Que assunto delicioso e cheio de sabor o post de hoje! Além de útil, um jardim de temperos decora o ambiente e serve para deixar um aroma agradável espalhado pelo ar.
Nos últimos anos, os jardins de temperos têm sido os preferidos de quem mora a metros de altura do asfalto e sente falta da terra e de plantas no lar. Eles também sao ideais para quem gosta de cozinhar, utilizando temperos frescos e sem agrotóxicos. No entanto, é preciso se atentar a alguns detalhes antes de começar a criar o seu próprio jardim de especiarias.
Preocupação com o jardim de temperos
A primeira preocupação na hora de começar o jardim de temperos é a quantidade de sol que as plantas irão receber. As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia.
Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Outra preocupação é quanto ao vento. Com exceção de tomilho, tomilho-limão, lavanda, capim-limão e alecrim, a maioria dos temperos é pouco tolerante às ventanias.
Se a ideia for expor a horta na cozinha, aproveite a janela da pia como suporte, decorando-a com vasos de diversos temperos, tamanhos e formas.
Passo a passo para fazer um jardim de temperos em casa
Em uma jardineira ou vaso use terra vegetal, areia de construção e adubo. Para a montagem use pedrinhas no fundo do vaso ou cacos de telha, depois a areia úmida e a mistura da terra vegetal com o adubo.
Se o modelo não vier com os orifícios de fábrica, faça furos no fundo da jardineira. A jardineira deve ter no mínimo três furos para escoar a água, mas esse número pode aumentar se o recipiente for maior.
Misture a terra para deixá-la bem fofa e, se você não tiver uma pazinha para misturar, use uma colher velha.
Retire do saco plástico ou vasinho as mudas com o torrão. Cuidado para não estragar a muda, pois elas são muito sensíveis. Transfira para o vaso ou jardineira e complete com terra. Após o plantio, regue as mudas com o regador.
Lembre-se de regar a horta todas as manhãs para deixar o solo sempre umedecido, mas não encharcado.
Sugestões preciosas
Hortas em jardineiras com suportes para paredes e muros, também são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Ideal para evitar escavações caninas e felinas!
Ou ainda um painel em madeira, de ripas, com pregos ou ganchos e preso na parede por parafusos com buchas. E nos pregos ou ganchos penduram-se os vasos ou usa-se suporte de madeira para dispor os vasos.
Ao escolher seus temperos, opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve e rúcula ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango.
Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos. As espécies de manjericão, por exemplo, pedem sempre vasos com altura maior de 25 cm. Já tomilho, orégano e manjerona, ficam bem acomodados em vasos de 15 cm.
E lembre-se: não adianta colocar muitas espécies num mesmo vaso. Em modelos pequenos, coloque apenas uma espécie; em médios, uma ou duas, e assim por diante.
Gostou das nossas dicas para criar um jardim de temperos? No site da Portobello você encontra uma série de outras inspirações para deixar a sua casa ainda mais incrível.
Até mais!
7 Comentários
Vejam esta sugestão, não vi nada igual, já vem com um sistema de irrigação interno, show de bola, abs.
Mt Bom !!!
Cultivo Vertical de temperos em 18 vasos
Alecrim, Calêndula, Cebolinha, Coentro, Hortelã, Manjericão, Orégano, Pimentas, Pimentão, Rúcula, Salsa, Sálvia e Tomilho são alguns dos temperos que podem ornamentar seu apartamento ou casa, encantando pelas cores, texturas e aromas, além de permitirem uma culinária livre dos inconvenientes do sal.
Solução ideal para o cultivo de temperos constituída de três prateleiras de polipropileno branco, montadas em formato de torre, dispostas de forma a assegurar ótima iluminação, com acesso por todos os lados. Dispensa fixação em paredes, ocupa pouquíssimo espaço, menos de um metro quadrado, podendo facilmente ser movimentada.
Toda estrutura é desmontável. sendo as prateleiras cortadas pela moderna tecnologia de corte por Jato de Água, “Flow Waterjet”, com as hastes também de polipropileno, usinado.
O Polipropileno PP é um polímero que possui elevada resistência química e a solventes, com alta resistência à fraturas por flexão ou fadiga, boa resistência ao impacto.
Componentes:
• O3 Prateleiras de polipropileno de 48cmx38cm;
• 08 Hastes de polipropileno com 30cm;
• 04 Pezinhos de polipropileno com 5cm.
Garantia: 5 anos.
Seja revendedor deste produto: http://[email protected]
Adorei as sugestões, vou analisar com qual fico agradecida
Olá Cleonice, tudo bem?
Ficamos felizes que o post tenha sido útil para você!
Esperamos ver você novamente por aqui.
Abraços,
Equipe Portobello SA
muito bonito economico e saudavel ,sem contar que é uma terapia.
Olá, tudo bem? 😁
Realmente, concordamos com você. Esses jardins são uma verdadeira terapia!
Agradecemos a sua visita, volte sempre!
– Equipe Archtrends Portobello