Menu
Projetos e Obras
Busca

Linha Atmosfera, uma cocriação Antonio Bernardo e Portobello

Portobello Técnica

Porcelanato esculpido: explore diferentes dimensões com o material

16/04/2021

Vá além com o porcelanato esculpido em seus projetos e descubra universos até então inexplorados da arquitetura e decoração.

O porcelanato esculpido é uma das maiores tendências para pias, bancadas e cubas, pois reúne diversas vantagens nessas aplicações. No entanto, para incrementar o projeto com o melhor do material, incorpore-o em outras áreas além dessas. Até porque, na arquitetura, o céu nunca foi o limite. E você vai entender o porquê.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

As possibilidades que o porcelanato oferece conseguem transmitir beleza e funcionalidade ao projeto. Baixa porosidade, diversidade de tamanhos, temas, cores e, principalmente, amplitude de usos, fazem dele o material perfeito, do projeto simples ao de luxo.

Se você pensa que o porcelanato se resume a revestimentos para pisos e paredes, não se engane. Provamos que da aliança perfeita entre porcelanateria e joalheria se fazem grandes joias da arquitetura e decoração.

Neste artigo, confira as belezas do porcelanato esculpido e o que de celestial e misterioso a nova linha Atmosfera, da Portobello, traz!

Inove com o porcelanato esculpido no projeto

Versatilidade é o que não falta para o porcelanato. Pias, bancadas e cubas ganham novos formatos e destaques no projeto com o uso desse material. E não é só como revestimento, mas como uma peça inteira esculpida.

Se você quer dar um toque de mármore ou pedra bruta, ou ainda criar um espaço com peças minimalistas e monocromáticas, vá fundo no porcelanato esculpido. Ele confere muitos visuais, trazendo a atmosfera que você quiser ao projeto.

Pias

Porcelanato esculpido
Rampa em pia bloco, da linha Oasis, cria efeito que explora dimensões geométricas (Foto: Portobello) 

As pias em porcelanato esculpido acabam com as chances de deterioração por conta do excesso de umidade. O material é perfeito para evitar infiltrações e garantir durabilidade, já que é bastante resistente.

Pias de porcelanato esculpido têm a parte superior e a cuba totalmente no material nobre, o que dá aquele destaque a uma peça comum.

Também despertam a curiosidade de saber como uma peça foi feita de um só material e é digna de um grande escultor.

Linha Oasis Portobello

Porcelanato esculpido
Cubas e bandejas Oasis Tray trazem o porcelanato trabalhado em bisotê, elavando a peça a muito mais que um objeto funcional (Foto: Officina Portobello) 

A linha Oasis, da Portobello, traz a singularidade dessa peça bruta com o design flat. Ou seja, a cuba é reta, com um toque de fundo infinito. Já que não há emendas aparentes, cria-se esse efeito de luxo.

Um dos principais pontos é que a cuba tem a borda esculpida em meia esquadria ou 45º. Isso é essencial para um melhor encaixe e evita lascas nas bordas, comuns em peças com “borda viva”. Portanto, garantia de um acabamento espetacular.

Também como parte da linha Oasis, as bandejas de porcelanato esculpido em formato redondo têm a mobilidade como mote. Elas podem ser usadas tanto em banheiros quanto em outros ambientes, aumentando as possibilidades de decoração ao seu gosto.

Bancadas

Na cozinha ou em banheiros, as bancadas de porcelanato esculpido ganham status de obras de arte. Elas valorizam o ambiente e dão suntuosidade a espaços de uso corriqueiro.

Linha Duo Portobello

Porcelanato esculpido
Apoio de aço preto combina com a armação de espelho na mesma cor e com o tom prata do chuveiro e lustre, dando toque industrial ao ambiente (Foto: Officina Portobello) 

A bancada Duo, da Portobello, traduz essas expressões com muita funcionalidade. Apoiado em uma estrutura de metal, feita de finas hastes em aço retangulares, o porcelanato esculpido “descansa”. A peça inteiriça em cima e a sutileza da base criam o contraste perfeito.

A peça ainda traz o diferencial de ter uma versão com a cuba ao lado esquerdo e outra ao lado direito. O nicho embutido, para colocar produtos e decorações, oferece essa mesma vantagem de direções, o que garante o ajuste ideal, conforme as necessidades que o projeto impõe.

Cubas

Cubas de porcelanato esculpido para banheiro dão um charme à pia. Com bordas que se sobrepõem ao material de apoio, “agarrando” ao móvel, elas garantem uma estética de luxo.

A linha Oasis, da Portobello, oferece inúmeras possibilidades de cubas, trazendo ainda a opção de rampa dentro delas. Um design que prestigia a peça e cria um efeito cascata quando a água escorre para o ralo.

Vá além do porcelanato esculpido com a linha Atmosfera

Porcelanato esculpido, Linha Atmosfera, Eclipse White
Movimentos em todas as direções, como o verdadeiro sincronismo de um astro, são transmitidos pelo modelo Eclipse (Foto: Portobello S.A.)

O porcelanato esculpido entrega todos os seus diferenciais para peças de banheiros e cozinhas. Agora, você pode ir além do horizonte e completar o projeto com peças que trazem o melhor do mundo da arte para as paredes dos mais diversos ambientes.

O encontro de dois universos

Fruto de uma parceria com o exímio designer de joias Antonio Bernardo, a Portobello lançou para 2020 a linha Atmosfera, resultado da união de universos ímpares.

A busca do melhor entre as possibilidades que o porcelanato esculpido oferece e a arte em joalheria fizeram a equipe de produto Portobello e Antonio Bernardo criarem peças conceituais.

A Atmosfera divide o que se sabe entre espaço conhecido e desconhecido. Ainda faz referências a corpos celestes, intocáveis da Terra, mas admirados por meio dela. Ou seja, se o seu projeto tem seus limites físicos, essas peças trazem a ideia de rompê-los e ressignificá-los.

Veja o vídeo de apresentação da linha Atmosfera:

A linha está dividida em sete modelos, sendo que cada um evoca uma dimensão diferente da atmosfera e do que está além dela. Com o aço inox escovado, estrategicamente aplicado ao porcelanato, as peças estão disponíveis nas versões graphite e white.

Cada coleção traz uma peça assinada pelo designer, que marca o ambiente em uma coautoria artística.

Conheça os vários mundos da linha Atmosfera

Descubra todo o universo criado na parceria entre a Portobello e o designer de joias Antonio Bernardo.

Ovni

Porcelanato esculpido, Ovni White Portobello Coleção Atmosfera
Cava preenchida com aço escovado na cor dourada garante o realce do baixo-relevo (Foto: Portobello)
Porcelanato esculpido, Ovni White Coleção Atmosfera Portobello
O jogo de sombra e luz que os “entalhes” no porcelanato criam fica perfeito em ambientes que recebem iluminação natural (Foto: Portobello)
Porcelanato esculpido, Linha Atmosfera, Ovni white
Ovnis soltos pelo espaço e indo em todas as direções (Foto: Portobello S.A.)

Se a verdade está lá fora, o modelo Ovni a traz com excelência no porcelanato esculpido. O revestimento para parede tem o formato de joias desenhadas por Antonio Bernardo cravado em cada peça.

Remetendo para além de um ovni, a brincos e colares atemporais, é fácil identificar essas possibilidades. As peças mesclam cavas preenchidas por metal e outras em baixo-relevo somente em porcelanato.

Salas e halls com pé direito alto e boa luminosidade ficam perfeitos com as peças. Ainda mais se mesas com tampos em porcelanato estiverem presentes.

Lua

Porcelanato esculpido
Além de remeterem ao satélite natural da Terra, as peças lembram a divisão do globo em hemisférios (Foto: Officina Portobello)

Trazendo duas metades que se unem em uma lua cheia, a linha compõe um verdadeiro mosaico, que presta homenagem ao satélite natural da Terra.

Enquanto um porcelanato leva um fino corte para simbolizar o círculo que se forma ao céu, o outro é preenchido pelo aço inox característico das joias de Antonio Bernardo.

Se a lua tem uma face oculta, aqui ela ganha um lado mais aparente.

Eclipse

Porcelanato esculpido, Linha Atmosfera, Eclipse Graphite
Versão graphite do modelo Eclipse tem efeito de painel, simulando o céu à noite (Foto: Portobello S.A.)

Peças inspiradas em brincos levemente côncavos feitos pelas mãos do mestre joalheiro.

As peças desse modelo simulam o alinhamento celestial que acontece de tempos em tempos e proporciona uma visão mística sobre o universo.

A área do porcelanato em baixo-relevo ganha ainda mais proximidade com o astro-rei, com o uso do inox fosco, que “espia” o observador e reluz a iluminação ambiente.

Eclipse White, Coleção Atmosfera Portobello de porcelanato esculpido
Com apresentação como uma joia, cercada por vidro em um balcão, a Eclipse White mostra seu verdadeiro status (Foto: Portobello)

Incorporar esse modelo em salas de jantar e áreas externas cobertas garante sofisticação de maneira sutil, mas nem por isso despercebida.

Espectro

Porcelanato esculpido, Linha Atmosfera, Espectro
Quanto mais luz adentrar no ambiente, melhor será o efeito do modelo Espectro (Foto: Portobello S.A.)

As diferentes intensidades e alcances dos feixes de luz solar que banham e dão energia aos planetas e seres são representadas pelas peças Espectro.

Filetes em alto e baixo-relevo formam o caminho que a luz percorre pelo porcelanato, criando efeitos difusos e diretos de luminosidade.

Fazer o décor com revestimentos como o Espectro, em banheiros e lavabos, é ir muito além de pias, em um espaço que pede um toque refinado em detalhes. Uma qualidade que esse modelo tem de sobra.

Aura

Aura White, porcelanato esculpido Portobello, Coleção Atmosfera
Dando foco na peça, de maneira equilibrada, Aura brinca com as dimensões entre o alto e baixo-relevo, o visível e invisível (Foto: Portobello)

Com a silhueta delicada de corpos astrais, o modelo Aura sintetiza o clima harmônico do cosmos. O relevo assimétrico do trabalho no porcelanato remete às camadas gasosas que envolvem os planetas, invisíveis aos olhares, mas que cumprem seu papel de proteção.

Espaço | Tempo

Porcelanato esculpido, Linha Atmosfera, Espaço e Tempo
Sutis, os modelos Espaço e Tempo fazem a dupla perfeita de forças predominantes no ambiente (Foto: Portobello S.A.)

O espaço e o tempo não param de se movimentar, cada um em sua velocidade e intensidade.

E esses modelos de revestimentos para parede — Espaço e Tempo — expressam exatamente essas características desses dois regentes da existência.

Combinar essas peças a outros produtos é o ideal para trazer toda a essência da linha Atmosfera ao ambiente.

Afinal, cada corpo celestial tem seu espaço e tempo, que são traduzidos na mescla das peças.

Ar

É assim que a vida pulsa, contraindo e descontraindo o ar em movimentos rítmicos. Foi com essa proposta de trazer um compasso perfeito ao ambiente que o modelo Ar foi desenvolvido com a parceria de Antonio Bernardo.

A peça em cor white é discreta e presente; suave e constante. Adjetivos que também podem ser usados para o ar que respiramos.

A linha Atmosfera e o porcelanato esculpido provam que, com planejamento e alinhamento de diferentes mundos, é possível criar um universo de decoração inédito. Dessa maneira, dando uma nova dimensão em arquitetura e design de interiores, para ser explorada em cada detalhe.

Leia a entrevista de Antonio Bernardo sobre o processo de cocriação da linha Atmosfera com a Portobello!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *