Uma solução sustentável que alia inovação e eficiência energética é aplicar porcelanato em fachadas ventiladas. Além do conforto térmico, – amenizam a passagem de calor no verão e mantém o calor interior no inverno -, elas podem economizar até 20% de energia elétrica.
Isso acontece pela redução do consumo de ar-condicionado nas estações mais quentes do ano, por exemplo. Outra vantagem é a beleza estética. A escolha por placas em grandes formatos, sem eflorescência, sem rejuntes manchados e perfeitamente alinhadas, são vantagens que mais ressaltam a vista e também refletem na valorização do imóvel.
Um benefício importante é o baixo índice de defeitos, considerado quase nulo pelo Gerente de Inovação e Soluções Construtivas da Portobello, Luiz Henrique Manetti. “Pode parecer exagero, mas das quase 30 obras que a empresa executou desde 2014, em parceria com a Favenk, nunca fomos chamados a voltar em qualquer uma delas para corrigir falhas. E todas ainda estão dentro do prazo de garantia de 10 anos”, reforça.
Manetti explica que existem duas formas de instalar as placas de porcelanato em uma fachada. A tradicional, aderida com a utilização de argamassa e, a outra, por meio da fachada ventilada, que, segundo ele, é um processo industrializado, leve (entre 10 e 30 kg/m2), rápido (3 a 4 vezes), limpo (sem sobras de material) e a seco. Neste método de instalação, praticamente, não há limites para altura do edifício e tamanho de placas.
Todo o projeto – instalação, fornecimento de materiais, ferramentas e limpeza final – é feito pela instaladora que, no caso, é a Favenk (parceira da Portobello). “Todos os detalhes e acabamentos, como a impermeabilização, pingadeiras, frisos e requadros, por exemplo, estão inclusos no trabalho. O preço não assusta, fica entre 15% e 20% mais caro para obras novas. No entanto, de 5% a 10% mais barato em reformas”, pondera.
Engenheiro Civil formado pela POLI-USP e MBA em Marketing pela ESPM, Luiz Henrique Manetti possui 19 anos de experiência na área de desenvolvimento de produtos e tecnologias, atuando em diferentes empresas. Atualmente, é Gerente de Inovação pela Portobello S/A e Secretário da Revisão da Norma de Desempenho há 6, sendo responsável pelas respostas técnicas dadas pela ABNT aos profissionais sobre a NBR 15.575.
Ele destaca como uma das obras mais importantes com fachadas ventiladas, a reforma do Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF). As imagens (antes e depois), falam por si. Para refletir com elegância a skyline da capital federal, o porcelanato Matiz Nude em tamanhos 60X120cm e 90X90cm, da Linha Concretíssyma, foi o eleito, recontextualizando o shopping.
“Fomos contratados para fazer apenas uma face (fachada), e durante a obra, o cliente estava tão satisfeito que mudou o projeto estendendo para todas as demais faces. Pouco tempo depois, o cliente também contratou para revestir a torre comercial. Um projeto pequeno virou um verdadeiro marco na cidade”, enfatiza Manetti.
Antes da reforma no Pátio Brasil Shopping, em Brasília
Depois da reforma, com o uso do porcelanato Matiz Nude, nos tamanhos 60X120cm e 90X90cm, da Linha Concretíssyma, Portobello
As fachadas ventiladas são consideradas tendência na construção civil, porque além de proporcionar um aspecto moderno são extremamente versáteis. Atualmente, os porcelanatos são a única opção para revestir as fachadas ventiladas. Porém, Manetti reforça que existem “porcelanatos” e “porcelanatos”. Os da Portobello, por exemplo, possuem melhores características técnicas que podem ser constatadas por meio de testes laboratoriais descritos nos Laudos Técnicos dos produtos.
Ele esclarece também que quanto maior a placa, mais barata fica a fachada ventilada em relação à fachada tradicional. Com placas pequenas, 45x45cm, por exemplo, o custo ficava inviável pelo aumento do número de fixações e estrutura de alumínio. Por isso, apenas com o surgimento das peças maiores 60x120cm, 80x160cm, 90x90cm e 60x180cm, o sistema passou a ser competitivo. “Fachada ventilada é o futuro, substituindo a forma artesanal tradicional”, completa.
Veja mais detalhes da reforma do Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF)
Quer mais soluções inovadoras como esta? Acesse www.portobello.com.br e fique por dentro de todas as novidades.
1 comentário