Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Jardim vertical na varanda: para uma decoração natural e alegre

28/09/2020

Ter um jardim vertical na varanda é uma ideia interessante para trazer um pouco de natureza para dentro de casa. Confira algumas dicas!

A quarentena faz com que as pessoas reflitam mais sobre o lado bom de ficar em casa. Por isso, projetos e renovações estão mais frequentes nesse período! E uma ideia que muitos colocam em prática é a do jardim vertical na varanda.

Nesse período de isolamento social que vivemos, ter um jardim vertical na varanda é excelente para aumentar o contato com a natureza. Como você também tem mais tempo para fazer trabalhos manuais, cuidar das plantas ainda pode ser uma ótima distração.

O jardim vertical na varanda proporciona uma decoração natural e alegre para o seu lar. No entanto, apesar de reconhecerem a beleza e gostarem da ideia, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como colocá-la em prática. Respondemos todas elas a seguir!

Afinal, o que é um jardim vertical?

Os jardins verticais são inspirados nos jardins suspensos da Babilônia (Imagem: Flickr)

Os jardins verticais são inspirados nos jardins suspensos da Babilônia (Imagem: Flickr)

Podemos definir o jardim vertical como uma estrutura montada junto às paredes, na qual podem ser cultivados diversos tipos de vegetação, como plantas, flores e até mesmo frutas.

A tendência começou a ser praticada há alguns anos nos Estados Unidos e na Europa, mas logo ganhou adeptos em todo o mundo. No Brasil, já são diversos projetos arquitetônicos que incluem os jardins verticais.

A inspiração para os primeiros projetos veio dos jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo, que provavelmente foi construída no local onde hoje fica a cidade de Hillah, no Iraque.

Quais são as vantagens de ter um jardim vertical?

Os benefícios do jardim vertical vão além de embelezar o ambiente (Projeto: Renata Manso e Amanda Lima)

Os benefícios do jardim vertical vão além de embelezar o ambiente (Projeto: Renata Manso e Amanda Lima)

Ter um jardim vertical em casa proporciona diversas vantagens para os moradores, principalmente agora, que passamos mais tempo em nossas residências. Algumas das principais são as listadas a seguir.

Maximização dos espaços

Os jardins verticais são uma ótima opção para quem deseja maximizar os espaços, sendo ideais para casas e apartamentos pequenos. Como as plantas ficam na parede, o ambiente pode ser explorado sem que a vegetação se torne um problema.

Melhora da qualidade do ar

As plantas limpam o ar de poluentes e deixam os ambientes mais frescos nos dias de calor. Logo, ao ter um jardim vertical em casa, o lar se tornará um local mais agradável e saudável para permanecer.

Facilidade para os cuidados

É fácil cuidar de um jardim vertical! Você não precisa ter uma grande quantidade de equipamentos de jardinagem ou conhecimentos aprofundados na área, por exemplo. Basta regar as plantas naturalmente e fazer a poda periodicamente, para manter tudo sempre bonito e agradável.

Barreira acústica

As plantas também podem servir como uma barreira acústica, evitando que sons muitos altos dos vizinhos sejam ouvidos no seu lar. Isso mesmo! Você não precisará mais se indispor com os moradores das redondezas que ouvem música ou assistem televisão em volumes altíssimos.

Por que a varanda é um bom lugar para ter um jardim vertical?

O espaço aberto faz com que o jardim vertical na varanda seja uma excelente opção (Projeto: Angélica Hoffmann)

O espaço aberto faz com que o jardim vertical na varanda seja uma excelente opção (Projeto: Angélica Hoffmann)

A varanda é um excelente local para você ter um jardim vertical. Isso se justifica pelo fato de que o espaço é aberto e arejado, possibilitando que as plantas cresçam de maneira mais saudável, já que terão contato com o sol e, em alguns casos, com a água da chuva.

Além do mais, a varanda é tida por muitos como o único local em que há contato com a rua e a natureza, principalmente quando se mora em apartamento. Logo, ter um jardim vertical ali poderá fazer com que a experiência de descansar ou realizar tarefas seja ainda mais prazerosa.

Quais são as espécies mais recomendadas para esse espaço?

Existem diversas espécies de plantas que podem ser utilizadas no seu jardim vertical na varanda. Vamos trazer alguns exemplos, mas você pode consultar um florista ou profissional especializado para garantir a compra de mudas que sejam fáceis de serem cultivadas no seu espaço e estejam de acordo com as condições climáticas da sua região.

Lavanda

A lavanda trará um charme especial para o seu jardim vertical na varanda (Foto: Valeria Boltneva)

A lavanda trará um charme especial para o seu jardim vertical na varanda (Foto: Valeria Boltneva)

A lavanda pode ser usada em chás e receitas. Além disso, a tonalidade roxa ou rosada deixa os ambientes encantadores! Porém, é preciso garantir um solo calcário e deixá-la em um lugar que pegue bastante sol, para que cresça viçosa e saudável.

Colar-de-pérolas

Como o próprio nome sugere, o colar-de-pérolas tem pendentes que se assemelham às pérolas, mas na cor verde. A planta conta com a vantagem de se adaptar bem a diferentes temperaturas.

Jiboia

A jiboia é uma espécie de planta que fica muito bonita em jardins verticais (Foto: gryffin m)

A jiboia é uma espécie de planta que fica muito bonita em jardins verticais (Foto: gryffin m)

A jiboia também é uma planta bem interessante para o jardim vertical. Ela é verde e tem detalhes amarelos nas folhas. Além disso, é comum em todas as regiões do nosso país. Isso porque a folhagem se adapta a diferentes tipos de iluminação e não exige muita manutenção, já que tem um crescimento lento.

Lambari-roxo

Se você deseja forrar uma parede com um jardim vertical, mas sem usar somente o verde, o lambari-roxo pode ser uma excelente opção. A planta tem folhas verdes e flores roxas, criando um lindo contraste nos ambientes. É indicada para locais com bastante sol, mas também se adapta à meia-sombra.

Antúrio

O antúrio traz cor para os ambientes internos, fazendo com que os espaços fiquem ainda mais belos (Foto: Pixabay)

O antúrio traz cor para os ambientes internos, fazendo com que os espaços fiquem ainda mais belos (Foto: Pixabay)

Os antúrios são flores muito bonitas, geralmente na cor vermelha, que se adaptam bem a qualquer tipo de ambiente. Além disso, conseguem viver bem na sombra, sendo boas opções para varandas que não pegam muito sol durante o dia.

Samambaia

A tradicional samambaia é uma das plantas mais lembradas quando falamos em jardim vertical para varandas. Ela é volumosa e dá um aspecto bem natural para os ambientes urbanos.

Como montar um jardim vertical na varanda? E quais cuidados tomar?

Um jardim vertical na varanda pode deixar qualquer projeto mais encantador (Projeto: Anna Gabriela Teixeira)

Um jardim vertical na varanda pode deixar qualquer projeto mais encantador (Projeto: Anna Gabriela Teixeira)

Agora que você já sabe por que criar um jardim vertical na varanda, deve se perguntar como ter um na sua casa, não é mesmo? Temos algumas ideias para você. Veja.

Instale prateleiras nas paredes da varanda

As prateleiras servem para acomodar as plantas na varanda sem ocupar muito espaço (Projeto: Anna Gabriela Teixeira)

As prateleiras servem para acomodar as plantas na varanda sem ocupar muito espaço (Projeto: Anna Gabriela Teixeira)

Para aproveitar o espaço da varanda, você pode instalar prateleiras na parede, que servirão para acomodar os vasos de plantas.

Se optar por folhagens como a samambaia, as folhas cobrem os vasos e criam um ar de unidade, como pode ser visto na fotografia mais acima.

Faça combinações

Use a criatividade para fazer combinações no jardim vertical na varanda (Projeto: Carolina Mancini)

Use a criatividade para fazer combinações no jardim vertical na varanda (Projeto: Carolina Mancini)

Caso você queira ter um jardim suspenso com vasinhos menores, isso também é possível. Nesse caso, recomendamos que sejam realizadas combinações com outros elementos do ambiente.

Se você tem móveis de madeira na varanda, como uma mesa e cadeiras, por exemplo, pode comprar vasos com o mesmo material. Assim, toda a decoração terá a mesma proposta.

Suspenda as plantas com correntes de metal ou cordas

O uso de prateleiras ou vasos fixados na parede não é a única maneira de ter um jardim vertical na varanda. Você também pode fazer as suspensões dos vasos com correntes de metal ou até mesmo cordas.

As correntes podem ser usadas em projetos que têm um ar mais moderno e urbano e as cordas podem ser adotadas em decorações mais rústicas e campestres.

Tenha cuidado com a estrutura

É importante ter cuidado com a estrutura do seu jardim vertical. Pense que você precisará regar as plantas, fazer podas, eventualmente remover os vasos de lugar etc.

Assim, algumas medidas devem ser tomadas, como evitar colocar os vasos em locais muito altos, onde você terá dificuldades para alcançar.

Gostou das nossas dicas? Então, agora é só usar a sua criatividade e criar um lindo jardim vertical na varanda. A decoração natural com certeza deixará o ambiente muito mais alegre!

E o jardim vertical é só uma das muitas ideias que você pode colocar em prática na sua varanda. Veja outras opções incríveis em nosso artigo que fala sobre esse assunto!

Foto de destaque: O jardim vertical na varanda faz com que a sua casa tenha uma decoração natural e alegre (Projeto: Carla Perli Arquitetura)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *