10.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
paredes-curvas-tendencia
Paredes curvas estão entre as principais tendências de arquitetura e decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Paredes curvas: formas orgânicas para os seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.08.2022
Fluidez e aconchego estão entre as vantagens das paredes curvas na decoração. Entenda como construir e revestir. Confira projetos com formas orgânicas
minutos de leitura

As formas orgânicas são uma tendência. Afinal, remetem a elementos naturais, como plantas, ondas e nuvens, trazendo a natureza para dentro de casa. E uma das maneiras de fazer isso é com paredes curvas.

Elas dão suavidade para a decoração e podem ajudar a aproveitar melhor os espaços. Além disso, tornam qualquer ambiente mais aconchegante.

E não é de hoje que elas são usadas. Oscar Niemeyer disse em O poema da curva: “O que me atrai é a curva livre e sensual”.

O pai da arquitetura moderna brasileira é uma das referências quando falamos nesse tipo de superfície. Mas há muitos projetos atuais com esse recurso.

Nas linhas a seguir, entenda as vantagens e desvantagens, conheça as possibilidades para construir uma parede curva e confira inspirações!

Quais são as vantagens e desvantagens das paredes curvas?

Paredes curvas, vantagens, desvantagens
Paredes curvas têm vantagens que vão além da estética (Projeto: Portobello S.A.)

Muito se pensa sobre a estética das paredes curvas. Entretanto, elas conferem outras vantagens aos projetos. Por outro lado, também têm algumas desvantagens. Veja abaixo.

Vantagens

  • oferecem menos riscos de acidentes em quinas e cantos do que paredes retas. Isso é interessante, principalmente, para casas com crianças ou idosos;
  • permitem o acabamento com diversos tipos de revestimento, como veremos em detalhes mais à frente;
  • facilitam a circulação entre os ambientes, sobretudo no caso de apartamentos pequenos;
  • integram-se com o exterior, especialmente em construções em meio à natureza;
  • podem ser construídas tanto em interiores quanto em áreas externas;
  • funcionam como elementos decorativos por si só;
  • dão aspecto mais clean e fluido aos ambientes;
  • incentivam a personalização dos espaços;
  • aumentam a harmonia da decoração.

Desvantagens

  • dependendo do grau da curvatura, não permitem usar elementos decorativos grandes, como quadros ou espelhos;
  • tendem a necessitar de revestimentos em formatos pequenos ou retangulares;
  • costumam exigir móveis sob medida, no caso de armários ou bancadas.

Como construir paredes curvas?

Ao contrário do que possa parecer, não é difícil ter paredes curvas. No entanto, em alguns casos você vai precisar contar com a expertise de profissionais acostumados com esse tipo de construção.

O interessante é que há diferentes maneiras de obter essas superfícies. Assim, dá para encontrar a solução que melhor se encaixa no seu projeto.

Confira, a seguir, as principais formas de construir paredes curvas.

Alvenaria

Paredes curvas, como construir
Alvenaria é uma das principais opções para paredes curvas
(Projeto: Juliana Guarize e Tássia Hoffmann / Foto: Felipe Araújo)

A maneira mais comum de ter paredes curvas é por meio da alvenaria. 

Muito popular nas construções brasileiras, ela permite moldar as superfícies em diferentes formatos, usando tijolo e concreto. O resultado é bastante resistente. 

O interessante é que as paredes de alvenaria podem fazer parte da estrutura da construção. Assim, você pode ter curvas dentro e fora, levando as formas orgânicas inclusive para fachadas de casas.

Além disso, dá para construir uma meia parede curva ou um arco. Ambas as opções também levam movimento e fluidez aos projetos.

Drywall

Muito popular nos Estados Unidos, o drywall consiste em placas de gesso pré-fabricadas, que são usadas no processo de construção de casas.

No Brasil, a técnica é usada, principalmente, no rebaixamento de gesso. Contudo, também pode ser utilizada para criar paredes curvas.

A vantagem é que torna a construção bem mais rápida do que a alvenaria. Ainda é um material leve e barato.

Apesar disso, a parede de drywall é bastante robusta. Sendo assim, permite o assentamento de diversos tipos de revestimentos, inclusive os cerâmicos.

Também é possível pendurar quadros e outros objetos no drywall. Nesses casos, a fixação costuma acontecer na estrutura que suporta o gesso, o que dá mais segurança.

Entretanto, no caso de paredes curvas, é fundamental contar com o apoio de um profissional especializado, pois para criar essas linhas é necessário conhecimento técnico aprimorado.

Vidro

As paredes curvas também podem ser em vidro. Geralmente, elas usam esquadrias para dar o movimento certo, que acompanha o desenho da construção.

O material pode ser usado tanto na superfície inteira quanto em uma parte dela. Para isso, basta instalar janelas em estruturas de alvenaria.

Nesse caso, o interessante é que dá para misturar a forma orgânica com a abundância de luz natural. Um combo que aproxima qualquer ambiente da natureza, aumentando a sensação de bem-estar.

Painel ripado

Com a ajuda de ripas de madeira é possível formar um painel curvo. Dá até para optar pelas linhas arredondadas somente nos encontros entre as paredes, o que facilita o projeto e a instalação.

No entanto, há alternativas mais sustentáveis ao uso dessa matéria-prima. Por exemplo, você pode curvar a junção com drywall ou alvenaria e revestir com porcelanato amadeirado.

Como revestir paredes curvas?

Depois de construir sua parede curva, chega a hora de revestir a superfície. Mas como isso é possível? Abaixo, apresentamos as principais possibilidades.

Papel de parede

Além da pintura, o papel de parede é outro jeito prático e rápido para revestir paredes curvas. Dependendo da área da superfície, a aplicação é finalizada em apenas um dia.

Sem falar que o material conta com diversas possibilidades de estampas. Pode ainda ser liso ou reproduzir outros materiais, como cimento queimado.

Cerâmica

Revestimento cerâmico pode ser aplicado em paredes curvas internas e externas, inclusive em áreas molhadas
(Projeto: Bruno Bressan / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Uma das melhores opções para revestir paredes curvas é a cerâmica. Isso porque é uma alternativa sustentável a materiais naturais, como pedra e madeira.

Além disso, pode ser encontrada com diferentes formatos, acabamentos, cores e texturas. Inclusive, é capaz de reproduzir madeira, mármore, concreto e até aço.

Como é bastante resistente, também serve para revestir paredes em áreas externas ou molhadas, como no box do banheiro.

Lastra

Apesar de ser um tipo de cerâmica, destacamos a Lastra Portobello em um tópico à parte para mostrar que dá para usar os maxiformatos filetados em paredes curvas.

Entretanto, nesse caso as peças precisam ter formato retangular. Dessa maneira, é possível assentá-las na vertical, de modo que acompanhem o desenho da superfície.

paredes-curvas-tendencia
Paredes curvas com lastras filetadas estão entre as principais tendências de arquitetura e decoração
(Projeto: Portobello S.A.)

Madeira

Além da possibilidade de utilizar ripas para construir paredes curvas, também dá para usar o material para revestir uma superfície que já esteja pronta. Nesse caso, as tábuas estão entre as opções.

Pedra

É possível aplicar pedra em paredes curvas. Aqui, vale aquela dica de escolher formatos menores, que sejam mais fáceis de assentar.

Inclusive, elas podem ser retangulares, quadradas, redondas ou em formas orgânicas, só para citar os principais exemplos.

O material é ideal principalmente para a aplicação em ambientes externos, como muros modernos. Afinal, oferece bastante resistência ao sol e à chuva.

Como decorar ambientes com paredes curvas?

Agora que você já sabe mais sobre as paredes curvas, conheça alguns projetos com esse recurso arquitetônico e se inspire!

Apartamento com paredes curvas e móveis que acompanham

Na reforma do apartamento do vídeo acima, que conta com diversas paredes curvas, a opção foi pela continuidade dessas linhas nos móveis.

Para as superfícies verticais, além da pintura tradicional e de ripas de madeira, foi usado um revestimento de 5x20 cm. O formato menor possibilitou o assentamento com poucos cortes.

Já o rodapé é de EVA, um material que é flexível e vem com uma cola, o que facilita a instalação em paredes curvas.

Paredes curvas fazem transição suave entre os espaços

Paredes curvas, transição
Inteiras ou menores, paredes curvas dão fluidez aos espaços (Projeto: Rodrigo Ohtake)

Em um projeto onde a integração é uma premissa, as paredes curvas servem como forma de delimitar os espaços e conduzir o olhar.

No entorno, paredes inteiras foram construídas em linhas arredondadas. Já no interior, estruturas menores conferem privacidade aos ambientes.

Ondulação harmoniza com linhas retas

Paredes curvas, suaves
Curvatura das paredes pode ser mais ou menos acentuada (Projeto: QQZ Arquitetura / Foto: Carolina Mossin)

Para quem acha as paredes curvas muito ousadas, uma alternativa são as ondulações, que aparecem de forma mais discreta nos projetos.

Além disso, curvas menos acentuadas harmonizam com linhas retas de outras superfícies, como as do banco do projeto acima. Assim, é possível unir o tradicional e o moderno em um só lugar.

Revestimento arredonda paredes e gera aconchego

Paredes curvas, aconchego
Diferentes materiais podem arredondar paredes, como revestimentos
(Projeto: Mariana Vinha e Kelly Iamamoto e Kelly / Foto: TO Home)

Por fim, um exemplo de como as paredes curvas podem deixar os espaços mais acolhedores é o projeto acima.

Para arredondar a superfície, o uso do revestimento com textura ondulada foi fundamental. Afinal, a construção não era totalmente curva.

Inclusive, as ondas do produto também promovem o aconchego no quarto, assim como as cores quentes.

Viu como é fácil incorporar as paredes curvas ao décor? Sem dúvidas, elas contribuem para uma decoração mais acolhedora. Conheça Comfy e Cozy, que está entre as principais macrotendências!

Foto de destaque: Paredes curvas estão entre as principais tendências de arquitetura e decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paredes curvas: formas orgânicas para os seu...

Paredes curvas: formas orgânicas para os seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies