Menu
Projetos e Obras
Busca

Detalhes da livraria chinesa (Imagem cortesia: SFAP)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Livraria chinesa desperta curiosidade de leitores e arquitetos

10/12/2021

Os detalhes de uma livraria chinesa, em Xangai, proporciona uma experiência diferenciada para aqueles que passam por lá. Vem conferir!

A profunda herança cultural do espaço de leitura da livraria chinesa Dujiangyan Zhongshuge, em Xangai, oferece um cenário muito diferente das livrarias tradicionais. 

As estantes de livros estendem-se até as colunas adjacentes, despertando engenhosamente a curiosidade dos leitores e guiando-os ao longo de seu caminho, criando uma livraria nada convencional para os visitantes.

Detalhes da livraria chinesa (Imagem cortesia: SFAP)

Andar sob as estantes é como caminhar ao lado de um beiral ao ar livre ou entrar em uma montanha ondulante. Abra um livro e você será imediatamente atraído para esta atmosfera – o tempo parece parar a cada passo enquanto você passeia por aqui.

Detalhes da Livraria em Xangai (Imagem cortesia: SFAP)

Caminhando ao longo do percurso sinuoso entre a parede da estante, uma área de leitura infantil é repentinamente exposta, onde o bambu verde irregular e aleatório foi “transformado” em estantes de forma criativa. 

O designer também escolheu um elemento decorativo representativo de Sichuan, o adorável panda. Uma ilustração está pendurada nas estantes de livros retratando pandas subindo em galhos altos, criando um belo conceito artístico de vitalidade natural e atraindo o olhar de todos.

Livraria chinesa contemplou um projeto holístico (Imagem cortesia: SFAP)

Olhando para baixo, as almofadas coloridas estão empilhadas como colinas, criando uma atmosfera de leitura adorável e sonhadora para as crianças – as almofadas também podem ser separadas para uso individual, permitindo que as crianças sentem confortavelmente e relaxem no chão.

Detalhes do ambiente surrealista da livraria chinesa (Imagem cortesia: SFAP)

Na parte central da livraria, o designer usa um teto espelhado para expandir visualmente a dualidade espacial e criar uma sensação de abertura. 

A parede da estante, inspirada na magnífica Represa Dujiangyan, se estende para cima como uma superparede da cidade construída com uma cultura histórica e também servindo como um suporte funcional para livros. 

Com o efeito de piso de ladrilho preto, as mesas de livros parecem barcos atracados silenciosamente no lago, eles “remam” e “flutuam” entre a parede da estante.

Detalhes da Livraria em Xangai (Imagem cortesia: SFAP)

As mudanças arquitetônicas na estrutura ao longo da passarela também refletem a estética dinâmica das mudanças climáticas, seja chuva, vento ou neblina. 

A paisagem deslumbrante de Dujiangyan é vividamente apresentada no espaço. Através das aberturas das portas na parede da estante, diferentes áreas funcionais podem ser vistas, enriquecendo as experiências visuais dos leitores.

Detalhes da Livraria em Xangai (Imagem cortesia: SFAP)

Conforme você sobe as escadas, as estantes laterais oferecem uma variedade de livros ao seu alcance. Outras áreas inacessíveis são decoradas com imagens que remetem a livros, continuando a construir o ímpeto majestoso do espaço. 

Ao criar cenários finais e usar técnicas arquitetônicas, o designer move o espírito magnífico das montanhas e rios para o espaço interno, apresentando aos leitores uma paisagem artística poderosa que captura a beleza inspiradora da natureza.

Detalhes da Livraria em Xangai (Imagem cortesia: SFAP)

Aqui, vemos uma cidade, escutamos o diálogo entre cultura e sabedoria, interpretamos os pensamentos culturais condensados em um contexto histórico, experimentamos sentimentos antigos com um sabor poético e imaginamos o sonho em nossas mentes. 

Quer seja a tecnologia de azulejos usada para representar a sabedoria ancestral na área de leitura, ou a exibição do mar de bambu na área de leitura das crianças – que captura uma sensação de felicidade e inocência – ou o retrato de um cenário natural na área literária, os elementos de design visam criar um destino ideal para a alma, marcado pela convivência harmoniosa de habitabilidade e ecologia natural.

Detalhes da Livraria em Xangai (Imagem cortesia: SFAP)

O projeto possui 973 metros quadrados e foi realizado pelo escritório de arquitetura X + LIVING. Gostaram do post? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre esse incrível projeto!

Para conhecer outra livraria localizada na China, leia Bridge Gallery, a incrível livraria localizada em uma aldeia na China

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *