Menu
Projetos e Obras
Busca
Porcelanato Acetinado

Portobello Coleção

Porcelanato acetinado: saiba quando usá-lo e como aplicar

14/07/2017

Existem muitos tipos de porcelanato, modelos com variadas estampas, formatos e espessuras, e cada um é adequado para um ambiente diferente. O porcelanato pode ser do tipo técnico ou esmaltado e receber acabamento superficial acetinado, polido ou destinado para áreas externas. Entre eles, o porcelanato acetinado é uma ótima opção, sendo ideal para quem busca renovar pisos, modernizar os revestimentos ou os ambientes como um todo.

Atualmente, o mercado conta com uma grande variedade de revestimentos. São inúmeras cores, formas, texturas e até mesmo tipos de cortes que fazem com que cada pessoa possa escolher a opção que mais combina com seu gosto e estilo.

No entanto, mesmo com tantas opções, alguns materiais acabam se tornando os preferidos de grande parte da população, como no caso do porcelanato. Esse destaque não ocorreu de forma aleatória — os porcelanatos tiveram uma excelente aceitação porque apresentam inúmeros benefícios para quem busca conforto, qualidade e estética.

Existem muitos tipos de porcelanato, entre essas opções, o material acetinado, também chamado de porcelanato natural, é ideal para quem busca renovar pisos, modernizar os revestimentos ou montar novos ambientes.

Pensando nisso, preparamos um artigo para que você entenda o que é o porcelanato acetinado, quais os seus benefícios, indicações de usos e muito mais. Confira!

O que é o porcelanato acetinado?

Porcelanato Acetinado

Copa revestida com porcelanato acetinado | Raquel Cardoso

Para que fique claro o que é o porcelanato acetinado, primeiro precisamos entender o que é porcelanato. De forma resumida, o porcelanato é feito de 70% de rochas e 30% de argila. Por isso é mais resistente que a cerâmica, a qual traz a porcentagem contrária (70% de argila + 30% de rochas). Além disso, a mistura do porcelanato é queimada a mais de 1200ºC e por isso origina o produto compactado e vitrificado.

As peças de porcelanato tendem a ter acabamento e cores uniformes, são muito resistentes à ação de fatores químicos e físicos, não mancham com facilidade, são práticas, duram por um bom tempo e apresentam elevada densidade.

Em seu processo de fabricação, os porcelanatos que recebem a aplicação de um polímero, ou esmalte, dão origem aos porcelanatos esmaltados, já aqueles que que não recebem esse esmalte dão origem aos porcelanatos técnicos.

Tanto os porcelanatos técnicos quanto os esmaltados podem receber três diferentes tipos de acabamento superficial: polido, acetinado ou externo. Ou seja, o porcelanato acetinado é aquele natural de aparência até meio fosca.

Quais são as características do revestimento acetinado?

O porcelanato acetinado é reconhecido e diferenciado por apresentar superfície mate e suave, menos brilhante que a de outros tipos, e por ter uma textura fosca e menos lisa, consequentemente.

O revestimento acetinado é bastante procurado e utilizado, não só pela beleza, versatilidade e praticidade, mas também por garantir muita economia, apresentar excelente durabilidade e por poder ser utilizado em toda a residência, incluindo áreas externas.

Quais são os benefícios do porcelanato acetinado?

Assim como as outras variações de porcelanato, o revestimento acetinado é muito resistente, apresenta uma aparência agradável e pode ser utilizado em diversos tipos de ambiente. Confira algumas vantagens desse tipo de material.

Apresenta baixa absorção de água

O porcelanato acetinado é um material denso e de baixa porosidade. Com isso, o material apresenta uma taxa de absorção de água variável entre valores menores ou igual a 0,5%. Essa faixa, considerada como uma absorção baixa, quando comparada a outros materiais de porosidade mais elevada, confere ao material boa solidez.

É fácil de limpar

Os porcelanatos acetinados encontram-se entre os materiais mais fáceis de serem limpos. As peças, por não apresentarem muito brilho e terem uma textura mais natural, ficam limpas com o uso de uma vassoura de fio macio e um pano úmido.

Ao contrário de outros pisos, eles não mancham com facilidade e, por isso, exigem apenas alguns cuidados básicos para a aplicação do pano. Todo o processo de limpeza é bem simples.

Traz conforto visual

Apesar de muitas pessoas relatarem que a superfície brilhosa dos materiais esmaltados e polidos confere sofisticação aos ambientes, é quase unânime que a aparência fosca dos materiais acetinados traz a sensação de conforto e aconchego, já que eles refletem menos a luz.

Além disso, a aparência natural também facilita a combinação com outros elementos dos ambientes, como mobílias e peças decorativas, sem fazer com que, com o passar do tempo, os usuários se sintam cansados ou “enjoados” do revestimento.

Escorrega menos

Os pisos em material acetinado são considerados como pisos que proporcionam um baixo risco de queda, já que as superfícies naturais ou acetinadas possuem maior coeficiente de atrito, quando comparadas às superfícies lisas.

Ou seja, os pisos de porcelanato natural possuem maior resistência ao escorregamento. Dessa forma, são indicados para áreas internas com alto fluxo de trânsito de pessoas.

Diminui os riscos de manchas

Como dito, os porcelanatos acetinados são menos porosos e mais densos e, por isso, absorvem menos água do que outros materiais. Esse fato também faz com que o revestimento acetinado tenha menor risco de apresentar manchas e marcas se comparado a outros produtos do mercado.

No entanto, vale ressaltar que deve-se evitar a utilização de produtos corrosivos e abrasivos no porcelanato, uma vez que o material pode ser danificado na presença de determinadas substâncias como, por exemplo, dos ácidos muriáticos.

Por causa dessas vantagens, o material vem se tornando tendência e tomando o espaço que antes era dominado por opções brilhantes e polidos, não só nos revestimentos para pisos, mas também em paredes.

Onde aplicar?

Porcelanato Acetinado

Banheiro moderno revestido com porcelanato acetinado | Una Design

Como já citado antes, a versatilidade do material é um dos seus principais atributos. Devido ao seu processo de fabricação que possibilita a criação de várias estampas — desde padrões simples até os que reproduzem pedras, madeiras e cimento —, a peça pode ser utilizada em paredes, bancadas, móveis e em qualquer cômodo, bastando escolher o tipo mais adequado.

A escolha do porcelanato para o piso deve ser baseada nas características do ambiente. Por exemplo, para espaços comerciais, é preciso ficar atento ao trânsito de pessoas para garantir que o piso resistirá mesmo em lugares com muita movimentação.

Já para ambientes internos, como salas (comerciais ou residenciais), dormitórios e corredores — considerados áreas secas —, deve ser analisado qual o objetivo do piso. O acetinado deixa o ambiente aconchegante e visualmente mais confortável, por refletir menos luminosidade.

Para áreas que entram em contato com umidade e gordura, como banheiro e cozinha, o revestimento acetinado é bastante aconselhável.

O que deve ser considerado?

Existem normas que devem ser consultadas antes de escolher o material. A Norma de Desempenho de Edificações da ABNT regulamenta o que deve ser considerado para a escolha dos pisos destinados a diferentes áreas (secas, molháveis ou molhadas), como banheiros, calçadas, áreas de serviço e piscinas.

Em alguns casos, por exemplo, os revestimentos polidos não podem ser utilizados. Além disso, também é possível que exista recomendação de resistência a ataques químicos e a materiais de limpeza de uso doméstico para determinadas áreas.

A Portobello desenvolveu um programa gratuito que ajuda a verificar se o revestimento é adequado para determinada área, seguindo as normas de desempenho da ABNT. A ferramenta analisa as características do produto, a resistência e o local de uso, apresentando o que pode ou não ser utilizado. Não deixe de conferir!

Como escolher o revestimento?

Não é tarefa fácil eleger o porcelanato mais adequado para o espaço, são inúmeras as opções de porcelanatos acetinados e a escolha depende do gosto do cliente, das características do ambiente, da especificação do fabricante e do efeito desejado.

Porcelanatos que simulam piso de cimento queimado e pedras rústicas ou que têm tons mais fechados e escuros (cinza e preto, por exemplo) trazem ao ambiente sofisticação e modernidade. Em conjunto com itens de decoração e móveis, podem conferir charme diferenciado e sensação de aconchego ao espaço.

Já peças com tons mais claros (como creme, bege, gelo, branco e caramelo), com aparência de mármore ou de madeiras nobres tornam o ambiente mais clássico e clean, podendo deixá-lo mais amplo, suavizado e renovado.

Como fazer a instalação e a limpeza do porcelanato?

A instalação do porcelanato é parecida com a de outros pisos, mas requer o uso de instrumentos e materiais específicos, como argamassa e rejunte próprios para aplicação da peça de porcelanato. Também é necessário contratar mão de obra experiente para evitar desperdício de materiais e acabamentos mal feitos.

limpeza do porcelanato após a aplicação deve ser feita apenas com uma vassoura com cerdas macias, para retirar materiais como cimento e areia, e depois com uma esponja umedecida. Para a limpeza diária, a dica é passar um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Limpezas mais pesadas podem ser feitas seguindo as recomendações do fabricante.

Quais os modelos disponíveis?

 

Como dito, os porcelanatos acetinados podem ser encontrados em diversas cores, estampas e tamanhos. Pensando nisso, selecionamos alguns modelos para facilitar na hora da escolha. Confira!

Steel Black

O porcelanato Steel Black faz parte da linha Steel — linha que traz o aço para os revestimentos. Mesmo quem procura por um revestimento mais contemporâneo, que brinca com a ideia do urbano, pode optar por um porcelanato de superfície natural.

O Steel Black é bastante versátil e pode ser utilizado tanto em áreas internas de residências, áreas privadas e condomínios, como em fachadas. Para quem busca sofisticação com contemporaneidade, esse porcelanato é um dos indicados.

Peggy Andy Cement

Com conceito inovador, a opção Peggy Andy Cement, da linha Peggy, surpreende ao se inspirar no Terrazzo Veneziano e utilizar os agregados de forma homogênea, massa de cimento ou cal, com tons urbanos e muito estilo.

A Peggy Andy Cement, que é muito versátil, pode ser utilizada em áreas comerciais com tráfego mediano de pessoas, áreas comuns de condomínios, lojas sem estoque, em residências e também em fachadas externas.

Central Park

De cores intensas, formatos longilíneos e tons quentes, a linha Reserva trouxe para os revestimentos o resultado de uma extensa pesquisa de espécies de madeiras. Nessa linha, o modelo Central Park é uma das possibilidades de utilização de porcelanatos acetinados que reproduzem as madeiras mais incríveis do mundo.

Os porcelanatos Central Park podem ser utilizados em cozinhas, áreas gourmet, home offices e em diversos outros usos comerciais de tráfego leve, residenciais e também em fachadas.

Bianco Paonazzetto

Se o seu estilo é mais clássico e você deseja um porcelanato que reproduz pedras, não pense que só poderá contar com os modelos polidos. A linha Marmi Clássico, que reproduz um sofisticado mármore francês, oferece, inclusive, porcelanatos clássicos acetinados.

O modelo Bianco Paonazzetto é uma das opções e pode ser utilizado em áreas comerciais de tráfego leve, lojas sem estoque, em residências, áreas privativas, condomínios e também em fachadas.

As opções de porcelanatos incríveis não são poucas e você poderá encontrar aquela que mais combina com seu estilo, ambiente e projeto. Caso esteja buscando por personalidade e suavidade em seus ambientes, os materiais acetinados são ótimas opções por apresentarem beleza, resistência e preço acessível, resultando em um ótimo custo-benefício para a obra.

Quer saber mais sobre os porcelanatos acetinados da Portobello? Entre em contato com a gente!

19 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Maria Helena Simon Nienov says:

    Tenho um porcelanato da Portobello acetinado ,mas só de tirar o calçado ele marca o pé sempre parece imundo , gostaria de saber se existe algo para passar pois estou muito decepcionada

    • Archtrends Portobello says:

      Olá Maria, tudo bem?

      Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução. A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

      Mas, se você já realizou todos os procedimentos de limpeza indicados, nossa sugestão é você entre em contato conosco através do telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 (ligar de telefone fixo), tendo em mãos os dados da nota fiscal, para registrar uma Solicitação de Visita Técnica. O técnico irá até sua casa para avaliar o que está ocorrendo e procurar a melhor solução!

      Ficamos à disposição!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Maria Helena Simon Nienov says:

    Tenho um porcelanato acetinado na casa toda, mas sempre parece sujo só tirar o calçado que o pé fica marcado e tenho que ir lá limpar de novo, gostaria de saber se existe alguma coisa para passar para que não fique com este aspecto de manchado.

    • Archtrends Portobello says:

      Olá Maria, tudo bem?

      Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução. A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

      Ficamos à disposição!

      – Equipe Archtrends Portobello

  • Rita de Cássia Francisco Gomes says:

    Boa noite! Meu nome é Rita de Cássia Gomes, sou arquiteta, trabalho em Brasília.Indiquei o produto da Portobello, porcelanato acetinado 60×60 Broadway Lime para um cliente que optou instalar o piso em todos os ambientes da reforma, como suite, closet, banheiro, área de serviço coberta e descoberta, hall de circulação e rouparia.Mas para minha surpresa o mesmo reclamou da aderència do piso na área de serviço onde com o piso molhado levou um escorregão.Gostaria de um esclarecimento tècnico pois como foi comprado para colocação no banheiro, e nunca tive problema com outros porcelanatos acetinados em área molhada como box de banheiro e até mesmo áreas externas, não estou sabendo o que está ocorrendo.Este material foi comprado na loja São Geraldo Materiais de Construção Ltda, onde recebi também acompanhamento do vendedor que passou a mesma informação técnica, indicando o produto para todos os ambientes.

    • Portobello says:

      Olá Rita, tudo bem? 😊

      Agradecemos o seu contato. Para área coberta, tudo bem o produto Natural, mas na descoberta, nós não indicamos esse revestimento. É necessário que seja um EXT.
      Vale ressaltar que mesmo o produto sendo Natural e indicado para esse local, não significa que o consumidor não vai escorregar. O escorregamento não depende apenas do produto, e sim de outras variáveis, como: tipo de calçado, o que tem entre o calçado e o piso, além da mobilidade da pessoa. No caso, o ambiente como um todo.

      Qualquer dúvida continuamos à disposição.
      – Equipe Archtrends Portobello

  • Eliane santos says:

    Como poderia dar um pouquinho de brilho ao meu porcelanato acetinado. Me indicaram a Cera Especial LP Brilho. E indicado . O que faço. Obrogada

    • Portobello says:

      Olá!

      Tudo bem?

      O porcelanato acetinado tem por característica ser fosco, a Portobello não recomenda passar nenhum produto para não tirar a característica do material, Eliane.

      Você já viu como está sendo muito usado? Veja nossa nova coleção!!!

      Continue nos acompanhando!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • Eliane santos says:

    Existe algum produto para dar um pouco de brilho ao meu porcelanato acetinado. Quero dar um pouco de vida ao meu porcelanato. Obrigada

    • Portobello says:

      Olá Eliane!

      Vamos replicar aqui a resposta que fizemos no seu outro comentário, ok?

      O porcelanato acetinado tem por característica ser fosco, a Portobello não recomenda passar nenhum produto para não tirar a característica do material, Eliane.

      Você já viu como está sendo muito usado? Veja nossa nova coleção!!!

      Continue nos acompanhando!

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  • GRASIELY PEREIRA BATISTA says:

    olá! Adorei as dicas. Gostaria de fazer uma bancada de cozinha (para pia) com o porcelanato porto belo acetinado em tom cinza ou bege. Este tipo de porcelanato é indicado? Qual a espessura indicada para este caso?

  • Silvana galazini benittes says:

    Comprei o porcelanato esmaltado acetinado retificado tipo cimento queimado, mas ele não ficou bonito como na loja Leroy Merlin, ele está meio rústico e coloquei faz uma semana,lavo com detergente para ver se aparece o acetinado, mas quando seca fica aparência de cimento rústico,queria saber o que posso fazer para mudar o aspecto pois não está igual ao que vi na prateleira. O código do produto é 89563012 lote 40066, por favor me ajude.silvana

  • carlos jose pereira says:

    Eu posso instalar num banheiro porcelanato acetinado e revestimento brilhante nas paredes ou tem que ser padronizado?

  • Peterson says:

    estou com dúvida em colocar o porcelanato acetinado retificado , como ele tem uma certa aspereza, gostaria de saber se para o interior de uma residência ele seria indicado.

    • Portobello says:

      Olá, Peterson!

      Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
      Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).

      Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello