Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Onyx Unique: a beleza atemporal da pedra calcária

25/03/2020

Saiba mais sobre a beleza e as curiosidades da pedra calcária ônix, também conhecida como mármore alabastro, além de algumas dicas de decoração com a linha Onyx Unique, da Portobello.

Também conhecido como mármore alabastro, o ônix é uma pedra calcária que tem como principal característica combinar uma matéria espessa e densa, bastante opaca, com outra cristalina e translúcida.

A beleza dessa pedra encanta qualquer pessoa que olha para ela. Inclusive, ela é aplicada na arquitetura desde a época do Egito Antigo. Atualmente, os arquitetos podem contar com a linha Onyx Unique, da Portobello, que reproduz toda a beleza atemporal dessa pedra calcária e oferece as vantagens do porcelanato.

É isso que apresentaremos para você neste artigo! Continue conosco e conheça mais sobre a origem e as variedades do ônix, o seu uso na história e curiosidades, entre outras informações relevantes. Também veja mais detalhes da linha Onyx Unique. Temos a certeza de que você ficará encantado.

A origem e as variedades da pedra calcária ônix

O ônix é uma pedra calcária encontrada em várias regiões do mundo (Foto: Pixabay)

O ônix é uma pedra calcária encontrada em várias regiões do mundo (Foto: Pixabay)

O ônix pode ser encontrado em várias regiões do mundo. Países como o Iêmen, o Uruguai, a Argentina, o Canadá, a Alemanha, a Índia, os Estados Unidos, o Egito e o nosso Brasil têm essa pedra calcária na natureza.

É importante, no entanto, saber distinguir o ônix da ágata, que é uma pedra parecida. Enquanto a primeira tem bandas paralelas, a segunda tem linhas mais curvas, formando um desenho diferenciado.

Também é interessante saber que o ônix pode ser tratado para diferentes finalidades. Algumas variedades são excelentes para a arquitetura, em tons claríssimos, que são pontuados pela transparência e definem desenhos orgânicos.

Mas existem variedades que são mais utilizadas para outras finalidades, como a produção de joias. São diversos os modelos de anéis, pulseiras, brincos, colares e outras peças que são feitos com a pedra. Elas são um pouco diferentes das utilizadas nos projetos arquitetônicos.

O uso do ônix no decorrer da história

Símbolo do modernismo, a Villa Tugendhat, na República Tcheca, é decorada com a pedra ônix (Foto: Lehotsky)

Símbolo do modernismo, a Villa Tugendhat, na República Tcheca, é decorada com a pedra ônix (Foto: Lehotsky)

O ônix é tão antigo que chega a ser citado em algumas passagens bíblicas. Isso porque, no Egito Antigo, a pedra calcária era muito utilizada para fazer tigelas, bacias e outros objetos.

Em Roma e na Grécia Antiga, o ônix também era muito conhecido e utilizado. Plinio, o Velho, reconhecido naturalista do primeiro século, deixou vários registros de técnicas para talhar a pedra.

O Hotel de la Paiva, em Paris, é bastante reconhecido pela sua decoração em ônix amarelo. O local é muito visitado e apreciado por turistas de todo o mundo.

A famosa Villa Tugendhat, localizada em Brno, na República Tcheca, também utiliza o ônix. Criada em 1930 pelo renomado arquiteto Mies van der Rohe, a obra é um dos principais ícones da arquitetura modernista.

No Brasil, uma das variedades mais comuns é o ônix verde. Ele foi muito utilizado entre os anos de 1920 e 1930 pelo escultor alemão Ferdinand Preiss, que fazia esculturas criselefantinas.

Curiosidades sobre o ônix

Muitos acreditam que a pedra ônix tem poderes especiais (Foto: Click Estudante)

Muitos acreditam que a pedra ônix tem poderes especiais (Foto: Click Estudante)

A pedra calcária ônix também é muito conhecida por misticistas, que acreditam que ela tem poderes energéticos. Veja algumas curiosidades e mitos:

  • os antigos romanos entravam em batalha com amuletos de ônix com Marte, o deus da guerra, gravado. Eles pensavam que assim teriam mais coragem para o combate;

  • antigas parteiras inglesas colocavam o ônix próximo aos seios das mulheres grávidas, por acreditarem que a energia da pedra calcária facilitaria o parto;

  • quando aplicada na arquitetura, de acordo com alguns místicos, a pedra transforma a energia negativa do local em positiva;

  • os misticistas também afirmam que, quando uma pessoa é exposta ao ônix, tem uma melhora no sistema circulatório;

  • em algumas culturas, o ônix é visto como uma pedra que equilibra as energias e evoca mestres espirituais;

  • algumas terapias, como a cristaloterapia, utilizam o ônix para realizar curas energéticas;

  • místicos acreditam que o ônix é a pedra da realização pessoal e do poder;

  • uma lenda grega afirma que o ônix protege o namoro ou casamento.

Onyx Unique: veja dicas de decoração com essa linha da Portobello

Sempre de olho nas tendências e oferecendo as mais belas opções para decorar ambientes, a Portobello lançou a linha Onyx Unique, com acabamentos natural e polido, no grande formato 120×120.

Toda a beleza da pedra calcária pode ser utilizada em projetos inovadores, trazendo elegância e requinte para eles, sem deixar de lado a praticidade que só o porcelanato é capaz de oferecer.

Observe, a seguir, alguns projetos inovadores que utilizam a linha Onyx Unique e inspire-se! Confira também dicas para compor os ambientes das obras que você está fazendo ou pretende fazer.

Use em ambientes com iluminação 

O ônix é translúcido, sendo ideal para ambientes bastante iluminados (Foto: Portobello S.A.)

O ônix é translúcido, sendo ideal para ambientes bastante iluminados (Foto: Portobello S.A.)

Conforme explicamos, o ônix é translúcido e, portanto, uma excelente opção para ser aplicado em ambientes com iluminação artificial ou natural, com grandes janelas ou paredes de vidro.

A luz proporciona um brilho que deixa a beleza das peças da linha Onyx Unique ainda mais evidente, como pode ser visto no projeto mostrado acima.

Combine com outros detalhes dos espaços

Os detalhes decorativos minimalistas ressaltam a beleza do ônix (Foto: Portobello S.A.)

Os detalhes decorativos minimalistas ressaltam a beleza do ônix (Foto: Portobello S.A.)

Ao usar as peças da linha Onyx Unique, é importante prestar atenção nos detalhes do espaço, pois elas se destacam por si só. Assim, para destacar o porcelanato que reproduz fielmente essa pedra, invista em peças simples, minimalistas, como quadros, lustres, objetos decorativos etc.

O objetivo é sobressair as peças que reproduzem ônix, que já são muito bonitas sozinhas e merecem destaque.

A simplicidade na decoração é a chave para utilizar a linha Onyx Unique, como mostra a imagem acima, que traz um projeto sem muitos detalhes decorativos. No entanto, é bonito pela sua essência, e a reprodução de ônix é uma das responsáveis por isso.

Aplique em cozinhas e banheiros

A linha Onyx Unique também pode trazer funcionalidade para os ambientes (Foto: Portobello S.A.)

A linha Onyx Unique reveste pisos de banheiros (Foto: Portobello S.A.)

Também é uma boa ideia utilizar a linha Onyx Unique nos pisos dos banheiros, com acabamento natural 120×120, e cozinhas. É possível revestir cubas, bancadas e pias de banheiros também. De tal modo, além de beleza, as peças de porcelanato garantirão a funcionalidade dos espaços.

A coleção é bastante versátil e dá um toque especial em ambientes variados. Cozinhas, banheiros, salas, quartos… São diversos os cômodos que podem recebê-la, dando um charme para a decoração.

Utilize com texturas e detalhes para dar sofisticação aos ambientes

Ambientes simples ganham sofisticação com a linha Onyx Unique (Foto: Portobello S.A.)

Ambientes simples ganham sofisticação com a linha Onyx Unique (Foto: Portobello S.A.)

A pedra ônix pode ser encontrada em tons pastel e com texturas mais puxadas para um marrom-claro. Portanto, é ideal para quando se quer dar mais sofisticação aos ambientes simples.

Na imagem acima, por exemplo, você vê a decoração de uma sala simples com a linha Onyx Unique (acabamento polido) com cadeiras, uma mesa de centro e algumas plantas.

As peças da coleção, quando aplicadas na sala, dão um ar sofisticado a algo relativamente simples. Tudo muito bonito e funcional.

Ganhe amplitude no espaço

O uso estratégico da linha Onyx Unique dá mais amplitude visual para os ambientes (Foto: Portobello S.A.)

Pintar as paredes de branco e utilizar espelhos são truques adotados por muitos arquitetos para dar mais amplitude aos espaços. Essas técnicas criam a ilusão de que os cômodos são maiores.

O ônix claro, por ser translúcido, também dá essa sensação, quando é combinado com uma boa iluminação. Exemplo disso pode ser visto na imagem acima, que mostra um projeto em que os porcelanatos da linha Onyx Unique são aplicados no chão, numa sala com decoração clara e boa iluminação.

Gostou das nossas dicas para a aplicação da linha Onyx Unique? Então, converse com o seu arquiteto ou decorador e veja como fazer isso em sua casa e trazer toda a beleza atemporal da pedra calcária para os seus ambientes.

Acesse o site da Portobello e veja mais informações sobre a bela linha Onyx Unique. Você ficará encantado!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *