Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Técnica

Porcelanato em grandes formatos: qual é a melhor logística?

18/07/2018

Para que peças maiores cheguem com qualidade nas residências, estabelecimentos comerciais e outros destinos finais, é necessário que o transporte seja realizado de forma correta. Acompanhe as orientações da equipe técnica da Portobello sobre o deslocamento e os principais cuidados para o manuseio dos produtos na sua obra!

Os porcelanatos em grandes formatos ficam lindos nos ambientes, não é mesmo? Mas você já pensou em comprar e ficou com alguma dúvida de como ele seria transportado? Garantimos que não é complicado, no entanto, requer bastante cuidado. Para assegurar a qualidade do produto desde a saída da fábrica até a entrega para o cliente final, a equipe Portobello realizou estudos com a proposta de orientar os profissionais da área de construção e decoração. Esse estudo avaliou o tipo de embalagem, qual a melhor forma de armazenagem e como devem ser transportadas as grandes placas. O desafio é manter a eficiência logística na entrega para todo o país.

Neste post, a orientação é referente à logística dos porcelanatos entras as lojas e as residências no formato 1,20×2,40cm e 1,20×2.250cm, já que para cada dimensão há um método diferente. Compreende o empilhamento das peças no transporte (1), os cuidados de manuseio na entrega (2)  até a armazenagem no local da obra (3). Confira!

1. Cuidados no empilhamento

Para cada tipo de porcelanato existe uma regra de empilhamento. Isso acontece de acordo com as avaliações que são realizadas periodicamente. No caso dos porcelanatos em grandes formatos, o primeiro passo é varrer o pallet retirando farpas e impurezas. Aplicar isopor no fundo do pallet encostando nas extremidades. E colocar o isopor em todo o pallet, cobrindo a superfície. Além disso, encaixar cantoneiras nas peças e cobrir com isopor. Por fim, amarrar a caixa com quatro fitas. Formatos 1,20×2,40cm e 1,20×2,250cm, por exemplo, devem ser acomodados em até 2 peças por caixa. A embalagem também serve para içamento.

  • Empilhamento estático: para caixas fechadas com 18 a 20 placas de porcelanato, o indicado é empilhar até 8 caixas/pallets. Quando as embalagens forem fracionadas, com até 5 peças por caixa, o limite para armazenar é até dez pallets. Essa regra vale também para a acomodação no local da obra. Não é permitido pisar e empilhar outros produtos em cima das embalagens.

  • Empilhamento para transporte: para evitar quebras durante a locomoção do produto, em caixas fechadas com até 20 placas, o ideal é que sejam acomodadas apenas 4 caixas/pallets. Quando a acomodação for feita no fundo do caminhão, com até 5 peças por caixa, a equipe alerta para que sejam empilhadas no máximo 6 caixas/pallet.

É importante que a carga esteja devidamente amarrada com cintas e que nenhum outro produto seja colocado em cima das caixas.

2. Cuidados com o manuseio na entrega do produto

Os porcelanatos em grandes formatos devem ser retirados das caixas na posição horizontal (como mostra acima), sempre com o uso de suporte e ventosas. Veja como movimentar o produto na obra:

  • Fixar as 4 presilhas das 4 ventosas: quanto mais limpa e úmida a área de contato, melhor.
  • Realizar o teste de fixação: certificar-se de que a ventosa está bem fixada na peça antes da movimentação.
  • Movimentar as peças na vertical (veja abaixo): movimente a peça retirada apenas em curtas distâncias. Para longas distâncias, mantenha o produto na embalagem.

3. A armazenagem na obra também requer cuidados técnicos: além da preocupação com o deslocamento, é importante armazenar as placas de forma adequada. É preciso:

  • Encostá-la na parede plana
  • Usar cantoneiras da embalagem
  • Encostar a peça em um piso plano
  • Usar o isopor da embalagem para encostar toda a superfície do produto
  • Cuidado redobrado com os cantos dos produtos

Mas atenção: devem-se usar ventosas para movimentar o produto da caixa até o local de uso. E todo o serviço deve ser realizado por uma empresa especializada!

Informações importantes para receber as placas: sempre utilize transportadores autorizados e equipamentos homologados. Durante o recebimento e conferência do produto, verifique se ele está devidamente cintado (preso) ao caminhão, e se não existe avaria nos pallets. Confira, também, a quantidade de caixas e de peças através da abertura na embalagem.

Para mais informações sobre a logística de outras dimensões de porcelanatos em grande formato e para conhecer a nova coleção da Portobello, acesse www.portobello.com.br.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *