Menu
Projetos e Obras
Busca
porcelanato grande na parede

Conteúdo Design

Porcelanato grande na parede? Sim, é possível! Confira nossas dicas

15/10/2018

Já pensou em usar porcelanato grande na parede? Veja os benefícios que esse tipo de peça pode agregar ao seu projeto e como usá-las para compor ambientes!

Você sabia que é possível utilizar revestimento de grande formato nas paredes? Neste post, vamos abordar esse assunto e mostrar as vantagens dessa tendência. Acompanhe!

Já percebeu como a criatividade nem sempre se manifesta em invenções? É possível que ela simplesmente se expresse com um novo uso para um objeto já conhecido, gerando um resultado surpreendente. Isso acontece com frequência na decoração e, neste post, vamos falar de um bom exemplo: o uso de porcelanato grande na parede.

Você já tinha pensado nessa possibilidade? Usou essa opção em algum ambiente ou ficou em dúvida quanto ao resultado? Pois aqui nós vamos mostrar que essa é uma alternativa que, além de possível, valoriza seu projeto. Ficou curioso? Confira o artigo!

Porcelanato em grandes formatos: opções e utilização

Vale a pena começar destacando o fato de que o porcelanato é um revestimento nobre. Sua beleza e sofisticação valorizam ambientes, transmitem a sensação de amplitude e permitem composições tanto com a decoração clássica quanto com projetos modernos.

O porcelanato em grandes formatos tem ainda outra característica que chama a atenção de arquitetos e decoradores. Trata-se de uma peça ousada, cheia de personalidade, capaz de dar destaque ao ambiente e valorizar muito o projeto.

Existem várias opções de maxiformatos no mercado. É possível encontrar desde as placas quadradas ou retangulares como as de 120×120cm ou 120×240 / 250cm até aquelas que combinam uma dimensão muito estreita com outra realmente grande.

Atualmente, os fabricantes oferecem peças de tamanhos variados como 20×120cm, 30×180cm, 20×180cm, 60×120cm, 60×180cm, 80×160cm, 90×90cm e 100×300cm.

porcelanato grande na parede

Porcelanato com mais de um tipo de aplicação na área de banho

O porcelanato é um material extremamente resistente. Por isso, ele pode ser instalado em ambientes diversos. Alguns fabricantes oferecem versões que podem ser aplicadas em áreas molhadas. Assim, ele se torna uma ótima opção também para áreas externas, banheiros e até fachadas. Como são muito grandes, eles são difíceis de manusear, então é preciso ter cuidado com a instalação. Entretanto, se forem bem instaladas, essas peças têm uma durabilidade excelente na fachada!

Porcelanato grande na parede: ousadia e sofisticação

Grande parte das pessoas ainda associa o porcelanato a um revestimento ideal para o piso. Isso é verdade, já que ele é versátil e sofisticado, como já comentamos nos itens anteriores.

porcelanato grande na parede

Maxi porcelanato no piso do banheiro na cor creme

No entanto, o arquiteto não precisa se limitar a essa única aplicação. Também não precisa usar essa opção apenas em cozinhas e banheiros, que são áreas da casa que em geral recebem revestimento nas paredes.

É possível ousar e ir além dessas possibilidades. Hoje em dia, existem exemplos de projetos que usam porcelanato grande na parede de salas, quartos e ambientes externos, especialmente nas fachadas.

Uma das opções mais comuns é usar o mesmo tipo de porcelanato no piso e nas paredes — ou apenas em uma área vertical. O resultado dessa combinação é a percepção de harmonia, além da ampliação do espaço.

Existem ainda arquitetos que usam grandes formatos horizontais para criar uma composição em forma de treliça. O efeito visual é incrível, dando ares de modernidade e sofisticação ao ambiente.

porcelanato grande na parede

Maxi porcelanato na cozinha

Ao falarmos de porcelanato em paredes, não poderíamos nos esquecer das fachadas. Elas são valorizadas com o uso do porcelanato, seja em uma face inteira ou apenas em determinados detalhes.

Quando o porcelanato é utilizado em toda a fachada, ele cria aquela sensação de amplitude que já comentamos. Mesmo uma parede menor ganha ares imponentes, o que pode destacar um projeto. Esse tipo de revestimento ainda reproduz e substitui a madeira, por exemplo, com muitas vantagens, devido à praticidade de limpeza e resistência. O porcelanato quase não deforma com a umidade, e a manutenção periódica é muito mais simples. Não é necessário envernizar nem pintar, basta lavar!

Outra opção é utilizar o porcelanato em detalhes da fachada, ou combinando cores. Esse tipo de composição permite realçar diferentes profundidades, e ganha destaque com a presença de elementos como plantas e itens de iluminação.

porcelanato grande na parede

Maxi porcelanato na área de estar

Mas atenção: a contratação de um projetista de fachada é essencial para a segurança desse tipo de construção. Esse profissional é especializado em planejar e orientar a execução de projetos referentes a essa área das construções.

A falta de orientação pode trazer vários problemas para a obra. A escolha equivocada de materiais ou a instalação incorreta pode levar ao surgimento de defeitos que comprometem o efeito visual, ou mesmo causar acidentes mais sérios.

Uma placa mal-assentada, por exemplo, coloca em risco a vida de pessoas que circulam em determinado espaço. Ela pode cair a qualquer momento, causando grandes transtornos. Aprenda a assentar e garanta o sucesso da sua obra!

Por isso, é muito importante contratar esse profissional desde a etapa de concepção do projeto. Ele orienta a definição e seleção dos materiais utilizados, além de atuar para compatibilizar a arquitetura, estrutura, vedações e esquadrias que interagem com a fachada.

porcelanato grande na parede

Porcelanato instalado com material de segurança

Dessa forma, é possível evitar improvisos e erros, além de otimizar o uso da matéria-prima. O projetista de fachadas ajuda a estabelecer um cálculo correto e orienta as melhores práticas de instalação, reduzindo o consumo de materiais e gerando economia.

Porcelanato na parede: aspectos técnicos

É importante ressaltar que não há nenhum tipo de aspecto técnico na instalação de porcelanato, mesmo em grandes formatos, que inviabilize seu assentamento nas paredes internas de um imóvel.

Quanto ao tamanho das peças, o ideal é escolher com base na altura do pé-direito. É bastante comum que o pé-direito de salas e quartos de apartamento tenham cerca de 2,70m de altura, e o banheiro costuma ser um pouco mais baixo se tiver forro em gesso. Em casas, o pé-direito varia bastante.

porcelanato grande na parede

Diferentes opções de porcelanato em um mesmo ambiente

Outra orientação importante diz respeito à facilidade manutenção. O porcelanato natural e o polido são limpos com facilidade, sendo ideais para as paredes. Já o produto EXT tende a apresentar um pouco mais de dificuldade de limpeza e, por isso, é melhor evitar sua aplicação vertical.

A Portobello tem muitas opções de porcelanato. Existem cores neutras e clássicas como o branco, cinza, chumbo e preto, bem como aqueles que reproduzem pedras naturais ou madeira. A linha Grandes Formatos oferece peças de vários tamanhos:

  • 90×90cm;
  • 60×120cm;
  • 120×120cm;
  • 80×160cm;
  • 120×240cm.

Portanto, opções não faltam para um projeto criativo e ousado feito com porcelanato de qualidade.

E você, já desenhou ambientes com porcelanato grande na parede? Que tal inspirar outros com seu trabalho? Exponha seu projeto no Archtrends Portobello e encante os apaixonados por decoração com sua criatividade. Cadastre-se agora mesmo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *