12.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Projetos autênticos, que estimulam os sentidos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.02.2020
Arquiteta Lulu Andrade cria ambientes que transmitem a essência dos clientes e busca reduzir o impacto ambiental das obras que comanda.
minutos de leitura

Materializar sonhos. Esse propósito guia a trajetória da arquiteta Lulu Andrade, do Rio de Janeiro. Todos os projetos que assina são únicos e totalmente direcionados às pessoas, por isso, pratica uma escuta atenta. Entende o que cada cliente deseja e explora a arquitetura para criar ambientes que despertam os sentidos. Está presente em cada etapa, pois acredita na importância de viver o processo do início ao fim. Para ela, é necessário sentir, e não apenas ver, a montagem de um espaço.

lulu andrade
Para Lulu Andrade, viagens são uma oportunidade para sentir ambientes variados e buscar referências

Quando adolescente, Lulu ainda não sabia qual profissão seguir. Descobriu aptidão para artes em um teste vocacional e decidiu cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a faculdade, fez estágio no escritório do arquiteto Luiz Paulo Conde, onde aprendeu sobre arquitetura de grande porte. Em uma segunda experiência, como integrante na equipe da arquiteta Bel Lobo, aprofundou-se em projetos comerciais. Chegou a liderar a equipe de gerenciamento de projetos, já depois de formada.

Escritório próprio e preocupação ambiental

Em 2008, depois de um período como sócia de um escritório, decidiu empreender por conta própria e abriu a Adoro Arquitetura. Ainda como reflexo das referências que teve no início da carreira, a arquiteta atende muitos projetos comerciais, mas também atua no ramo corporativo e residencial. Lulu se identifica com as possibilidades criativas dos ambientes comerciais e o desafio de transformar um ponto físico em identidade visual de uma marca.

Para projetar espaços comerciais, a arquiteta mergulha no branding da empresa. Assim, tudo o que é comunicado por meio da arquitetura e dos recursos sensoriais está alinhado com a forma como a marca deseja ser reconhecida. O objetivo principal se resume em promover uma experiência positiva para o cliente. 

Em todos os seus projetos – comerciais e residenciais - a arquiteta busca unir o desejo dos clientes ao aspecto ecológico. Evita demolições desnecessárias para reduzir a geração de resíduos nas obras e, sempre que possível, reaproveita o que já faz parte do espaço. Também considera a eficiência em relação à economia de água e energia quando faz a especificação de metais e lâmpadas.

lulu andrade
Revestimento com efeito texturizado da fachada integrou a área externa ao conceito da loja

Loja Peepou: feminina, minimalista e contemporânea

Em novembro de 2019, Lulu entregou o 4º e mais recente projeto para a rede de lojas Peepou, em Niterói. A arquiteta acompanhou a expansão da marca e, por isso, teve a oportunidade de refinar a proposta que trabalhou nos espaços anteriores. A principal inspiração se manteve a mesma: as flores da Provence, na França.  

Na primeira loja que fez para a marca, Lulu utilizou flores artificiais na composição do ambiente. Desta vez, queria que o cliente tivesse algo único. Por isso, usou como base o desenho de flor que está no logotipo da empresa e desenvolveu, junto com a artesã Rita Aranha, um elemento decorativo feito de forma artesanal e com técnicas de upcycling. Foram necessários diversos testes até chegar na configuração final - flores produzidas com 900 garrafas pet e pintadas, uma a uma, à mão. 

Flores que decoram o teto da loja foram feitas manualmente pela artesã Rita Aranha, que utilizou garrafas pet como matéria prima

As flores, penduradas no teto da loja, são o elemento feminino principal. Também seguem uma proposta de cores minimalista, que guia todo o projeto. A arquiteta escolheu revestir o piso com o Silos Nude 90x90, de acabamento natural e retificado, o que permite uma aplicação uniforme. Para a fachada da loja, Lulu buscou por uma opção de porcelanato que abraçasse o conceito da loja, de forma a não criar barreiras para o cliente entrar no ambiente. O Karst Off White 90x90 serviu perfeitamente e agregou à área externa um efeito texturizado especial.

lulu andrade
Em tom nude, o revestimento escolhido para o piso da loja segue o estilo neutro e minimalista presente em todo o projeto
Com ampla experiência em projetos comerciais, Lulu Andrade transforma espaços físicos em identidade das marcas

Este é apenas um dos ambientes assinados por Lulu com produtos Portobello, já que mantém uma longa relação de confiança com os consultores da Portobello Shop Ipanema. Quando leva os seus clientes à loja, encontra o acolhimento, variedade e segurança que precisa. O diferencial está na experiência, exatamente aquilo que ela tanto valoriza em seu trabalho.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projetos autênticos, que estimulam os sentid...

Projetos autênticos, que estimulam os sentidos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies