Menu
Projetos e Obras
Busca
jardim com piscina

Portobello Coleção

Jardim com piscina: ainda dá tempo de acrescentar no seu projeto!

05/04/2019

Ter um jardim com piscina em casa é um sonho de muita gente… e você pode ajudar a realizá-lo! Mas, para isso, você precisa entender como montar um projeto de decoração para essa área. Veja como a seguir!

Você costuma pensar nos detalhes que envolvem a decoração de piscina? Se não pensa, deveria começar a estudar mais a fundo essa questão, já que o público brasileiro adora nadar em casa. Nosso país tem 1,7 milhão de piscinas instaladas (segundo maior mercado do mundo) e com previsão de crescimento para os próximos anos.

Que a piscina pode ser um dos principais ambientes de uma casa é indiscutível. Seja grande ou pequena, é só a temperatura aumentar e as crianças entrarem de férias para a piscina ficar cheia e aumentar a qualidade de vida da família inteira, pois todos se divertem e aproveitam bastante.

Especialmente se essa piscina vier com um jardim. Nesse caso, a área externa da casa fica excelente para descansar e receber amigos para uma festinha. Mas e os cuidados em relação a isso? Como manter e decorar um ambiente desses de maneira apropriada? Confira algumas dicas que daremos abaixo!

Quais os cuidados especiais que uma piscina exige?

decoração de piscina

Área Externa com jardim e piscina – Idea Arquitetura

Mesmo em jardins de tamanhos pouco convencionais ou lugares em que parece impossível, cabe uma piscina graças ao avanço da arquitetura moderna, que apresentou ao mercado vários formatos e soluções para todos os casos. Existem muitos exemplos disso na área de referências do site, a qual contempla projetos de arquitetos, designers e engenheiros do Brasil e do mundo.

O que não muda em nenhuma situação, porém, é a necessidade de cuidados especiais que ajudem a conservar a piscina e também garante que ninguém se machucará com ela. Quer saber quais são? Veja:

Cuidados para a limpeza da água

A limpeza da água é um dos pontos mais importantes quando falamos de cuidados com uma piscina caseira. É, também, a parte que talvez exija o maior investimento de dinheiro e planejamento no projeto. Porém, se com as máquinas certas, o trabalho ficará muito mais fácil.

O primeiro item que é necessário para garantir a boa qualidade da água é uma bomba que seja potente o suficiente para esvaziar sua piscina em oito horas no mínimo. O tamanho dela, preço e potência dependerá do modelo de piscina do seu projeto, claro. Além da bomba, também será necessário um filtro que mantenha a água limpa e sem partículas. E pronto, é isso.

Fora esses dois objetos, pode ser interessante uma peneira para tirar sujeiras maiores da superfície da água ou um sistema de aquecimento interno para os dias frios, mas isso depende do gosto e disposição do cliente.

Cuidados para a manutenção da área externa

Do lado de fora da piscina, você também precisará de alguns cuidados. A já citada peneira é uma delas, para tirar alguns objetos maiores que caiam na água. Além dela, vale a pena ficar de olho nas plantas que você colocar na decoração do jardim. Falaremos mais sobre isso em breve, mas um pequeno resumo: cuidado com folhas caindo na água.

Além disso, você deve considerar como deixar o processo de manutenção da piscina mais fácil para o morador daquela casa. Por exemplo, evite montar a área em um layout que dificulte a pessoa acessar todos os cantos com a peneira. A ideia é pensar em um ambiente bonito e divertido, sim, mas que também seja prático quando não for usado.

Cuidados com os pisos da piscina

Você já tomou um bom banho de piscina e, quando saiu dela para uma ducha ou simplesmente sentar numa cadeira, acabou queimando o pé no chão por causa do sol forte? Ou, quem sabe, viu alguma criança correr ao redor da piscina e escorregar no chão molhado, se machucando?

Infelizmente, esses não são cenários raros. Pelo contrário, acontecem o tempo todo com quem faz escolhas ruins de pisos para área de piscina. E, considerando que essa será uma decisão sua no projeto, é essencial optar por um piso que não causará acidentes.

Por isso que o revestimento escolhido para a área da piscina é essencial para garantir a segurança do ambiente, evitando queimaduras ou ferimentos mais sérios. Mas como fazer uma escolha de piso para piscina adequada?

O primeiro ponto é ver se o revestimento é escorregadio. O ideal é selecionar um com resistência ao escorregamento para diminuir o risco de quedas na borda da piscina (você nunca conseguirá anular essa possibilidade devido ao acúmulo de água na área, mas reduzirá bastante com o piso certo).

O segundo elemento é a condução de calor do piso. Aqueles que acumulam o calor na superfície (os chamados pisos quentes) são as piores opções nesse caso, pois causarão queimaduras. A escolha segura está com os pisos frios, que conduzem melhor o calor.

Considerando isso, quais os melhores pisos para a área da piscina? Nós selecionamos algumas opções, confira!

Porcelanato que reproduz madeira

O porcelanato é um piso frio e pode ter resistência ao escorregamento. Além disso, essa opção reproduz a madeira e contribui com a decoração da área, especialmente se a ideia for montar um deck — o resultado fica excelente quando conjugado com um pequeno jardim e alguns vasos com plantas.

Porcelanato que reproduz pedra

Novamente um porcelanato pela parte funcional, dessa vez um que reproduz pedra, que é mais usado em piscinas. A vantagem é que esse é mais acessível que a pedra, de aplicação mais simples e de manutenção muito mais fácil.

Como fazer a decoração de piscina e jardim em casa?

Criar um projeto de jardim com piscina em casa é como ter uma tela em branco: você pode pintá-la como quiser e criar cenários maravilhosos.

Não existe uma regra de tendência ou estilo nessa área, a decoração ideal dependerá do dono da casa e da família que morará ali. Porém, existem algumas diretrizes que ajudam a tirar o melhor da área. Confira!

Instale um deck

Um deck pode ser a diferença entre uma piscina agradável e uma inesquecível, pois a sua instalação causa impacto em termos de função, mas também no visual.

Falando em funcionalidade, o deck transforma a piscina em uma área de confraternização. No verão ou em fins de semana mais quentes, é o lugar perfeito para um churrasco, almoço em família ou festinha com amigos. Isso sem mencionar que ele é menos escorregadio que outros pisos e, portanto, mais seguro.

Por exemplo, você pode aproveitar a Borda Ibirapuera Mix para montar um deck ao redor da piscina e complementar a decoração apostando no verde, com plantas com bastante folhas. Uma opção mais segura é o sagu-de-jardim, muito usado em projetos desse tipo. Já se você quiser inserir um pouco de cor e fazer uma decisão um pouco mais ousada, pode optar por uma Mussaenda, com suas flores coloridíssimas.

Invista no paisagismo

decoração de piscina

Jardim vertical e piscina – Daniele Galante

Ter uma piscina no jardim praticamente implora por um belo trabalho de paisagismo para deixar a área harmoniosa e bela. O ideal aqui é selecionar plantas de vaso e outros tipos de vegetação que combinem bem com o revestimento da piscina e a área ao redor em geral. Dá até para colocar árvores frutíferas, dependendo do espaço disponível no jardim.

Algumas pessoas preferem pouca natureza perto da piscina. Já para outras, quanto mais melhor. O segredo é equilibrar tudo com os outros elementos da área.

Como já mencionamos, existe a possibilidade de inserir árvores e plantas com flores, que dão um toque colorido ao ambiente. É importante levar em consideração o clima da região onde o projeto será montado (a Mussaenda, por exemplo, se dá melhor em lugares mais quentes) e como ele afetará o projeto. Se a ideia é a piscina ser mais usada no verão, dê preferência por plantas que floresçam nessa estação (gerânio, lírio de dia, zínia).

Atenção com a iluminação

Quando pensamos em um jardim com piscina, normalmente a imagem que vem à cabeça é a família se divertindo em um dia ensolarado. Mas a piscina ficará lá quando a noite chegar também.

E quem foi que disse que não dá para usar a piscina durante a noite? Dá sim, especialmente se ela for aquecida. Para isso, o ideal é ter um trabalho especial com a iluminação do ambiente.

Escolha lâmpadas fortes, que iluminem bastante e diminuam o risco de acidentes durante a noite. Se possível, opte por lâmpadas LED com grande quantidade de lumens para garantir economia e sustentabilidade no projeto.

Além disso, coloque a iluminação no seu trabalho de paisagismo: a luz deve ir para a piscina, mas as sombras geradas podem causar um efeito incrível com a decoração ao redor.

Equilibre função e beleza

decoração de piscina

Área externa com deck, piscina e um lindo jardim – Adriana Dutra Garcia

Nós dissemos acima que não existe regra para a decoração de piscina. Isso é verdade. Porém, se tem uma diretriz que pode ser tratada quase como uma regra é essa: equilibre função e beleza.

Isso porque poucas áreas da casa servem tanto aos dois propósitos. De um lado, a piscina é um ambiente funcional: serve para o lazer. Precisamos pensar em segurança, calor, manutenção, limpeza e outros elementos. Ao mesmo tempo, ela é um dos pontos mais belos da casa e com maior potencial para a decoração e também precisamos valorizar isso.

O segredo é tentar equilibrar os dois elementos. Um exemplo disso são os móveis que ficam por ali, como cadeiras e mesas. Eles devem servir para o banho de sol e um café da manhã em família, mas também são ótimas chances para deixar o ambiente mais bonito e harmonioso.

Isso também vale para os já citados pisos e revestimentos. Hoje em dia, existem dezenas de tipos de porcelanatos (que são mais funcionais para a piscina) que reproduzem materiais como madeira e pedra e que contribuem muito para uma decoração bonita e sofisticada.

Por isso, é tão importante escolher pisos e revestimentos de qualidade para a decoração de piscina. Eles trazem segurança ao lidar com o calor ou a umidade, mas também contribuem com a beleza e o estilo da área.

Agora que você já sabe como conjugar a decoração de piscina no seu projeto, é hora de mostrar os seus resultados para o mundo. Se cadastre na nossa plataforma e publique todos os seus projetos com piscinas para possíveis clientes verem!

22 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *