19.06.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Conheça ideias para um jardim pequeno e lindo em áreas externas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.06.2020
Redescubra o tempo em casa! Inspire-se com estas ideias de jardim pequeno para áreas externas e vá ao encontro do bem-estar!
minutos de leitura

Se o tempo é de ficar em casa, que ele seja investido em seu bem-estar e saúde. E algo que garante essa dose dupla é um jardim pequeno. Sinônimo de contemplação e cuidados, o cantinho verde funciona como uma terapia. E nesse sentido, há vários tipos de jardim para áreas externas, que garantem muito aconchego.

Crias do design biofílico, os jardins externos são símbolos de ambientes verdes que prezam pela qualidade de vida. E se você acha que esse décor é só para grandes projetos, não se engane. Dá para trazer um pedacinho desse estilo para o seu ambiente, de muitas maneiras.

Jardim Pequeno - Sinônimo de vida, e refúgio do cinza das cidades, os jardins devem são peças-chaves para trazer bem-estar para dentro de casa
Sinônimo de vida, e refúgio do cinza das cidades, os jardins devem são peças-chaves para trazer bem-estar para dentro de casa (Foto: Portobello S.A.)

Por isso, não perca tempo! Separe as ferramentas de jardinagem, vista o macacão e resgate o sentido de colocar a mão na terra e se sujar.

Confira este post, cheio de ideias de jardins pequenos para áreas externas! Não perca!

Jardim pequeno de canto

Jardim Pequeno - Discreto e aconchegante este jardim decora o canto de uma sala, com abertura para o exterior
Discreto e aconchegante este jardim decora o canto de uma sala, com abertura para o exterior (Foto: Portobello S.A)

Jardins pequenos de canto, como os de inverno, são os refúgios de contemplação perfeitos, especialmente, em um período de isolamento social. Além de tomarem pouco espaço, eles se parecem com santuários, em que a natureza é a divindade a ser reverenciada.

Para um jardim pronto sem demoras e lindo, use a clássica manta de bidim para forrar o chão, depois coloque uma camada de cascalho e, em seguida, a terra e as plantas. Para adornar, faça um murinho de pedras ou tijolos.

Um décor que combina bem com esse tipo de jardim são os revestimentos em tons claros ou aqueles que imitam pedras. Assim, na primeira opção, o estilo moderno predomina, enquanto no segundo, remete ao rústico.

Jardim debaixo de escada

Jardim Pequeno - Plantas de folhas volumosas e árvores marcam a escada e a parte superior deste projeto que fez de um cantinho, algo surpreendente
Plantas de folhas volumosas e árvores marcam a escada e a parte superior deste projeto que fez de um cantinho, algo surpreendente (Foto: Portobello S.A.)

Se o seu ambiente externo tem escada, você pode aproveitar o espaço, geralmente, inutilizado e criar o seu jardim pequeno e intimista.

Como esse tipo de jardim fica um pouco escondido, vale investir em um projeto de iluminação, para que ele traga o espaço à tona. O cuidado para esse décor é usar espécies de plantas que não atinjam muita altura, pois a escada as limita.

Além disso, ouse colocar uma fonte com água, pedras brancas e de outas cores, cascalho e decorações de jardim, para que o espaço fique mais charmoso, como ele pede.

Jardim na entrada de casa

Jardim Pequeno - Aqui, a simplicidade marca projeto, agraciado com cascalhos ao lado do caminho de pisos
Aqui, a simplicidade marca projeto, agraciado com cascalhos ao lado do caminho de pisos (Foto: Portobello S.A.)

Fazer um jardim na entrada de casa é transformar o chão dessa área em seu “tapete verde”. Se essa área é aberta e pode receber plantas de grande porte, não pense duas vezes. Faça com que as espécies sejam as guardiãs da casa.

Você pode criar a sua própria Estrada dos Tijolos Amarelos, como no Mágico de Oz, usando pedras, para criar uma estradinha em meio às plantas. O caminho não vai te levar até a capital de Oz, a Cidade das Esmeraldas, mas vai criar um efeito visual muito parecido com o filme de fantasia.

Jardim vertical

Jardim Pequeno - Na cobertura e ao lado da churrasqueira, este jardim pequeno vertical garante mais frescor ao ambiente a céu aberto e ainda disfarça o maquinário de ar-condicionado
Na cobertura e ao lado da churrasqueira, este jardim pequeno vertical garante mais frescor ao ambiente a céu aberto e ainda disfarça o maquinário de ar-condicionado (Foto: Pietro Terlizzi/Archtrends)

Jardins verticais trazem versatilidade e aconchego, especialmente, para apartamentos e cômodos de casa que precisam de espaço para circulação e ergonomia.

Nesse sentido, ouse com peças como pallets ou caixas de madeira, portas e janelas antigas. Esses itens permitem mil e uma criações diferentes para o seu jardim pequeno.

Você pode lixar as peças, envernizá-las ou mesmo pintar de cores vivas e, depois, parafusá-las à parede e pendurar as plantas.

Já se você joga no time da praticidade, há modelos prontos de suporte de madeira ou de fibra de coco. Estes devem ser usados em áreas que não peguem muita luz solar e chuva, já que o material orgânico se decompõe com o tempo.

Jardim com vasos

Jardim Pequeno - Em áreas externas como esta, o jardim com vasos se estende, sem a necessidade de troca de local
Em áreas externas como esta, o jardim com vasos se estende, sem a necessidade de troca de local (Foto: Portobello S.A.)

Se você ama o conceito de mobilidade, aposte em um jardim pequeno exclusivamente feito com vasos. Assim, você poderá definir o layout à sua maneira, em diferentes épocas do ano.

Esse tipo contribui ainda mais para redecorar o seu espaço com frequência e dar um ar de novidade à sua vida.

O único segredo para você não errar na montagem do seu jardim de vasos é escolher um estilo de décor padrão. Rústico, colorido, moderno, brutalista, não importa, do vaso pequeno ao grande, eles devem seguir uma linha.

Atente-se também para aquelas plantas que são pesadas, como pata de elefante e cactos grandes. Esses vasos devem ter um suporte resistente com rodinhas. Assim, na hora de recriar o layout do seu jardim pequeno, basta empurrá-los com cuidado.

Jardim de horta

Jardim Pequeno - Com uma abertura no teto para a entrada de luz, e ao lado de uma área externa, esta horta priorizou a praticidade ao lado do fogão (Foto: VICTOR ROMANSINI/Archtrends)
Com uma abertura no teto para a entrada de luz, e ao lado de uma área externa, esta horta priorizou a praticidade ao lado do fogão (Foto: VICTOR ROMANSINI/Archtrends)

Se o tempo de ficar em casa proporciona que você se dedique ainda mais a esse cantinho, é hora de fazer do seu jardim pequeno, um espaço de relação diária. Então, é o momento de montar a sua hortinha e colher bons temperos para preparar suas refeições.

Você está com tempo extra ou mesmo conta com mais pessoas para cuidar do seu jardim de ervas e folhosas? Então, invista em um plantio no chão. Assim, as espécies se reproduzirão aos montes e em pouco tempo, exigindo cuidados diários.

Já se você divide o seu tempo em casa com muitas outras tarefas, optar pelo plantio em vasinhos é uma boa. Assim, o controle de cada ervinha será maior e, a alface, hortelã, salsinha e outras plantas, serão sempre fresquinhas e saborosas à mesa.

Jardim na garagem

Jardim Pequeno - Aqui o projeto levou a garagem além, com um jardim vertical e um barzinho
Aqui o projeto levou a garagem além, com um jardim vertical e um barzinho (Foto: Adriana Cristina Piva de Faria/Archtrends)

Garagens são espaços que devem ser explorados não apenas como o lugar para guardar veículos, mas sim, como integrantes especiais do projeto. Afinal, essa é uma área da casa que você se depara logo que chega. Ah! E falamos de garagens abertas com alguma iluminação natural para as plantas continuarem vivas.

Nesse ambiente, o seu jardim pequeno pode ser feito beirando a lateral da garagem, com spots de luz. Essa é uma tática ideal para além de redecorar o seu espaço, torná-lo mais visível à noite.

Se a sua garagem for em uma área sem cobertura, aproveite e faça uma decoração com luzes em diversas cores. O efeito estético contribui ainda mais para que as plantas apareçam.

Para completar, escolha um revestimento ou piso que faça jus a esse décor novo. Uma aposta certeira é no porcelanato que imita tijolinhos, pois, iluminado, o tom terroso da pedra iluminada ganha mais expressividade.

Dedicar-se a um jardim pequeno em áreas externas traz além de um espaço novo para apreciar, um cantinho para tomar sol bem acompanhado. E durante este período, que mostra que a vida é uma onda, vale prestar atenção aos ciclos de vida delas, com seus começos, meios e fins. Cada uma, assim como as pessoas, em seu próprio tempo.

Vá além do jardim e descubra outras formas de pensar a sua casa durante a pandemia aqui neste post!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça ideias para um jardim pequeno e lin...

Conheça ideias para um jardim pequeno e lindo em áreas externas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies