Coleção

Reforma sem bagunça: conheça o porcelanato extrafino

Um dos tipos de revestimentos mais famosos e usados, o porcelanato é conhecido por sua variedade, versatilidade e beleza. O porcelanato extrafino é mais uma das possibilidades e pode ser usado para transformar ambientes, trazendo modernidade e praticidade. Além disso, ele apresenta características muito vantajosas para quem deseja fazer uma reforma e não quer se(…)

Um dos tipos de revestimentos mais famosos e usados, o porcelanato é conhecido por sua variedade, versatilidade e beleza. O porcelanato extrafino é mais uma das possibilidades e pode ser usado para transformar ambientes, trazendo modernidade e praticidade. Além disso, ele apresenta características muito vantajosas para quem deseja fazer uma reforma e não quer se preocupar com sujeira e quebradeira.

Para este post, separamos algumas características e vantagens do material, tendências, possíveis utilizações e alguns motivos para apostar no revestimento. Quer conhecer mais sobre o porcelanato extrafino? Continue a leitura!

O revestimento

Assim como outros tipos de porcelanato, o extrafino é um material feito com alta tecnologia e que pode ser usado em vários locais. Ele passa por processos químicos com aditivos, que o deixam ainda mais resistente, durável e homogêneo. Sua espessura é reduzida, e pode variar entre 3 e 5 mm — enquanto o porcelanato comum, geralmente, é acima de 10 mm, chegando a 16 mm. Apesar disso, ele atua como o porcelanato comum.

As placas podem reproduzir uma infinidade de padrões e acabamentos, como metais, madeiras nobres, pedras variadas e concreto. E para deixar o espaço ainda mais agradável e bonito, as placas são mais leves e de prático assentamento, deixando o rejunte pouco aparente.

6 motivos para apostar no extrafino

1. Instalação fácil e possibilidades para reformas

Durante uma reforma, a troca de piso e de portas é uma grande preocupação para arquitetos e engenheiros. O porcelanato extrafino soluciona facilmente alguns problemas.

O primeiro ponto é a facilidade de instalação do material sobre outros pisos. Justamente por sua espessura, o extrafino é muito utilizado para cobrir superfícies sem a necessidade de retirar as peças anteriores, pois permite a sobreposição sem grandes alterações na altura do piso.

É preciso considerar que a superfície que será coberta deve estar nivelada, limpa e sem imperfeições, como buracos e partes quebradas — tudo para fazer com que a peça realmente tenha a durabilidade esperada. Normalmente, pequenas deformidades podem ser eliminadas com argamassa colante, que deve ser aplicada e nivelada antes da instalação do porcelanato. Pisos naturais, como os de madeira, exigem avaliação de um profissional da área.

A sobreposição também evita outro problema comum, que é a troca das portas, em consequência da diferença na altura do piso. Ou seja, o porcelanato extrafino, na maioria dos casos, pode sobrepor o piso antigo sem aumentar muito o vão entre a extremidade da porta e o piso.

2. O tamanho das peças

Por ter tantas aplicações, o revestimento apresenta também grandes variações de tamanhos e formatos, além da variedade de padronagens. Na Portobello, por exemplo, possuímos peças quadradas (100 x 100 cm) e retangulares (15 x 90 cm, 45 x 90 cm, 20 x 120 cm e 100 x 300 cm).

Além disso, as peças são facilmente ajustáveis para a necessidade do espaço. O porcelanato extrafino pode ser cortado com mais facilidade por ser mais leve e fino, gerando menos resíduos e diminuindo a sobrecarga em uma construção.

3. Fácil limpeza e conservação

A faxina após a aplicação e a limpeza cotidiana são o diferencial para a sua peça durar mais e manter a qualidade intacta. Apesar de o material absorver pouquíssima água, produtos de limpeza possuem substâncias abrasivas que afetam a durabilidade da peça, danificando e alterando as características do revestimento.

Após a instalação, os resíduos maiores devem ser retirados com uma vassoura. Para os materiais mais finos e poeiras, o indicado é utilizar apenas um pano úmido com água e produtos indicados pelo fabricante, como saponáceos. Uma dica: para tirar manchas de tinta, são utilizados solventes orgânicos ou detergentes ácidos, como tíner ou aguarrás.

No dia a dia, a limpeza é bem fácil e prática. O primeiro passo é varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias. Depois, é só passar um pano umedecido em uma solução feita com uma colher de sopa de sabão neutro ou detergente em cinco litros de água. E a última parte é secar o piso com um pano seco.

4. Possibilidades de uso

Como já sabem, o porcelanato é tendência! Pode ser aplicado em todos os ambientes da casa — e no exterior também —, tendo espaço em móveis e em paredes. Vale levar em consideração as características estéticas e técnicas para fazer a melhor escolha.

Por exemplo, para corredores e áreas movimentadas, você deve avaliar a resistência mecânica, a absorção de água e o escorregamento. Banheiros e áreas de serviço (considerados molhados) devem ter pisos resistentes à umidade e menos escorregadios, para garantir a segurança.

Para o revestimento de paredes, o porcelanato extrafino é tão belo quanto papéis de parede, com junções quase imperceptíveis. O porcelanato em bancadas é outro uso que deixa qualquer banheiro ou lavabo com um charme a mais.

5. Preço Acessível

O custo-benefício que o porcelanato extrafino oferece é mais um diferencial. Além de as peças serem duráveis e versáteis, o preço é bem mais em conta se comparado a outros tipos de revestimentos e a materiais similares, como carpaccio de pedra, concorrente bem mais caro.

6. Tendências

A última aposta dos arquitetos é investir no porcelanato para dar um ar moderno e chique a espaços inusitados, como na cabeceira de camas, em escritórios, em quartos e em salas de jantar. A peça se tornou um artigo de decoração e compõe muito bem o ambiente. Como já mencionado antes, a espessura muito fina do porcelanato faz com que ele seja ideal para aplicação em bancadas e na parede, funcionando como um papel de parede. O visual alcançado é clean, aconchegante, moderno e, também, sofisticado.

Tons mais escuros e padrões que simulam pedras e concreto estão muito em alta no mercado e podem ser utilizados em todos os ambientes. Móveis claros, metalizados e de madeira combinam muito com esses tipos de revestimentos.

Os que remetem a mármores e a pedras claras deixam o ambiente ainda mais aconchegante e clássico. Cômodos pequenos ficam mais abertos e iluminados com porcelanatos claros, junto de móveis amadeirados e com uma pegada industrial e moderna.

O porcelanato extrafino é mais uma opção para revestir praticamente todos os espaços da casa, apresentando um ótimo custo-benefício, sem deixar a beleza de fora.

E aí? Gostou do conteúdo? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais detalhes sobre o porcelanato extrafino e outros produtos!

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • sebastiao says:

    boa noite,..qual o tipo de disco de corte para o porcelanato extra fino…

    • Equipe Portobello says:

      Olá, Sebastiao!

      Pedimos, por gentileza, que retire a sua dúvida com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 648 2002 de segunda a sexta das 8h às 18h.
      Caso preferir, você também pode enviar um e-mail para [email protected]

      Agradecemos o seu contato!

      – Equipe Portobello SA

  • Eder Ventureli says:

    Boa tarde. Ao ler sobre esta matéria sobre o porcelanato extrafino, gostaria de saber se o correto é usar o mesmo tom em todos os cômodos ou pode variar (falando especificamente de usar o porcelanato extrafino no chão), como por exemplo, sala e quartos de um tom claro, banheiro e área de serviço de outro tom escuro e cozinha de um outro tom. Obrigado e aguardo resposta.

    • Equipe Portobello says:

      Olá Eder, tudo bem?

      Você pode utilizar a mesma tonalidade, sem problemas!
      Caso tiver mais alguma dúvida, pedimos que entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 648 2002 de segunda a sexta das 8h às 18h.

      Atenciosamente,
      Equipe Portobello SA

  • Eduardo says:

    Boa tarde, a minha dúvida é se o porcelanato extra fino pede ser aplicado sobre o parquet????? e se posotivo< qual é o produto para colar????

    • Archtrends Portobello says:

      Olá Eduardo, tudo bem?

      Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

      Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

      Agradecemos o seu contato!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Márcia says:

    Este tipo de piso pode ser aplicado sobre tabua corrida?

    • Archtrends Portobello says:

      Olá Márcia, tudo bem?

      Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

      Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

      Agradecemos o seu contato!

      – Equipe Archtrends Portobello