Menu
Projetos e Obras
Busca
Porcelanato Polido

O porcelanato polido traz mais requinte aos ambientes internos (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Matérias

Porcelanato polido: elegância garantida na decoração do ambiente

03/07/2017

Saiba tudo sobre o porcelanato polido: características, usos, indicações, inspirações de projetos e dicas de manutenção e limpeza! Atualizado em 27/01/2021

O porcelanato é o revestimento cerâmico mais utilizado nos dias atuais. Resistente e de fácil manutenção, o material ganhou o gosto da população em geral. E entre as diferentes opções está o porcelanato polido.

Com alto brilho, ele é uma das principais escolhas de quem deseja trazer mais requinte e sofisticação aos ambientes.

Contudo, o seu uso merece alguns cuidados, especialmente em relação às características dos ambientes que recebem esse porcelanato. Quer saber mais? Siga conosco!

O que é o porcelanato polido

O porcelanato polido nada mais é do que o revestimento que recebe polimento depois da fabricação. Isso significa que ele fica extremamente liso e brilhante.

Uma característica marcante do porcelanato polido é que ele reflete uma luminosidade. Além de sofisticação, isso garante um ambiente mais claro e amplo.

alto brilho
Com alto brilho, o porcelanato polido traz mais sofisticação e requinte a diferentes ambientes internos (Projeto: Portobello S.A.)

Onde usar e não usar o porcelanato polido

O brilho é marcante no porcelanato polido. Aliado a peças de decoração como obras de arte, o sucesso do seu projeto é garantido.

No entanto, quanto mais brilhante é a superfície, mais escorregadio é o revestimento de pisos quando em contato com a água. E, no caso de porcelanato polido, é exatamente isso que acontece.

Portanto, ele é indicado para em pisos de áreas secas e molháveis, que não receberem umidade suficiente para formar lâminas d’água.

Um ponto a se levar em consideração é o atrito do porcelanato. No caso das peças polidas da Portobello, esse índice é de 0,3, em uma escala que vai de 0 a 1.

Atualmente no Brasil existe uma Norma de Desempenho. Ela indica o uso de produtos com atrito igual ou superior a 0,4 em áreas molhadas, ou seja, aquelas que formam lâminas d’água com o uso, a exemplo dos banheiros.

Por isso, o porcelanato polido não é o mais indicado para elas.

Porcelanato
A principal recomendação é usar o porcelanato polido em áreas internas e secas, o que aumenta segurança desse revestimento (Projeto: Portobello S.A.)

Onde usar

Em resumo, bons locais para aplicar o porcelanato polido são:

  • quartos;
  • salas;
  • escritórios;
  • corredores;
  • halls;
  • lavabos
  • paredes de banheiro;
  • demais pisos e paredes de áreas secas e internas.

Onde não usar

Como o porcelanato polido, ao entra em contato com água, pode se tornar escorregadio, a Portobello não recomenda seu uso nos pisos de:

  • banheiros;
  • lavanderias;
  • cozinhas;
  • varandas e sacadas abertas;
  • demais áreas externas;
  • locais que podem sofrer com sujeiras (como óleo, tinta, detritos de animais ou líquidos com alta concentração de corantes).

No caso dos pisos dos banheiros e cozinhas, o recomendado é usar o porcelanato natural.

Por que não é recomendável nas cozinhas já que a normativa NBR 15.575 (norma de desempenho) diz que pode? Porque é um dos locais que mais tem contato com sujidades, óleos, gorduras e pigmentos provenientes dos alimentos. Por mais que os porcelanatos não manchem, os polidos quer mais cuidados de limpeza, e quando e em contato com água, óleos e gorduras fica escorregadio.

Os porcelanatos Portobello que têm acabamento polido recebem uma camada de impermeabilizante após a produção, por isso eles não mancham!

Os revestimentos precisam passar por testes de limpabilidade. A resistência em manchamento pode receber indicação de 1 a 5. Um porcelanato de classificação 5 pode ser limpo apenas com água morna, por exemplo. Um produto com classificação 4 precisa de detergente neutro. (saiba aqui como tirar manchas de porcelanato).

Porcelanato polido
O porcelanato polido que recria o mármore é uma tendência, oferendo sofisticação na medida certa para diferentes ambientes internos (Projeto: Mila Liberato

Dicas e inspirações para projetos com porcelanato polido

Quer deixar o seu projeto ainda mais sofisticado? O porcelanato polido é um grande aliado nisso. Existem muitas ideias e inspirações cheias de requinte.

Certamente, uma tendência é usar o porcelanato que recria a textura das pedras naturais, especialmente do mármore.

Em grandes formatos, ele dá amplitude visual, fazendo com que os ambientes fiquem maiores, mais claros e bem iluminados.

Esse tipo de porcelanato polido conversa muito bem com diferentes estilos decorativos, como moderno, contemporâneo, minimalista e até industrial.

Além do piso, ele pode ser usado em paredes, bancadas, escadas, mesas, nichos e molduras de lareiras.

Outra opção em alta é o porcelanato amadeirado. Com ele, você obtém todo o aconchego da madeira, mas sem a preocupação com os cuidados específicos que esse revestimento natural pede.

Da mesma forma que o marmorizado, esse porcelanato combina com diferentes estilos de ambientes, pois existem opções em madeiras claras e escuras.

Ainda há porcelanatos de linhas contemporâneas, que recriam o design de diferentes materiais, como concreto, cimento queimado e até ferro.

Eles se harmonizam perfeitamente com o estilo industrial, trazendo mais personalidade aos projetos.

Além do industrial, essa opção de porcelanato polido pode ser usada em decorações rústicas, contemporâneas e minimalistas, com um charme diferenciado.

sensação de amplitude e elegância
Utilizar o porcelanato polido em piso e parede ajuda a reforçar a sensação de amplitude e elegância (Projeto: Portobello S.A.)

Qual é a argamassa que deve ser usada?

A escolha da argamassa dependerá de onde o porcelanato será instalado. Como o polido é mais indicado para as áreas internas secas, o ideal é procurar um produto que atenda a essa especificação.

Antes de iniciar a aplicação da argamassa, a superfície deve estar limpa e seca, livre de resíduos. A mistura deve ser feita de acordo com as orientações da embalagem, sempre usando um recipiente limpo e seco. Depois disso, deixe a massa descansar por 15 minutos e, em seguida, misture novamente antes de usar.

Uma dica é prestar atenção ao tempo de uso, já que a argamassa pronta tem duração de 2h30 em temperatura igual ou inferior a 20 ºC. Caso a mistura não seja totalmente usada dentro desse período, deverá ser descartada.

Adicionar mais água após o preparo da argamassa é uma prática contraindicada, pois é capaz de prejudicar a aderência do produto e provocar descolamentos.

Leia também: Todos os passos de como assentar o porcelanato

Porcelanato polido
Exemplo de aplicação do porcelanato polido em lastra aplicado na parede (Projeto: Portobello S.A.)

Qual é o rejunte mais indicado?

A escolha do rejunte é de suma importância para garantir o efeito desejado. O produto certo dependerá do acabamento que você deseja. Abaixo, listamos as principais opções.

Rejunte cimentício

É feito à base de cimento e areia. Por mais fino que seja o acabamento deste rejunte, ele sempre terá um aspecto rugoso. A sua aplicação, no entanto, é fácil. Não é impermeável.

Rejunte acrílico

É bicomponente. Por isso, tem alto desempenho, textura fina, acabamento ultra liso e resistência à formação de fungos. A aplicação fácil. Ele é impermeável.

Rejunte epóxi

É um produto tricomponente, flexível, totalmente impermeável, resistente a manchas e à formação de mofo e bactérias. No entanto, necessita de profissionais habilitados para uma colocação.

Independentemente da sua escolha, procure aguardar o prazo de secagem inicial da argamassa antes de começar o rejuntamento.

sala clara
O alto brilho é, sem dúvida, uma das principais vantagens do porcelanato polido, transformando os ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Quais são os cuidados ao assentar o porcelanato polido?

Para garantir a qualidade no assentamento, a primeira dica é contratar um profissional habilitado e experiente para realizar esse trabalho.

Depois disso, atente-se ao armazenamento das peças, que deve ser realizado com cuidado. Sempre guarde as placas de porcelanato de acordo com a indicação do fabricante.

Na maioria dos casos, as caixas ficam na vertical. No entanto, cada formato tem as suas particularidades, então essa indicação pode alterar.

Ao assentar as peças, procure usar uma técnica de dupla colagem para formatos iguais ou superiores a 30×30 cm. É importante garantir que 100% do verso da placa esteja preenchido com argamassa colante.

Ao colocar uma peça ao lado da outra, cuide para não bater nas bordas, evitando lascas. Para garantir o nivelamento completo, utilize niveladores de piso.

Ao finalizar o assentamento, proteja as peças com plástico bolha ou material específico para proteção. Isso evitará que outros materiais, como tintas e solventes, caiam sobre o produto.

Porcelanato polido
A mão de obra especializada faz toda a diferença no assentamento do porcelanato polido, garantindo beleza e durabilidade (Projeto: Portobello S.A.)

Como fazer a limpeza pós-obra?

Para efetuar a limpeza pós-obra, utilize detergente neutro, saponáceo cremoso ou Veja Cloro Ativo, todos diluídos em água.

Nunca use limpadores que possuam ácido muriático, fluorídrico ou clorídrico em suas composições, pois eles causam ataque químico na superfície do porcelanato e as marcas deixadas são irreversíveis.

Evite também a utilização de limpa obra ou limpa pedra para a remoção dos excessos de argamassa colante que ficarem do assentamento. Isso garantirá a beleza e a durabilidade de qualquer acabamento, seja ele polido, natural ou EXT.

Para limpar o rejunte, você poderá usar o Clean Max da Portokoll sete dias após o assentamento. É só diluir o produto em água e deixar agir de acordo com o tempo indicado na embalagem.

Outra opção é o saponáceo cremoso, que deve ser aplicado puro, apenas sobre o rejunte. Deixe agir por 10 minutos e, depois, use o lado amarelo de uma esponja para limpar.

ambiente com mármore
Os cuidados diários são fundamentais para evitar riscos e manchas que comprometam a beleza do porcelanato polido (Projeto: Portobello S.A.)

Quais são os cuidados diários com o porcelanato polido

Para manter o seu porcelanato polido sempre bonito, é indispensável tomar alguns cuidados básicos, que ajudarão a aumentar a vida útil do revestimento. Os principais são:

  • atentar-se aos porcelanatos de ambientes ligados às áreas externas, colocando um tapete ou capacho para evitar que os resíduos trazidos de fora risquem o piso;
  • tomar cuidado com os móveis, sempre usando feltro nos pés e evitando arrastar as peças sobre o piso, porque isso poderá riscar o seu porcelanato polido;
  • na hora de limpar, evitar usar escovas ou palhas de aço, que podem riscar o porcelanato polido;
  • nunca usar ceras nesse porcelanato, pois ele já tem o seu brilho natural.

Limpeza diária do porcelanato polido

Para a limpeza do dia a dia, siga os passos abaixo:

  • use uma solução feita com uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro diluída em 5 l de água;
  • varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar;
  • passe um pano de chão molhado com a solução indicada acima;
  • seque com um pano seco (essa etapa é importante para evitar manchas).

Se precisar fazer uma limpeza pesada, usar CIF, Veja Cloro Ativo ou saponáceo cremoso. Sempre dilua esses produtos em água e aplique a solução com um pano umedecido. Não diluir pode causar manchas irreversíveis no seu porcelanato polido.

Agora que você já sabe tudo sobre o porcelanato polido, está mais fácil pensar em como usá-lo nos seus projetos? Esperamos que sim. Acesse o site da Portobello e descubra todas as nossas linhas e opções!

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *