e mais fatores. Assim, os valores de custo, apresentados para cada padrão, acabam servindo de base para calcular quanto custa um projeto de arquitetura. Mas, claro, há outras formas de se estabelecer um preço.

Projeto Portobello Shop São Carlos

Se você preferir, por exemplo, pode cobrar seus serviços de acordo com a quantidade de desenhos criados. Ou ainda pela função da edificação – residencial, comercial ou institucional - e a complexidade de seu plano de necessidades. Só lembre-se que, ao escolher uma metodologia de cálculo, apresente ao cliente uma proposta que seja realista e justa para ambas as partes. Não supervalorize e nem subestime o seu trabalho e leve em conta tudo o que deve ser feito.

“Se for só o projeto é um preço, se precisar também de direção técnica soma-se mais um valor” - Esclarece o engenheiro civil e Gerente de Fiscalização da Superintendência de Fiscalização do Crea-SP, Ademir Alves do Amaral, em reportagem divulgada pelo site do jornal O Estado de São Paulo.

Como calcular quanto custa o metro quadrado de um arquiteto

Depois de todas as informações já apresentadas, você é capaz de dizer quanto custa o metro quadrado de um arquiteto? Como você estabeleceria um valor pelos seus honorários? Saiba que o método mais comum adotado pelos profissionais é através de uma porcentagem sobre o custo da construção.

Em média, é cobrado de 5 a 10%. Mas, quanto menos complexa for a obra, maior pode ser o valor cobrado. Alguns órgãos, como o IAB, lançam sempre tabelas de cálculo de base para arquitetos. Isso serve de parâmetro para a remuneração de todos os profissionais envolvidos na obra. Mas há escritórios que preferem não seguir esses documentos, criando sua própria tabela de preços. Quanto custa o metro quadrado de um arquiteto seria um “preço fixo” sobre a hora média de trabalho.

Projeto de piscina com Barlavento Caribbean Relevo - Portobello Shop Franca

Citando, novamente, qualquer que seja o método que sua empresa escolher, não pode estar em discrepância com aqueles praticados nas tabelas institucionais. Do contrário, ou você pagará para trabalhar ou perderá contratos valiosos! Alguns serviços, em específico, podem ser cobrados de maneira diferente. Portanto, esteja sempre aberto às negociações! E estude a melhor forma de cobrar pelos seus serviços, seguindo todas essas dicas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quanto custa o metro quadrado do arquiteto? S...

Quanto custa o metro quadrado do arquiteto? Saiba definir preços dos projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Segundo as tabelas q eu vi por aí, um projeto de área construída de um AP. de 35 metros quadrados, o mais simples, custa 49000,00 reais, gostaria de saber se é só o projeto, ou se é com todos os materiais e mão de obra, porq a minha cozinha em estilo provençal com todos os materiais de primeira saiu por aprox. 20000,00 reais mas sem arquiteto, sem nada, metro white nas paredes inteiras, porcelanato retificado no piso, armários em cima até o teto de 2,80m, armários embaixo, cubas, lixeira e dosador de sabão da Tramontina, torneira e filtro Lorenzetti, por 20000,00 reais, duvido q 49000,00 seja com materiais e mão de obra, acho q é só o projeto, tá muito caro, afinal não quer dizer q só porq estudaram cinco anos, os arquitetos sejam melhores q os outros profissionais q também fazem cinco anos de faculdade!!!

    1. Boa tarde, o valor.medio de um.projeto arquitetônico fica 60 a 80 reais o metro quadrado, isso dependendo do.local. porém o custo final, fica acordado entre ambas as.partes, pois o mais importante para um arquiteto ou qualquer profissional é a satisfação do seu cliente. Nenhum profissional e melhor que outro. Porque pelo seu comentário, mesmo estudando 5 anos ou mais, financeiramente falando, um jogador, cantor, atriz faturam muito.mais e a maioria não terminaram nem o ensino médio.

  2. Olá, Karla,

    Como dito no texto, calcular quanto custa o metro quadrado de um projeto de arquitetura é uma questão relativa.
    Mas o método mais comum adotado pelos profissionais é através de uma porcentagem sobre o custo da construção, de 5 a 10%. Alguns órgãos, como o IAB, lançam sempre tabelas de cálculo de base para arquitetos.

    O ideal é fazer pesquisa de mercado antes de fechar um negócio. Você pode encontrar aqui no Archtrends vários profissionais cadastrados. Acesse.

    Um grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  3. "outros profissionais que também fazem cinco anos de faculadade" meu deus, eu não li isso......vc quis dizer o que? dentista? químico? psicólogo? advogado? nutrólogo? a pessoa GASTA 20000 numa reforma sem acompanhamento técnico e acha que foi esperta com produos caros porém de gosto duvidoso. Se recusa a INVESTIR em quem sabe fazer e depois fica lamentando uma tomada que faltou ou um piso sem paginação.

  4. Infelizmente a gente tem que atender esse tipo de gente que acha que pode ditar o preço do nosso trabalho mas esquece que além de preço existe o VALOR!!! Ainda vivemos os resquícios culturais do Brasil Colônia. Desanimador lutar para ser um bom PROFISSIONAL nesse país!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies