Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Primavera/Verão 2018: veja tendências lançadas na semana de moda da Europa

11/12/2017

Confira o que aconteceu de melhor em Milão e Paris com desfiles, tendências, exposições, cultura e novidades que marcaram as grandes metrópoles da moda.

Conforme já vimos, a moda está completamente ligada à arquitetura e ao design, e vice-versa. Tivemos recentemente as semanas de moda mais comentadas e influentes do mundo: Paris Fashion Week e Milan Fashion Week.

Durante o período dos desfiles, ambas as cidades respiravam novidades cruciais para nos inspirarem. As mais de 80 casas de grifes apresentaram as tendências para a primavera/verão 2018.

As grandes metrópoles tornaram-se cenários perfeitos para eventos que despertam os olhares daqueles que buscam estar sempre conectados com o que está acontecendo no mundo do design, trazendo uma programação com os melhores desfiles e eventos culturais. As exposições lançadas durante a fashion week costumam ter duração de aproximadamente cinco meses, então, aproveite!

Em Paris, para comemorar seus 70 anos, a grife Dior lançou a expo “Designer of Dreams’’, no Musée des Arts Décoratifs. São mais de 300 peças de vestuário expostas, além de obras de arte, móveis e pinturas que levam os visitantes a uma viagem ao passado envolvendo as fascinantes criações de Christian Dior e seus sucessores.

exposiçao_Dior

Exposição Dior: ”Designer of Dreams’’ (Foto: reprodução site The National)

A trajetória da grife mostra que grandes marcos surgem após períodos conturbados da história. Fundada no pós-guerra, a Maison sempre teve sua influência nas formas e curvas leves, inspiradas pelas artes plásticas e o ballet. Baseada em releituras do passado, porém sempre em busca de inovação, a marca agora nos traz uma aula de história.

desfile_semana_moda

Desfile da grife Yves Saint Laurent na Paris Fashion Week 2017 nos pés da Torre Eiffel (Foto: reprodução site The Guardian)

Já na cidade italiana, grifes como Prada e Armani promovem exposições especiais nos seus centros culturais. No Fondazione Prada entrou em cartaz a “Betye Saar: Uneasy Dancer”, exposição da artista californiana que reúne mais de 80 instalações, montagens, colagens e obras escultóricas criadas entre 1966 e 2016.

Armani/Silos estreia “Emotions of the Athletic Body”, exibição de fotos de atletas com curadoria de Giorgio Armani para promover o perfume Acqua di Gio. O designer italiano relata que sempre foi apaixonado por esportes e que essa exposição quer exaltar a atitude esportiva combinada com a moda e a estética.

exposição_betye_saar

Exposição: “Betye Saar: Uneasy Dancer” (Foto: reprodução site Fondazione Prada)

Analisando o que foi visto nas passarelas e nos looks de street style, a moda confirma que, como sempre, algumas novidades vão e vem, enquanto outras permanecem.

Muitas coisas se repetem e foi visto que a cor continua sendo a influenciadora-chave, assim como no design de interiores. O desejo de uma autoexpressão colorida e a liberdade para explorar e usar mais tonalidades são reflexos da primavera/verão 2018.

moda_dolce_gabbana

Mix de cores em desfile da Milan Fashion Week (Foto: reprodução site Dolce&Gabbana)

estudo_pantone

Estudo das tendências de cores para 2018 pela PANTONE® (Foto: reprodução site oficial da Pantone)

Com base nos desfiles da fashion week, a Pantone lançou o PANTONE® Fashion Color Trend Report. Ela definiu, em duas paletas de cores (Spring 2018 Top 12 Color Palette e Spring 2018 Classic Color Palette), as tendências de primavera/verão 2018. A Top tem tons divertidos que formam uma mistura única e dramática e a Classic apresenta as principais tonalidades clássicas que são fundamentais para construir estilos pessoais.

paleta_pantone

Spring 2018 Top 12 Color Palette (Foto: reprodução site Pantone)

paleta_pantone2

Spring 2018 Classic Color Palette (Foto: reprodução site Pantone)

E como era de se esperar, depois de todas as especulações, a cor escolhida para 2018 seria viva e alegre. Nenhuma surpresa para quem está acompanhando os eventos de moda e arquitetura durante o ano de 2017. Conforme eu mostrei para vocês nos posts Pitti Uomo 92 e The New Modern, os tons de roxo e violeta estão começando a ser muito valorizados, inclusive mixados com cores improváveis.

Então é hora de desapegar um pouco do verde e se jogar na ousadia da Ultra Violet, que nos permite diversas possibilidades na hora de inovar nos detalhes.

pantone

Ultra Violet Pantone – Cor 2018 (Foto: reprodução site Pantone)

Os designers vêm reconhecendo a necessidade do uso de cores devido ao contínuo desejo do consumidor de experimentar, mixar e descobrir diversas combinações.

A similaridade no uso de tonalidades é nítida tanto para moda quanto para a arquitetura e o design, apresentando vários processos em comum — principalmente a fase de concepção, experimentação e busca por novas abordagens. O ano de 2018 definitivamente será o ano de misturas complexas e originais, sem restrições e de cores inusitadas.

Conte para a gente se você gostou dos eventos culturais e das tendências lançadas pelas semanas de moda mais influentes do mundo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *