Menu
Projetos e Obras
Busca
porcelanato externo

O porcelanato externo deve ajudar a evitar o escorregamento (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Técnica

Porcelanato externo: resistência e segurança até fora de casa

09/12/2020

O porcelanato externo é recomendado para qualquer tipo de ambiente aberto plano. Confira mais informações.

Para quem busca resistência e segurança também fora de casa, o porcelanato externo é uma excelente opção. Esse tipo de revestimento é a melhor alternativa para jardins com piscina, varandas, em frente aos estabelecimentos comerciais, nas calçadas etc.

Você também pode ouvir todo o artigo clicando no player:

Porém, quando chega o momento de projetar áreas externas, é comum que algumas dúvidas surjam. Para que você possa fazer uma boa escolha e saiba como tomar todos os cuidados necessários, respondemos os principais questionamentos sobre esse revestimento.

Se você quer ficar bem informado sobre o uso do porcelanato externo, siga a leitura deste artigo!

O que é o porcelanato externo?

porcelanato externo
Diferentes combinações podem ser feitas com o porcelanato externo (Projeto: Portobello S.A.)

O porcelanato é um dos melhores revestimentos para áreas externas. Além de ser mais sustentável e ter características bacteriostáticas, ele proporciona uma boa uniformidade de cor e permite que sejam feitas diferentes combinações. O resultado são lindas decorações nos ambientes ao ar livre.

No entanto, não são todos os tipos desse revestimento que servem para aplicação em ambientes fora de casa. O porcelanato externo precisa ter algumas características importantes para garantir resistência, segurança e funcionalidade.

Geralmente, são classificados como porcelanatos externos os revestimentos que ajudam a evitar o escorregamento e/ou têm uma textura mais áspera. A ideia é que os calçados das pessoas que circulam pelo local causem atrito no chão, evitando quedas.

Quais são as principais vantagens desse acabamento de porcelanato?

O uso do porcelanato externo traz diversos benefícios para as suas obras e construções. Veja, na sequência, quais são os principais deles.

Possibilidades de decoração

São muitas as possibilidades de decoração com o porcelanato externo. Existem alternativas que reproduzem o cimento, outras que interpretam a madeira etc. Portanto, é possível usar a criatividade para desenvolver belos projetos.

O porcelanato externo pode ser escolhido de acordo com o estilo decorativo do ambiente, as características da rua ou o gosto pessoal do morador ou proprietário do espaço.

Alta resistência

O porcelanato externo é altamente resistente às alterações físicas e químicas. Isso é muito importante, tendo em vista que ele fica na rua, exposto ao sol, à chuva, aos ventos e a outras intempéries.

Uma vez que o objetivo é instalar o revestimento no piso, também é importante escolher um porcelanato externo que seja adequado para suportar a quantidade de pessoas, veículos e equipamentos que circularão pelo local.

Baixíssima absorção de água

porcelanato externo
A baixa absorção de água é uma das características do porcelanato externo (Projeto: Portobello S.A.)

Outra vantagem que os porcelanatos para áreas externas têm é o fato de eles praticamente não absorverem água. Isso faz com que o material tenha maior resistência mecânica e também se torne mais fácil de limpar.

Por conta da baixa absorção de água, esse tipo de porcelanato é ideal para as áreas externas com piscina. Nesse caso, ele pode ser usado tanto para revestir o próprio espaço para banho quanto os seus arredores.

Superfície que ajuda a evitar o escorregamento

Como explicamos, o porcelanato externo ajuda a evitar o escorregamento. Isso quer dizer que as pessoas podem caminhar pelos espaços sem tanto medo de cair.

Isso é muito importante, sobretudo em residências onde há idosos e crianças entre os moradores. A escolha do porcelanato deve ser feita ainda com mais cautela em situações desse tipo.

Característica bacteriostática

Os porcelanatos externos também têm propriedades bacteriostáticas. Ou seja, eles não matam os micro-organismos, mas não permitem que eles se espalhem pelo local.

Por conta dessa característica, fungos, mofos, ácaros, bactérias e vírus não se proliferam. Assim, o porcelanato reduz as chances de que pessoas que convivem em determinado ambiente tenham doenças.

Em quais situações usar o porcelanato externo?

porcelanato externo
Em quase qualquer espaço ao ar livre é recomendável usar o porcelanato externo (Projeto: Portobello S.A.)

O porcelanato externo pode ser usado quase em qualquer ambiente ao ar livre. Áreas de piscinas, varandas, quintais, cozinhas gourmet com churrasqueiras, espaços de lazer etc.

Na prática, em todo local onde não há cobertura total ou há grandes aberturas é recomendado o uso de porcelanatos especiais para ambientes externos.

Atenção! Evite apenas aplicar o porcelanato externo em paredes e fachadas, pois o coeficiente de atrito alto dá origem a uma superfície que é mais difícil de limpar.

Quais são as argamassas e os rejuntes mais indicados para o porcelanato externo?

Além de escolher o porcelanato adequado para ambiente externo, ao projetar espaços ao ar livre é preciso prestar atenção na argamassa.

Deve-se dar preferência a um produto adequado para esse tipo de revestimento, de modo a evitar dores de cabeça no futuro.

A argamassa colante Superior Branca Portobello, por exemplo, é ideal para revestimentos externos em grandes formatos. Ela também é indicada para sobreposições de pisos em ambientes ao ar livre.

Em ambientes externos onde há situações de variação térmica, como as piscinas, as churrasqueiras e as saunas, a argamassa mais recomendada é a Máxima Branca Portobello.

argamassa Ultra Portobello
A argamassa Ultra Portobello é recomendada para calçadas e locais externos em geral (Foto: Portobello)

Já para locais onde há grande circulação de pessoas, como as calçadas em frente a restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais, é recomendada a argamassa Ultra Portobello, que vem acompanhada de um líquido para que seja dada a textura ideal. Assim, não é necessário fazer uma mistura com água.

Também é interessante se atentar para a escolha do rejunte que será utilizado na colocação do porcelanato externo. Nesse caso, recomendamos o Rejuntamento Epóxi Máximo, que não esfarela ao entrar em contato com a água e outros componentes.

Como assentar o porcelanato externo?

porcelanato externo
Ao assentar o porcelanato externo, é recomendado aguardar por um dia de tempo bom (Projeto: Portobello S.A.)

O assentamento do porcelanato em ambientes externos é feito da mesma forma que nos espaços internos. De maneira geral, o único cuidado especial que deve ser tomado é em relação ao clima no dia da aplicação. 

Não é recomendado realizar o processo em uma data que haja previsão para chuva, por exemplo. Isso porque a umidade pode interferir na textura e na secagem da argamassa e do rejunte, trazendo prejuízos para a obra.

O passo a passo para o assentamento do porcelanato externo é o seguinte:

  • verifique o esquadro e a paginação;
  • faça a aplicação da argamassa;
  • aplique o porcelanato no local;
  • faça o acabamento com o rejunte.

É importante ter o cuidado de fazer a dupla colagem em peças com tamanho igual ou superior a 30×30 cm. Ou seja, a massa colante deve ser colocada no verso da placa e na base de assentamento.

Quais cuidados devem ser tomados em relação à limpeza do porcelanato em áreas externas?

porcelanato externo
O porcelanato externo deve ser limpo com água e detergente (Projeto: Portobello S.A.)

Para a realização da limpeza mais pesada, no pós-obra, podem ser usados alguns produtos ideais para porcelanato, como o detergente neutro e o saponáceo cremoso.

Já para a limpeza cotidiana, apenas detergente diluído em água é suficiente para limpar o porcelanato externo. 

Para preparar essa solução de limpeza, basta diluir uma colher de sopa do detergente neutro em cinco litros de água. Depois de aplicá-la no porcelanato externo, é só esfregar a superfície com uma escova ou vassoura de cerdas duras.

Em áreas externas, outra maneira bastante comum de limpar o porcelanato no dia a dia é com lavadoras de pressão a jato em formato de leque.

Se você quer ter resistência e segurança nos espaços fora de casa, o porcelanato externo é uma excelente escolha. Seguindo as dicas que reunimos neste artigo e tomando todos os cuidados necessários, você terá um produto duradouro, que embelezará o seu espaço por muitos anos.

Quer encontrar agora mesmo as melhores linhas de porcelanato externo para a sua obra? É só acessar o nosso site e conferir todas as opções que disponibilizamos para você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *